segunda-feira, 29 de outubro de 2018

AEROPORTO BRIGADEIRO CABRAL VOLTA A TER CONDIÇÕES DE RECEBER VOOS COMERCIAIS


O Aeroporto Brigadeiro Cabral, em Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado, retomará as atividades normais nos próximos dias. O anúncio foi feito no começo da manhã do último dia 25, na sala de reuniões do Centro Administrativo, durante encontro com representantes das entidades de classe.

Trata-se de uma conclusão viável para o município pautada pela segurança jurídica. Com isso, o aeroporto estará liberado para voltar os voos comerciais operados pela Azul Linhas Aéreas, ligando Divinópolis ao aeroporto Viracopos, em Campinas.

"Pelo modelo adotado, a empresa LG, de gestão aeroportuária, assumirá os serviços aeroportuários por dois meses, de forma totalmente gratuita para o Município. Durante este período, o Município abrirá um procedimento licitatório na modalidade pregão eletrônico para a contratação definitiva de uma administradora para o aeroporto”, informou o procurador-geral do Município, Wendel Santos.

A parceria é uma via de mão dupla, em que o município, com o auxílio da classe empresarial, restaura a capacidade operacional do aeroporto. “Isso permite o transporte de passageiros, inclusive com perspectivas de médio prazo para a operação de voos noturnos regulares”, destacou o Secretário de Governo, Roberto Chaves.

Durante o encontro, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Alonso Dias, destacou que todos os procedimentos estão sendo notificados junto ao Ministério Público e anunciou a liberação dos equipamentos necessários ao funcionamento do aeroporto por parte da Secretaria Nacional de Aviação Civil. 

"Trata-se de uma Estação Meteorológica de Superfície Aromatizada, equipamento avaliado em R$ 60 milhões e que permitirá a ampliação dos serviços pelo aeroporto atualmente. Essa liberação é uma conquista importante da Administração Municipal, fruto de reivindicações feitas pelo Prefeito Galileu Machado e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico durante nossas idas à Brasília pra tratar de assuntos relativos ao aeroporto", comemorou José Alonso.

A solução para os entraves hoje registrados foi comemorada pelos representantes das entidades presentes. A presidente da CDL Divinópolis, Alexandra Galvão, ressaltou que este é o primeiro passo para que a linha aérea Divinópolis/Campinas seja retomado. 

"Dado este primeiro passo, trabalharemos para aumentar a demanda de voos, conectando Divinópolis com outros aeroportos do Brasil e do mundo", disse.

O presidente do sindicado da Construção Civil, Eduardo Augusto Nunes Soares, também comemorou a conquista. "Estão todos de parabéns pelo resultado. E esperamos que a parte legal possa ser concluída o mais rápido possível", disse Eduardo Nunes.

O presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário, Marcelo Ribeiro, ressaltou a importância para o desenvolvimento regional.  "É importante destacar que esta é uma conquista regional, não só de Divinópolis. Toda a região ganha e é fundamental para o nosso desenvolvimento", afirmou.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Divinópolis (ACID), também parabenizou o Município pela alternativa encontrada. "Estamos todos mobilizados e Divinópolis pode contar conosco naquilo que for possível para que possamos fortalecer essa parceria, afinal, todos saíram ganhando', finalizou.

O objetivo do parlamentar é garantir que os voos comerciais e domésticos sejam retomados e o aeroporto receba investimentos federais. A companhia Azul Linhas Aéreas parou de realizar o trajeto até Campinas no dia 30 de abril.

Nenhum comentário: