terça-feira, 18 de setembro de 2018

EQUIPE DA UFLA INICIA PROCESSO BUROCRÁTICO DO CAMPUS EM SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO

Comitiva visitou às instalações do Anexo I, na Lagoinha, espaço que será disponibilizado para que a UFLA inicie suas atividades

Uma equipe técnica-administrativa da Universidade Federal de Lavras (UFLA), composta por superintendente de planejamento, contadores, diretor de convênios, assessor de planejamento e diretor de patrimônio, esteve em São Sebastião do Paraíso no último dia 11, para tratar dos processos burocráticos da implantação do campus no município.

Eles foram recepcionados pelo prefeito Walker Américo Oliveira e pelos secretários municipais Ulisses Araújo, de Desenvolvimento Econômico, e Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos, de Educação. 

Em seguida, a comitiva seguiu para uma visita às instalações do Anexo I, na Lagoinha, espaço que será disponibilizado para que a UFLA inicie suas atividades. A prefeitura está avaliando alguns locais para realocar a pré-escola municipal que atualmente funciona no prédio.

Os representantes da UFLA também estiveram no terreno do antigo Sesc, no Jardim Mediterranèe, que o município doou à universidade para a implantação do campus e elogiaram bastante o espaço. 

O superintendente de planejamento, Luiz Paulo Brianezi Valim explicou que por se tratar do primeiro campus da UFLA fora de Lavras, a equipe técnica vem realizando um estudo e buscando informações junto a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), para saber como se dá a trocar de informações entre o campus e a matriz. 

A UNIFAL-MG já tem dois campus instalados em Varginha e Poços de Caldas e Ufla pretende se inspirar no modelo utilizado por ela para aplicar em São Sebastião do Paraíso.

Outro propósito da vinda da equipe da UFLA à cidade foi para dar início aos trâmites burocráticos na Receita Federal e Estadual, com a criação do CNPJ, e no setor de arrecadação do município. 

“Estamos muito felizes por acompanhar o desenvolvimento do processo de instalação de um campus universitário tão importante em nosso município. Hoje, os contadores e demais membros da equipe administrativa da UFLA ajustaram com a gerência de arrecadação da Prefeitura o procedimento o município deve adotar para receber de forma mais célere o ISS que irá incidir sobre as obras do campus. Além do impacto econômico no comércio, no setor de serviços e no ramo imobiliário, que acontecerá em virtude da chegada da Ufla, o nosso município também passará a arrecadar mais impostos”, salientou o prefeito Walker Américo.

O diretor de convênios da UFLA, Fábio Lasmar, juntamente com o prefeito e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico trataram também dos últimos detalhes do convênio que será celebrado entre o município e a universidade para cessão do Anexo 1, o qual será cedido para o início das atividades já no próximo ano. 

“Foi mais um dia muito importante para o nosso campus, pois, cumprimos uma nova uma etapa de sua implantação. Recebemos a equipe administrativa, que ainda não conhecia os espaço onde hoje é da Ufla e nem a área que será cedida provisoriamente para o início das aulas. Na semana passada recebemos os engenheiros, que fizeram toda a análise de solo e esgotamento sanitário, também da parte de abastecimento de água e energia elétrica. De acordo com os levantamentos realizados, as instalações estão em perfeito estado, não precisando de novos investimentos, mas apenas adequações ao projeto do campus”, finalizou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ulisses Araújo.

Nenhum comentário: