segunda-feira, 7 de agosto de 2017

LANÇADO O FILME "OS SEGREDOS DO RIO GRANDE"

Filme de curta-animação, produzido pelos alunos de escolas municipais de Lavras, conta a história de personagens ligados ao rio 

A Aliança Energia, empresa de geração de energia que desde março de 2015 detém 100% da Usina Hidrelétrica Engenheiro José Mendes Júnior, a Usina do Funil, localizada no rio Grande, entre os municípios de Perdões e Lavras, lançou no mês passado o filme "Os Segredos do Rio Grande".

Com duração de 5 minutos, o curta foi desenvolvido pelos alunos das escolas municipais Sebastião Vicente Ferreira e Álvaro Botelho, que participaram do programa de educação ambiental promovido pela Aliança Energia.

O filme mostra que a preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes e conta a história de personagens ligados ao rio que precisam cuidar e preservar este habitat e garantir sua sobrevivência. Com suas águas cristalinas, o Rio Grande traz segredos, belezas e também benefícios. 

Ao todo, 39 estudantes de ambas as escolas participaram do desenvolvimento do curta-metragem. A produção, sob a coordenação geral de Beatriz Lindenberg, teve como diretora e orientadora de animação Analúcia Godoi. O apresentador do jornal da TV Universitária (TVU) de Lavras, Luciano de Paula, foi o responsável pela gravação das vozes do filme.

O Rio Grande possui uma grande importância para o desenvolvimento econômico e social da região de Lavras. Tem reconhecimento nacional por seu potencial energético. Ao longo de seu percurso, estão instaladas 13 usinas hidrelétricas, entre elas, a UHE Funil. O rio é responsável pela geração de 7.640 MW de energia elétrica.

A pesca de dourados, surubins, lambaris, entre outros, a extração de minério e pedras preciosas e a forte atividade agropecuária no Rio Grande geram emprego e renda, garantem o sustento dos moradores locais, e aquecem a economia do país. 

Juntamente com o rio Paranaíba, o Rio Grande forma o Rio Paraná, considerado o segundo maior em extensão da América Latina;

Sua área de drenagem no estado de Minas Gerais é de aproximadamente 86.800 km², correspondente a 60,8% da área total da bacia. A energia gerada pela Bacia do Rio Grande corresponde a cerca de 67% de toda energia gerada no estado de Minas Gerais.


com assessoria

Nenhum comentário: