sexta-feira, 31 de agosto de 2018

TERCEIRO LIRAa DE DIVINÓPOLIS APRESENTA RISCO MÉDIO DE INFESTAÇÃO


A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado, divulgou, nesta quarta-feira, 28, o resultado do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypt (LIRAa). De acordo com o relatório, foram visitados 4.884 imóveis, de 13 a 17 de agosto, e apresentaram 1,9% de risco de infestação.

Segundo o levantamento, o percentual deixa o município com risco médio de infestação. O total de 88,3% dos focos está nas residências; e 11,7%, nos lotes vagos.

Em relação aos tipos de recipientes que acumulam água e onde foram encontrados focos, estão os passíveis de remoção, como baldes, garrafas, pneus, entre outros, com 32%; os depósitos móveis, como pratos e vasos de plantas, têm 30% dos focos; os locais de armazenamento de água, como tanques e caixas d’água, 22%; e os depósitos, como ralos, caixas de passagem e fonte ornamental, apresentaram 16% de focos encontrados.

A Região Sudeste tem 2,8% de risco de infestação; Nordeste, 2,7%; Norte, 2%; Oeste, 1,6%; e Central, 1,5%, com risco médio de epidemia, de acordo com levantamento da Semusa. Já a Região Sudoeste apresenta 0,7%, com índice baixo de infestação.

O LIRAa é uma pesquisa para detectar a presença de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre amarela, da chikungunya e do zica vírus. A Vigilância Ambiental realizou vários mutirões nos últimos meses buscando minimizar os possíveis focos do mosquito. Entre os bairros onde foram encontrados mais focos, estão Paraíso, São Luís, Sidil, Manoel Valinhas e Santa Rosa.

Nenhum comentário: