sexta-feira, 19 de outubro de 2018

CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA E DA TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO FORAM TEMA DE PALESTRA NA UFLA


As contribuições da neurociência para a educação, em uma sociedade cada vez mais conectada pelas tecnologias, foram abordadas na palestra “Canais de aprendizagem e a educação escolar”, ministrada pelo professor do Departamento de Educação Cláudio Mendes. 

A atividade, realizada nesta terça-feira ,16, integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFLA.

“O conhecimento sobre o funcionamento do cérebro, aliado às especificidades do contexto social e cultural, podem potencializar a aprendizagem”, afirma. Nessa perspectiva, o docente considera que o modelo de escola predominante nos séculos XIX e XX precisa ser confrontado. 

"A escola moderna, baseada em um modelo disciplinar ancorado na autoridade do professor e em um ambiente de aprendizagem fechado, precisa ser repensada em uma sociedade cada vez mais interconectada pelas tecnologias digitais.”

Para o docente, um ambiente de ensino mais adequado à sociedade contemporânea deve explorar o potencial de cinco canais de aprendizagem. O canal visual, que compreende recursos como gráficos, vídeos e aulas com projeções de slides. O auditivo, explorado por meio de músicas, debates e palestras, por exemplo. O oral, associado ao uso da fala para expressar o que foi ensinado ou aprendido. O motor, que inclui, dentre outros, o manuseio de objetos e os movimentos corporais. Por fim, o canal de registro de memorização, que inclui atividades como a escrita, o desenho e a pintura.

Um protótipo de sala-conceito desenvolvido com base nessa proposta será apresentado pelo docente na palestra "Laboratório de Práticas Pedagógicas Inovadoras: em busca de novos espaços de aprendizagem". 

A atividade, que também integra a Semana Nacional de Ciência Tecnologia da UFLA, será realizada hoje, sexta-feira, 19.

Nenhum comentário: