quarta-feira, 18 de julho de 2018

UFLA APOIA AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA SERRA DO ESPINHAÇO

Universidade Federal de Lavras, Prefeitura e Fapemig se unem para criar o Programa de Gestão Cultural Integrada do Território em Conceição do Mato Dentro
 A Serra do Espinhaço pode ser melhor entendida por suas partes. Serra do Cipó, Chapada Diamantina, Serra dos Cristais, Serra de Ouro Branco e Serra Geral são alguns de seus trechos popularmente conhecidos

O município de Conceição do Mato Dentro, na região Central de Minas, vem atuando para ocupar novamente a sua importância como referência em ações de desenvolvimento sustentável, com iniciativas que valorizem a região da Serra do Espinhaço, reconhecida como patrimônio natural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2005. 

Neste cenário, o município aderiu a quatro projetos. A assinatura aconteceu na noite do último dia 11, durante o seminário “O Brasil que Cuida de Suas Águas: Construindo as Bases para o Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas”, que aconteceu no plenário da Câmara Municipal, até a última sexta-feira, 13.

Para que está iniciativa se torne realidade, serão efetivados 4 eixos. O primeiro eixo é a adesão de Conceição do Mato Dentro à rede ICLEI. O município passa a integrar uma rede de mais de 1.500 cidades e regiões comprometidas com a construção de um futuro sustentável. A rede permitirá a Conceição de Mato Dentro a desenvolver políticas públicas e ações pela sustentabilidade. A ICLEI-Governos Locais pela Sustentabilidade é a principal rede global de mais de 1.500 cidades e regiões comprometidas com a construção de um futuro sustentável.

O segundo eixo é a assinatura do Termo de Intenções entre o município de Conceição do Mato Dentro, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e o Instituto Espinhaço para criar o Programa de Gestão Cultural Integrada do Território em Conceição do Mato Dentro. Projeto piloto que cria uma modelagem para a Serra do Espinhaço.

Já no terceito eixo, será firmada parceria entre a prefeitura municipal, a Sociedade Brasileira de Agrosilvicultura e o Instituto Espinhaço para a implementação do projeto Ouro Verde. O Ouro Verde integra o projeto “Plantando o Futuro: Semeando Florestas, Colhendo Águas na Serra do Espinhaço”. Por meio de uma ação junto a produtores rurais, o Ouro Verde prevê o reflorestamento da região com a árvore nativa Candeia.

O quarto eixo engloba um Termo de Intenção entre Conceição e o Instituto Espinhaço para a implementação do Centro de Pesquisa, Fomento e Desenvolvimento Florestal, Educação Ambiental e Ecosofia, Gestão Cultural Integrada de Território, Ecohidrologia, Ciências e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável na Cordilheira do Espinhaço (CERNE).

Gestão Cultural do Território
Lançado no último dia 10, na Biblioteca Municipal de Conceição do Mato Dentro, o "Programa de Gestão Cultural Integrada do Território em Conceição do Mato Dentro" é uma parceria da prefeitura local com a Universidade Federal de Lavras e com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).


O professor do Departamento de Administração e Economia (DAE) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PPGAP) da UFLA, José Arimatéia, esteve presente no lançamento do projeto que tem como base plataformas internacionais, visando a implementação dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

Nesta data, foram criados quatro grupos de trabalho: Natureza, Trabalho, Sociedade e Instituições. Cada grupo é integrado por representantes de instituições locais como OAB, Escoteiros, Sindicato dos Produtores Rurais, CEFORM, AMME, ASCOI, além de servidores das secretarias municipais de Conceição do Mato Dentro.

A cidade
Considerada a “Capital Mineira do Ecoturismo” – por abrigar inúmeras belezas naturais – Conceição do Mato Dentro encontra-se na Região Central de Minas Gerais, na vertente oriental da Serra do Cipó da Cordilheira do Espinhaço. Distante da capital mineira 167 km e a 740 m de altitude, integra o Circuito Estrada Real e o Circuito Serra do Cipó. Com um grande potencial turístico, o município dispõe de um patrimônio natural singular, manifestado nos raros ecossistemas que compõem a Serra do Espinhaço. 

Entre os atrativos naturais mais visitados, está a Cachoeira do Tabuleiro – a mais alta de Minas Gerais e a terceira do Brasil -, com 273 m de queda livre e eleita, por duas vezes consecutivas pelo Guia 4 Rodas, como a mais bela do Brasil. Em 2012 foi eleita também, com mais de 40 mil votos, uma das “7 Maravilhas da Estrada Real”. O concurso foi realizado pelo Instituto Estrada Real, órgão ligado à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Nenhum comentário: