quarta-feira, 9 de agosto de 2017

DIVERSIDADE: 13ª PARADA DO ORGULHO LGBT CONTAGIA 50 MIL PESSOAS EM CONTAGEM

Uma verdadeira multidão percorreu com muita alegria e descontração a avenida João César de Oliveira
 
Como o tema “Pelo direito de ser e viver” cerca de 50 mil pessoas participaram, no domingo, 6, da 13ª Parada do Orgulho LGBT de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), promovida pelo Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Contagem (Cellos-Contagem).
 

A concentração teve início durante a tarde na praça Iria Diniz, com muita música e atrações, depois seguiu nos dois sentidos de parte da Avenida João César de Oliveira, até a praça Paulo Pinheiro Chagas, onde os manifestantes fizeram o contorno e retornaram para a praça Iria Diniz.

Cerca de 50 mil pessoas prestigiaram uma festa organizada, alegre e que contou com a presença de autoridades políticas que deram o seu apoio à comunidade LGBT ((Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais).

No palco tiveram atrações musicais e palavras de ordem à causa LGBT, por meio das lideranças do movimento. Nega Jackie cantou músicas estrangeiras e funk brasileiro. O trio elétrico também agitou a multidão que não se conteve em seguir o caminhão, que subiu a avenida João César de Oliveira.

O secretário de Direitos Humanos, Léo Moreira, falou sobre buscar a igualdade e do apoio da Prefeitura de Contagem.
 
“Queremos a igualdade para todos e é com esse pensamento que estaremos lado a lado com a comunidade LGBT aqui em Contagem. Nós, do Direitos Humanos, não vamos deixar a causa acabar”, destaca.

O professor, Anderson Santos, explicou que mais uma vez a festa encheu as ruas da cidade, trouxe alegria, não perdeu o carácter político e de denúncia.
 
O tema desse ano serviu para mostrar a afirmação das identidades como orientação sexual de gênero e a violência que os homossexuais sofrem ao longo dos anos.
 
“É alarmante a violência praticada no Brasil. A parada do orgulho LGBT de Contagem é uma forma de pedirmos um basta e que todos merecem respeito”, afirma.

A transsexual, Gabriella Bebel Sampaio, falou que o público LGBT deve continuar a luta pela aceitação e que a festa foi ótima para entoar os gritos de amor e alegria. “Queremos que a sociedade seja ampla em nos aceitar. A festa é o espaço que devemos falar de amor e respeito”, finalizou.
 
por Leonardo Melo - da assessoria Prefeitura de Contagem

Nenhum comentário: