segunda-feira, 10 de setembro de 2018

LIVRO-REPORTAGEM TRAZ "REALIDADES MUSICAIS" EM QUADRINHOS


A autora Bruna de Faria, graduada em Comunicação Social, pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), lançou “Realidades Musicais”, um livro-reportagem em formato de quadrinhos, gênero ainda pouco explorado no Brasil. A obra conta a relação da música com a vida das pessoas.

Bruna explica que a ideia surgiu de um projeto de iniciação científica, no qual a então estudante trabalhava com jornalismo em quadrinhos. Encantada com a ideia, Bruna decidiu expandir seus projetos nessa área e torná-lo seu Trabalho de Conclusão do Curso.

Após entrevistar um morador da zona rural que desejava tornar-se engenheiro, a autora começou a desenvolver o livro. No dia a dia, esse morador realizava seu sonho montando e desmontando um rádio. Naquele momento, Bruna percebeu que queria trabalhar também o caráter documental das canções. 

“Elas marcam épocas, são uma forma única de comunicação. Assim, achei que seria interessante buscar a relação das pessoas com as músicas”, explica.

O processo de produção do livro foi feito inteiramente por Bruna. Além das entrevistas gravadas, a autora buscou registros fotográficos para auxiliar nas ilustrações. Um dos pontos da linguagem em quadrinhos é a possibilidade de oferecer informações nem sempre presentes na narrativa verbal, tornando o material mais rico e atraindo o público. 

“A linguagem do jornalismo em quadrinhos é uma ótima oportunidade para captar o público pelo seu potencial imagético e sua fala próxima da oralidade”, justifica.

Bruna apresentou a obra em alguns congressos e recebeu o convite de uma editora. Agora, convida as pessoas a conhecerem seu trabalho. “Foi uma experiência única! Cada entrevista era uma nova descoberta”, celebra, arrematando: “como diria Raul, cada um de nós é um universo. Procurei apresentar um pedacinho desse universo particular de cada um.”

O livro está disponível em formato e-book e pode ser encomendado para versão impressa. Mais informações em: https://goo.gl/bE6afU

Nenhum comentário: