quarta-feira, 3 de outubro de 2018

CISNES DO MUSEU MARIANO PROCÓPIO JÁ ESTÃO SENDO MONITORADOS POR CHIP


Por meio de parceria entre o Departamento de Planejamento e Manejo do Parque (DPMP) da Prefeitura de Juiz de Fora, da Fundação Museu Mariano Procópio e do Departamento de Controle Animal (Dcan) do Demlurb, 13 cisnes foram chipados. 

A iniciativa garantirá maior controle das aves, como monitoramento de cada animal, com todas informações disponíveis para a equipe da instituição e do veterinário responsável. Além disso, os animais podem ser facilmente rastreados, evitando até mesmo possíveis roubos.


A troca do sistema foi necessária porque as anilhas anteriormente usadas eram facilmente retiradas, dificultando o controle e identificação das aves. Segundo o veterinário responsável pelos cisnes do Museu, em Juiz de Fora, na Zona da Mata, Rômulo de Castro, a nova ferramenta contribui para o acompanhamento da saúde de cada animal. 

“Assim como os cães do Canil Municipal, os cisnes recebem o chip para que seja possível um melhor acompanhamento da situação de cada um deles. A leitura dos dados é rápida e precisa. Basta aproximar o equipamento com leitor específico, que prontamente temos todas as informações, por exemplo como idade e sexo do animal”, ressalta.

Nenhum comentário: