terça-feira, 28 de agosto de 2018

CENSO INVESTIGA JACARÉS DA PAMPULHA


O município de Belo Horizonte abriu licitação para realizar um censo populacional e relatório situacional dos jacarés que vivem no local. Além deste estudo, os trabalhos  de manejo das capivaras continuam, com mais de 50% dos animais já esterilizados e tratados com carrapaticida. 

A novidade sobre os répteis foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), de 21 de agosto, com a abertura de licitação para contratar uma empresa interessada em realizar o serviço.

O objetivo do estudo é saber quantos animais são, a faixa etária, a espécie dominante, os locais de reprodução, além da interação com outros espécimes e com o ecossistema. 

De acordo com o gerente de defesa dos animais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), Leonardo Maciel, a proposta é avaliar o impacto ambiental da presença desses animais. O trabalho deverá ser desenvolvido em quatro meses a partir da data de assinatura do contrato com a empresa.

A entidade contratada fará avaliações visuais diurnas e noturnas, além de inspeção e mapeamento de ninhos, com a entrega de relatórios mensais dos resultados à Secretaria. 

Ao fim do período, será produzida uma avaliação final com respostas a itens previamente definidos, como por exemplo: nome da espécie de jacaré presente no local e registros fotográficos; número de ninhos e locais de maior incidência; censo populacional e riscos para a prática de esportes náuticos.

Leonardo revela que, a princípio não há intenção ou necessidade de retirada dos animais, e o que se pretende no momento é um estudo com fins de conservação e cuidados com o meio ambiente. Ainda de acordo com o gerente, o monitoramento dos animais será feito por meio de visitas de barco à lagoa, mapeamento por GPS dos locais de reprodução dos animais e fotos. 

“De antemão, sabemos que esta espécie, que é a provável jacaré-do-papo-amarelo, não oferece risco a humanos. São animais que medem em torno de dois metros e não atacam pessoas, se alimentando de peixes, pequenas aves e tartarugas pequenas”, explica.

Após os resultados do estudo, será verificado se há um excesso populacional dos répteis. Se positivo, será proposto um plano de manejo junto ao IBAMA para o controle reprodutivo dos répteis.

Nenhum comentário: