terça-feira, 25 de julho de 2017

REGIONAL SUL DEFINE OS ÚLTIMOS CLASSIFICADOS PARA FASE ESTADUAL DOS JOGOS ESCOLARES

Competição, que será realizada em Uberaba, no Território Triângulo Sul, começa na próxima segunda-feira

A segunda fase dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) chegou ao fim no último sábado, 22, com a conclusão da etapa Regional Sul.
 
Executada na cidade de Lavras, a competição contou com a participação de 137 escolas, de 77 municípios e definiu os classificados para a fase derradeira (Estadual) da competição, que é organizada pelas Secretarias de Estado de Esportes (Seesp) e Educação (SEE).

Agora, os classificados terão uma semana para se preparar para a disputa da etapa Estadual, que começa na próxima segunda-feira, 31, e vai até o dia 5 de agosto, em Uberaba, no Triângulo Mineiro.

Durante a última semana, Lavras foi palco de 294 partidas que definiram os classificados nas modalidades basquete, futsal, handebol, peteca, voleibol, voleibol de praia e xadrez, nos naipes masculino e feminino, divididos em dois módulos.
 
O módulo I consiste em participantes de 12 a 14 anos. O II, por sua vez, até 17 anos. Veja aqui todos os classificados da Regional Sul.

E uma das equipes que garantiu sua vaga para a última etapa do Jemg foi o time de futsal feminino da Escola Estadual Dulce Ferreira de Souza, de Passos, que conquistou o título do módulo II ao vencer na final a Escola Estadual Sanico Teles, de Santa Rita do Sapucaí, por 5 a 1.

Considerada uma das favoritas para ficar com o título estadual do Jemg, a equipe espera chegar forte a competição em Uberaba.
 
“Esta semana será muito corrida pra gente. Precisamos descansar um pouco e depois corrigir alguns erros que cometemos na disputa da Regional”, avalia Vicente Paula Campeiz, professor e técnico da equipe.

“Na etapa Estadual vamos enfrentar equipes mais qualificadas, como as das Escolas Estaduais Reny de Souza Lima, de Santa Luzia; Professor Nelson de Sena, de Governador Valadares; e Dom Lustosa, de Patrocínio. Mas temos totais condições de vencê-los para atingir nosso objetivo, que é o título do Jemg, para podermos representar Minas Gerais nos Jogos Escolares da Juventude”, conclui Vicente.

Além da Regional Sul, que foi executada em Lavras, outras cinco cidades-sede também receberam a segunda fase da maior competição escolar do país. Veja quem foram os classificados em cada uma das Regionais: Além Paraíba (Zona da Mata), Arcos (Centro), Caratinga (Vale do Aço), Ituiutaba (Triângulo) e Montes Claros (Norte).

Etapa Estadual
Última etapa do Jemg, a Estadual será executada entre os dias 31 de julho a 5 de agosto, em Uberaba. Nesta fase, também fazem parte os esportes paralímpicos: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. A modalidade de parabadminton acontece em caráter de demonstração. 

Os campeões da última fase do Jemg representam Minas Gerais nos Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares, eventos realizados, respectivamente, pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Neste ano, o JEJ acontecerá em Curitiba (PR), de 12 a 21 de setembro, para alunos-atletas de 12 a 14 anos, e em Brasília (DF), de 16 a 25 de novembro, para aqueles que têm entre 15 e 17 anos. Já as Paralimpíadas Escolares serão realizadas em São Paulo (SP), de 20 a 25 de novembro.

Jemg
O Jemg, o maior e mais importante programa esportivo-educacional do Estado, é uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática do desporto e a construção da cidadania de alunos-atletas entre 12 e 17 anos.

Realizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), o evento teve, neste ano, número recorde de cidades inscritas: foram 830. Ou seja, 97% dos municípios mineiros participaram das disputas.

Nenhum comentário: