segunda-feira, 29 de outubro de 2018

ESFORÇOS PARA GARANTIR O VOTO DO ELEITOR MARCAM 2º TURNO DAS ELEIÇÕES EM MINAS

Minas Gerais tem dia com poucas ocorrências significativas

O 2º turno das Eleições 2018 em Minas Gerais foi finalizado com sucesso, com votação tranquila em todos os municípios mineiros, apesar dos problemas envolvendo falta de energia elétrica em algumas cidades. 

O presidente do TRE, desembargador Pedro Bernardes, em pronunciamento no encerramento da sessão permanente da Corte Eleitoral mineira, agradeceu os eleitores, “sujeitos ativos do processo eleitoral, que compareceram nesse 2º turno pacificamente para registrar seu voto, e aos sujeitos passivos, os candidatos, que contribuíram para o sucesso da maior eleição da história de Minas”.

O presidente ainda fez questão de ressaltar os esforços da Justiça Eleitoral mineira para garantir o voto de todos os eleitores do Estado, principalmente naqueles municípios que foram atingidos por fortes chuvas entre o sábado, 27, e o domingo, 28. 

O desembargador destacou as instituições parceiras, que, junto com a Justiça Eleitoral, “não mediram esforços para possibilitar o transporte aéreo e terrestre de baterias e cabos para municípios de Lagoa Santa, Conceição do Mato Dentro e Malacacheta. Esse auxílio possibilitou a continuidade da votação nessas localidades”. 

O presidente enfatizou também, no seu pronunciamento, o agradecimento a todos os segmentos – magistrados, representantes do Ministério Público, servidores, mesários, integrantes do Gabinete de Segurança das Eleições, Corpo de Bombeiros, Cemig, imprensa - que diretamente contribuíram para a realização do 2º turno. 

Em complemento à fala do desembargador Pedro Bernardes, o vice-presidente e corregedor do TRE, desembargador Rogério Medeiros, afirmou que “a Justiça Eleitoral no Brasil e notadamente a de Minas Gerais é uma grande vitoriosa neste 2º turno”.

Os primeiros municípios a totalizar os votos em Minas foram Maripá de Minas, às 17h11’08’’, Pedrinópolis e Pequeri, às 17h20’53’’, e Josenópolis, às 17h20’59’’. A totalização em Belo Horizonte foi encerada às 20h17’ no Estado foi concluída às 21h47'25''.

Ocorrências
Minas teve 560 urnas eletrônicas substituídas por problemas diversos, como defeitos no hardware, no teclado ou no terminal do mesário, representando 1,16% do total de urnas do estado – número pouco acima do 1º turno (489 urnas – 1,02%). 

Em Cordislândia, no Sul de Minas, a votação passou para a manual devido a defeitos na urna eletrônica e na que seria usada como contingência. A ocorrência foi na seção 11, que tem 217 eleitores. 

A última vez que havia sido necessária a utilização da votação manual em Minas foi no 2º turno das Eleições 2014, na cidade de Unaí. Em Belo Horizonte, apenas 28 urnas eletrônicas tiveram que ser substituídas, o que representa 0,61% do total – número inferior ao do 1º turno (33 urnas substituídas – 0,72%).

Quanto a ocorrências policiais, de acordo com informações da Polícia Militar, foram 216 ocorrências no Estado (números consolidados até 20h). Deste número, 71 ocorrências envolveram apreensão de material irregular ou condução de eleitores. No 1º turno, foram 133 ocorrências em Minas, porém, com 91 conduções.

Confira todas as informações no Relatório do 2º turno das Eleições 2018.

Nenhum comentário: