quinta-feira, 19 de julho de 2018

33 AFRICANOS PARTICIPAM DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM CULTURA DO ALGODÃO NO BRASIL

Dia de Campo na fazenda da Associação Mineira dos Produtores de Algodão, no município de Santana de Patos, no Alto Paranaíba

Trinta e três técnicos africanos de Moçambique, Malaui, Quênia, Tanzânia e Zimbábue participam, desde 11 de junho, de um treinamento sobre a cadeia produtiva de algodão na Universidade Federal de Lavras (UFLA) juntamente com representantes daquela instituição de ensino.

A iniciativa abrange um projeto de cooperação técnica promovido pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) em parceria com a UFLA e a Associação Mineira dos Produtores de Algodão (AMIPA), com o apoio do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

Trata-se da terceira edição do Curso de Aperfeiçoamento “Capacitação e Transferência de Tecnologia na Cultura do Algodão” para países africanos, no qual, durante 90 dias, os participantes vão conhecer todas as etapas de produção do algodão, por meio de aulas teóricas e práticas, além de técnicas gerais na área de produção agrícola. O objetivo é impulsionar a geração de empregos e o aumento de renda, com consequente melhoria na qualidade de vida dos agricultores africanos.

Na última semana do mês de junho, foi realizado um Dia de Campo, no qual representantes da ABC integraram-se a produtores de algodão mineiros. O evento foi organizado na fazenda da AMIPA, no município de Santana de Patos, no Alto Paranaíba, e tinha como objetivo compartilhar diferentes tecnologias de produção de algodão.


O curso de “Capacitação e Transferência de Tecnologia na Cultura do Algodão” já foi oferecido em outras duas edições. 

A primeira, em 2014, para 30 profissionais de países africanos falantes de língua portuguesa (Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe), e a segunda, em 2017, para 35 profissionais de países africanos de língua francesa (Costa do Marfim, Senegal, Burundi, Camarões, Benim, Burquina Faso, Mali, Chade e Togo).

A participação das equipes africanas em ações deste tipo se inscreve no âmbito de atividades de cooperação técnica Sul-Sul do Programa Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Algodoeiro na África.

com assessoria da ABC

Nenhum comentário: