segunda-feira, 8 de outubro de 2018

ARTERIS FERNÃO DIAS PROMOVE CAMPANHA COM FOCO NA SAÚDE DOS CAMINHONEIROS

Ação busca prevenir acidentes por meio do incentivo de hábitos saudáveis

A Arteris Fernão Dias realizará em Estiva, nos dias 9 e 10 de outubro, a campanha Saúde na Boleia, ação voltada para qualidade de vida dos caminhoneiros. 

Entre terça-feira e quarta-feira, das 11h00 às 20h00 serão oferecidos diversos serviços gratuitos no km 880 (Posto Dom Pedro) da BR-381, sentido São Paulo, em Atibaia, no Estado de São Paulo. 

O objetivo da ação é instigar comportamentos e hábitos seguros para a redução de acidentes fatais. 

Os motoristas que passarem pelo pátio do posto, serão atendidos pela equipe da concessionária, que irá coletar dados sobre o perfil e oferecer serviços de saúde. Entre os exames oferecidos estão: avaliação de aferição de pressão arterial, medição das taxas de colesterol, glicemia e triglicérides. 

Além disso, os motoristas terão acesso a consultas com médicos, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e, ainda durante a ação terá a tradicional massagem e o corte de cabelo.

Os motoristas também serão alertados sobre a direção defensiva no trânsito por meio de materiais informativos. Em 2017, foram registrados 2.018 acidentes envolvendo veículos pesados. Desse total, em 127 ocorrências os motoristas dormiram ao volante. 

De janeiro a setembro deste ano, as ocorrências com carretas e caminhões envolvendo motoristas que dormiram ao volante já somam 105. 

“A relação do estado de saúde com a segurança no trânsito é direta. Por isso, investimos em ações de conscientização e de serviços voltados para o caminhoneiro”, explica Helvécio Tamm de Lima Filho, diretor-superintendente da concessionária. 

“É comum encontrar motoristas que há muitos anos não faziam exames clínicos e, durante o atendimento, descobriram males como pressão alta e diabetes”.

Sono na estrada
Os testes de sonolência realizados nas campanhas da Arteris identificam o grau de cansaço dos motoristas, medido de acordo com a Escala de Sonolência de Epworth. Um resultado de até 9 pontos indica uma condição considerada normal. Acima dessa pontuação é recomendado procurar um médico. 

“Trafegar com carga e em alta velocidade requer o máximo de atenção e reflexos dos motoristas. O sono potencializa uma série de acidentes e coloca em risco a vida dos demais usuários da rodovia”, alerta o gerente de tráfego da Arteris Fernão Dias, José Carlos de Oliveira. 

Saúde preventiva
"Um dos pilares de atuação da Arteris é a segurança viária e isso compreende também a prevenção de acidentes e a valorização da vida. Devido à rotina, que nem sempre permite dar atenção integral à saúde, alguns motoristas, principalmente os de caminhão, acabam esquecendo dos cuidados básicos. Para apoiar esses trabalhadores, o Grupo investe periodicamente em ações como essa”, conclui o diretor. 

Serviço
Campanha “Saúde na Boleia”
Dia: 09 e 10 de outubro – Posto Dom Pedro – Km 880 Pista Sul (sentido SP)
Horário: das 11h00 às 20h00

com Daysi Dourado Barbosa - da assessoria

Nenhum comentário: