quinta-feira, 27 de setembro de 2018

ALFENAS REGISTRA QUEDA EM ÍNDICES DE CRIMINALIDADE

Principais índices de criminalidade registraram queda em 2018, e é o terceiro melhor período dos últimos 7 anos

Dados divulgados pela Polícia Militar do Estado de Minas Gerais neste mês confirmam que Alfenas registrou elevada queda nos índices criminais em 2018, e apresenta o terceiro melhor período dos últimos sete anos, dados apresentados pelo coronel Márcio Bocher, durante reunião no Gabinete do prefeito Luiz Antonio da Silva (PT).

A ocorrência que mais demonstra redução é a de crimes violentos. A queda foi de 43,27% entre 2017 (que registrou 305 casos) e 2018 (com 173). 

A segunda melhor variação foi a de roubos consumados, que reduziu 46,2% no período, enquanto em 2017 os dados indicavam 277 ocorrências, 2018 terminou com 149 casos. Houve também redução de 18,75% nos homicídios consumados, em 2017 com 16 casos, e 2018 finalizou com 13 casos.

Os crimes violentos no período de janeiro a agosto, de 2012 a 2018, são bastantes expressivos e animadores, segundo dados oficiais da Polícia Militar que indicam quedas acentuadas, e enquanto a violência no município caiu 63,5%, entre o período de 2015 a 2018. 

E, o mais crítico e assustador foi no comparativo de 2012 a 2015, onde os índices de crimes violentos atingiu mais de 440% neste intervalo, conforme demonstrado no balanço 2012 a 2018.

clique na imagem para ampliar

A prefeitura criou em 2017, o Gabinete de Gestão Integrada, além das instalações de câmeras em todas as entradas da cidade. 

A Gestão Integrada mobilizou as forças de Segurança Pública, representados pela Secretaria Municipal de Defesa Social, Polícia Militar, Guarda Municipal, Diretoria do Presídio, APAC, Corpo de Bombeiros e Conselho Comunitário de Segurança Pública de Alfenas. 

O objetivo foi discutir novas diretrizes para a promoção da segurança pública na cidade, onde foi assinado o Decreto que criou o Gabinete de Gestão Integrada Municipal.

Os investimentos aplicados foram da ordem de R$ 1,8 milhão em recursos próprios do município na aquisição de câmeras e semáforos.

A violência é um problema complexo, que abrange o Brasil todo. Os índices da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais são satisfatórios e ajudam o município a continuar o trabalho nessa área, em conjunto com os órgãos de segurança pública, entre eles; Policiais Militares, Polícia Civil, Secretaria de Defesa Social e Guardas Municipais pelo trabalho árduo que desempenham todos os dias.

Para o coronel Márcio Bocher, Comandante da Polícia Militar de Alfenas, a redução na criminalidade acontece quando diversos elementos funcionam de forma integrada. 

"A questão da segurança é mais do que somente a atuação dos poderes constituídos. Os bons índices acontecem quando há uma integração positiva entre a Polícia Militar, Polícia Civil, a Prefeitura, o Poder Judiciário e a população em geral”, explicou o coronel Bocher, durante a apresentação do relatório final da Polícia Militar.


Honraria
As ações integradas de combate à Violência implantadas pela administração municipal no município de Alfenas, em parceria com os órgãos públicos municipais e estaduais renderam ao prefeito Luiz Antonio da Silva, na manhã desta quarta-feira, 26, honraria por sua reconhecida atuação no cenário político econômico, especificamente no combate à criminalidade com redução considerada, mediante a implantação de medidas socioeducativas, concedendo-lhe a maior homenagem e honra, a “Medalha do Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Minas Gerais”.

Nenhum comentário: