segunda-feira, 15 de outubro de 2018

BRINQUEDOTECA DO CURSO DE PEDAGOGIA É INAUGURADA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS


O Departamento de Educação (DED) inaugurou no último dia 3, a Brinquedoteca do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Cerca de 40 crianças, de 2 e 3 anos, da Escola Municipal Juraci Elisa da Costa foram convidadas a participar da tarde lúdica.

A brinquedoteca é um requisito legal para o funcionamento dos cursos de Pedagogia, entendido como um laboratório de práticas pedagógicas que faz a interlocução entre teoria e prática, pensando no brincar como um elemento primordial para o desenvolvimento da criança e da infância.

A proposta foi desenvolvida pela coordenadora do Grupo de Pesquisa e Formação Docente e Práticas Pedagógicas (Forpedi) e professora do curso de Pedagogia, Francine de Paulo Martins Lima, atualmente responsável pela Brinquedoteca. 

Segundo a pesquisadora, a proposta é ter um espaço que atenda aos requisitos legais para o funcionamento do curso de Pedagogia, além de desenvolver um processo formativo que tenha o brincar como um compromisso da formação docente. 


“Entendemos que o brincar é a atividade principal da criança, pautado em referenciais teóricos específicos. E sendo o brincar tão fundamental, precisamos, enquanto professores, nos apropriar desse conhecimento e dessas informações para que possamos olhar para a criança numa perspectiva de respeito e promoção do desenvolvimento infantil. Assim, a brinquedoteca revela-se como um espaço para o desenvolvimento do protagonismo, da cultura infantil e para a promoção da infância, mas também para a promoção de uma formação docente comprometida com o brincar no âmbito do curso e para além dele”, afirma a professora.

Além da professora, a Brinquedoteca também conta com o apoio de professoras ligadas às disciplinas da educação da infância, do curso de Pedagogia. Vinculado ao projeto Oficina do Brincar, o espaço conta com uma equipe de 4 bolsistas e 2 alunas de iniciação científica, do Forpedi, responsáveis pelo desenvolvimento das ações e da manutenção da Brinquedoteca. 

“Está sendo uma oportunidade de vivenciarmos na prática um pouco do que estudamos em sala de aula, além de ser uma oportunidade de desenvolver a minha pesquisa que está relacionada a todo esse processo de construção da Brinquedoteca”, diz Isabel Dornelas, integrante do grupo e estudante de Pedagogia.

Brinquedos, brincadeiras e aprendizagens
A Brinquedoteca é pensada e organizada para que as crianças possam desenvolver o processo criativo e imaginativo, que se dá pelo e no brincar. 

É um ambiente especialmente lúdico que convida a criança a explorar, experimentar, sentir e a fantasiar por meio do contato com brinquedos estruturados e não estruturados diversos que instigam o brincar e buscam estimular o protagonismo e autonomia infantil. 

A Brinquedoteca conta ainda com uma programação especial com a proposição de brincadeiras da cultura infantil, momentos de musicalização e contação de histórias, além de oportunizar o acesso a cerca de 700 livros de literatura infantil. O espaço busca proporcionar ações que se articulam com o ensino, a pesquisa e a extensão, e será um ambiente aberto às crianças da comunidade.

A coordenadora da escola visitante, professora Michele Aparecida Pimenta, afirma que as crianças aprendem brincando. 

“São esses espaços que vão proporcionar esse aprendizado. O convite feito pelo DED fez com que as crianças tivessem um dia único.”

“Quando a criança brinca, ela desenvolve mecanismos e processos para compreender a si e ao mundo. Percebendo a criança nessa perspectiva, passamos a respeitar suas necessidades, seus desejos, seus anseios e então passamos ao encaminhamento de propostas de formação e práticas pedagógicas que coadunam com a ideia de promoção do desenvolvimento integral da criança, no aspecto físico, psicológico, emocional, social e afetivo”, explica a professora Francine.

com assessoria

Nenhum comentário: