sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

´PAGADOR DE PROMESSA´ QUE ANDA HÁ 25 ANOS PARA AGRADECER A CURA DE UM CÂNCER ESTEVE EM AGUANIL


No último dos 25 anos do cumprimento de uma promessa que fez caso fosse curado de um câncer, o devoto de Nossa Senhora de Aparecida, Antônio Pereira, esteve em Aguanil, no Sul de Minas, no dia 31 de janeiro e após breve visita ao prefeito Héliton Goulart Gonçalves (PV), seguiu para Boa Esperança. Prestes a terminar de pagar a promessa, ele segue para casa, em Rondônia. A companheira dele nas viagens é uma imagem da santa.


Com o diagnóstico de cura de um câncer na garganta quando tinha 45 anos de idade, que já tinha afetado a sua visão e estava em estado avançado, o devoto de Nossa Senhora Aparecida começou a caminhar sozinho. 

Saiu de Porto Velho (RO), onde mora, com destino a Aparecida do Norte (SP). Depois disso, já percorreu o país inteiro e alguns países da América do Sul.

Já se foram 25 anos de viagens a pé. Nesse período, o senhor Antônio construiu muitas histórias. Algumas boas, outras nem tanto. 

O pagador de promessas diz que foi assaltado 23 vezes. Em uma das vezes, ele contou que o criminoso ficou zangado porque não tinha dinheiro para dar a ele.

“Ele vasculhou a minha mochila procurando dinheiro, mas eu não tinha nada nem para eu mesmo comer. Foi então que me deu um chute no queixo e eu perdi um dente”, contou Antônio.

Mas também existem muitas recordações boas.  Em quase 100 mil quilômetros percorridos no Brasil e no exterior, tendo como única companheira a imagem de Nossa Senhora Aparecida, o pagador de promessas assistiu a mais de 2 mil missas em diferentes igrejas.Até agora, Antônio, que tem 71 anos, já percorreu mais de 80 mil km a pé.

Ele decidiu fazer a promessa depois de gastar muito com o tratamento e não obter nenhum avanço. "Sentia uma dor, arranhava a garganta e quando fui ao médico tinha um tumor do lado esquerdo da garganta", afirmou. Então, recorreu à fé e prometeu que iria andar a pé e sozinho por 25 anos até a Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

A primeira viagem foi feita no dia 15 de janeiro de 1991. Para isso, deixou a mulher e dos dois filhos em Porto Velho. Cada viagem durou em média um ano, entre ida e vinda. Debaixo de sol e chuva, ele chegou a caminhar 30 km por dia.

Durante os mais de 80 mil km caminhados, Antônio nunca deixou de registrar o que presenciou e o que gastou. Foram 66 pares de tênis, 31 bonés e quatro mochilas. Também presenciou 835 acidentes pelas estradas do país. 

Antônio não leva dinheiro em suas viagens e conta apenas com a solidariedade das pessoas. Muitas vezes não recebia ajuda. “Eu já senti muita fome, muita sede, ouvi muitos 'nãos', mas sempre tinha alguém bom para me ajudar”, disse. Ele já chegou a dormir até em cemitério.

Hoje, aos 71 anos de idade, o Pagador de Promessas sente que a missão está cumprida. Ele está percorrendo a região pela última vez. Antônio Pereira, o pagador de promessas vai voltar para casa em definitivo para viver ao lado da família, mas antes decidiu passar por Aguanil para deixar uma mensagem de otimismo e fé para toda a população.

com assessoria

Nenhum comentário: