sexta-feira, 13 de julho de 2018

DEPUTADOS PEDEM SAÍDA DE ANTÔNIO ANDRADE DA PRESIDÊNCIA DO MDB

Deputados redigiram documento onde afirmam que o vice-governador está enfraquecendo o partido

Parlamentares das bancadas estadual e federal MDB se reuniram na última segunda-feira,10, para a elaboração de um documento onde pedem o afastamento do atual presidente da legenda, o vice-governador Antônio Andrade [foto]

Os deputados se queixam, principalmente, do fato de o político, na tentativa de viabilizar sua candidatura ao governo do Estado, estar dividindo e enfraquecendo o partido. A lista com as assinaturas do grupo será entregue hoje, sexta-feira, 13.

Para viabilizar a retirada de Antônio Andrade do posto é preciso que 50% mais um dos membros renunciem, dissolvendo o diretório, o que implica em nomeação de nova comissão em Brasília.

O deputado estadual e líder da bancada do MDB Minas Gerais, Tadeu Martins Leite, disse que a decisão tem o apoio do presidente nacional do MDB, senador Romero Jucá (RR), que autorizou a mudança do comando da sigla em Minas.

“A decisão foi unânime. O vice-governador está agindo isoladamente, contrariando uma das principais características do MDB que é decidir democraticamente, ouvindo todo mundo”, afirmou o parlamentar.

Martins Leite cita, por exemplo, o fechamento da sede do partido na semana passada por Antônio Andrade, o que quase impediu a votação do MDB Jovem. 

Isso, segundo ele, “criou um enorme mal estar dentro da legenda, pois o vice-governador estava tentando resolver as coisas no autoritarismo”, afirmou o deputado que também sinalizou que o comando o comando da legenda deverá ficar com o deputado federal Saraiva Felipe.

Na carta enviada à executiva nacional do MDB, os deputados afirmam que tentaram por várias vezes entrar em um acordo com o vice-governador na condução do partido no processo eleitoral de 2018. “Inúmeras tentativas – isoladas ou coletivas – foram feitas no sentido de assegurar uma condução partidária plural e garantidora dos interesses da maior bancada, todas elas frustradas”, diz o texto, assinado pelos 13 deputados estaduais e cinco federais.


Para o deputado Adalclever Lopes, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e pré-candidato ao Governo de Minas, a reação dos deputados é natural, visto que o partido busca, essencialmente, a harmonia nas decisões. 

“O MDB sempre primou pela conversa, pelo diálogo, então, penso que as decisões têm que ser tomadas de forma coletiva. Somos um partido de lideranças fortes, é natural que essas pessoas sintam necessidade de expressar sua opinião. Uma nova composição do diretório estadual abre caminho para que isso aconteça”, declarou.

Outro lado
O vice-governador e presidente estadual do MDB, Antônio Andrade, se manifestou por meio de nota. Confira íntegra:

Em virtude da nota assinada pelas bancadas estadual e federal do MDB-MG, venho esclarecer e refutar a TOTALIDADE das falsas alegações apresentadas à executiva nacional.

Primeiramente, se faz necessário ressaltar que, durante a nossa gestão, sempre realizamos um trabalho coletivo e transparente, buscando o fortalecimento do partido, realizando diversas reuniões da executiva estadual, sempre de portas abertas, com a participação de todos os membros, deputados estaduais, federas e lideranças emedebistas. Sempre buscamos também fortalecer as bases da legenda, realizando encontros em todas as regiões do Estado, o que fez com que o MDB ampliasse a sua representatividade. Hoje, a sigla possui 167 prefeitos, 118 vice-prefeitos, 1060 vereadores, 46 coordenadorias regionais eleitas, tendo sido o partido que mais cresceu em Minas nas últimas eleições e se consolidou como maior MDB do País.

Ressalto que, em nenhum momento, as decisões foram tomadas de forma isolada. A direção do partido sempre buscou representar os anseios do Estado, priorizando assim a candidatura própria para tirar Minas Gerais da pior crise da sua história.

É importante destacar ainda que a maioria dos parlamentares que assinaram tal documento direcionado à Executiva Nacional defendia, até o último sábado, a candidatura própria encabeçada pelo deputado estadual Adalclever Lopes. O que causa estranheza é que hoje tais membros do partido assinem o documento, de forma desesperada, para destituir um diretório eleito democraticamente.  A consulta realizada junto aos delegados, em que 95% dos delegados defendem a candidatura própria e 92% rejeitam uma coligação com o PT demonstra desejo das bases emedebistas.

Tais fatos deixam claro que esta ação isolada, destoando do desejo das bases do partido, possui algum interesse oculto. E, mais do que isso, que a gestão do MDB sempre atendeu os pedidos da Executiva Nacional, inclusive realizando encontros com o pré-candidato à presidência da República pelo MDB, Henrique Meirelles.

A presidência do MDB de Minas entende que a uma nova aliança com o PT em Minas Gerais e no Brasil, como defendem as bancadas estadual e federal em Minas Gerais do partido, já se exauriu e é prejudicial aos mineiros e brasileiros. Apesar disso, em momento algum deixou de se colocar à disposição para discutir se o melhor caminho seria a candidatura própria ou realizar outras coligações. O que se percebe é que por trás deste documento existem interesses particulares de quem só pensa no melhor para si e não nos anseios das bases e, sobretudo, dos mineiros.
Para finalizar, me coloco à disposição da Direção Nacional, como sempre estive, e afirmo não acreditar que tal pleito será atendido, o que violentaria a história de luta pela democracia do MDB.

Antônio Andrade

Nenhum comentário: