sexta-feira, 11 de agosto de 2017

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO: TEMPO QUENTE E SECO SÃO O FOCO DE CLIMATIZADOR PESSOAL

 
Um objeto portátil, de uso individual, que pretende acabar com o descontentamento com a temperatura ambiente: esse é o Vapor Sat, climatizador desenvolvido no CEFET-MG campus Araxá que resfria, umidifica, purifica e odoriza o ar, mesmo em ambientes já climatizados, dispensando o uso de instalações hidráulicas.
 
O projeto tem sido destaque em várias feiras e mostras de trabalhos acadêmicos, entre elas, a Mostra Inova Minas-2017, que será realizada de 15 a 17 de setembro.

Após apresentação na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), em março deste ano, alguns ajustes foram feitos e outros já estão em fase de estudos para que o produto possa ser produzido em escala.
 
Velocidade do ar, taxa de evaporação da água, umidade relativa, taxa e transferência de calor são algumas das variáveis a serem estudadas.
 
Entre os próximos passos está também a geração de moldes das peças que compõem o modelo, por meio de desenhos em 3D.

O professor do Departamento de Eletromecâmica, Alexandre de Moraes, é responsável pelo projeto, que conta com a participação do estudante de Engenharia de Automação Industrial, José Gaspar. Alexandre avalia que esse é um produto com potencial de alcançar o mercado globalizado.
 
“O ar condicionado é caro, consome muita energia, seca o ar do ambiente e torna-se, às vezes, insalubre devido a essa secura, já que os ventiladores não resfriam o ar. O climatizador, por ser portátil, pode ser transportado com facilidade e utilizado em ambientes abertos, sem uso de instalações hidráulicas e com consumo de energia mínimo, apenas 10W”, esclarece.

Inova
A Mostra Inova Minas é promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e busca divulgar as ações para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado, por meio da apresentação de projetos de pesquisa que busquem soluções e gerem renda.

Saiba mais
 
 
da assessoria CEFET-MG

Nenhum comentário: