quarta-feira, 14 de novembro de 2018

APÓS TER TESE DE DOUTORADO DEFENDIDA NA UFLA, PROFESSOR DA UEMG LANÇA LIVRO


O professor Jairo Barduni Filho, da Unidade Cláudio da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), lançou, durante o início do mês de outubro o livro "Poetas, Agrícolas, Boêmios, Esportivos, Delicados", baseado em sua tese de doutorado, defendida no ano anterior pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

O livro "Poetas, agrícolas, boêmios, esportistas, delicados: um jogo de masculindiades" é indicado para jovens historiadores, pesquisadores das áreas de gênero, sexualidades, masculinidades, bem como interessados pelas pesquisas com o cotidiano educacional, e tem como efeito contribuições que atravessam os campos da Educação, da História, dos Estudos de Gênero e Sexualidade e dos Estudos da Linguagem, dentre outras ciências humanas.

Por um lado, no campo da História e da Educação, apresenta reflexões ricas a partir de uma materialidade discursiva que registra, pelo ponto de vista dos participantes, o momento político e educacional do país entre as décadas de 40 e 60 do último século. 

Esses dados indiciam a potencialidade que a participação estudantil tem ao engajar-se nas reflexões sobre seu cotidiano, ainda que exposto de modo menos formal, como nos jornais estudantis – que muitas vezes circulam de forma clandestina e com pouco fomento nas universidades contemporâneas. 

Trazer este material como objeto de análise, de modo criterioso e cuidadoso, em uma abordagem inspirada em Foucault, torna a leitura desta pesquisa mais necessária ainda. 

Por outro, problematiza questões fundamentais do nosso tempo, como a diversidade de gênero e sexualidade, sobretudo o tema das masculinidades, às vezes tão negligenciado nas agendas sociais, educacionais e políticas do País. 

A construção de relações sociais menos sexistas e machistas perpassa, também, o convite à reflexão sobre masculinidades e sua diversidade. 

Nesse quesito, o livro constitui material essencial para fomentar reflexões, debates e aprendizagens sobre o tema, a todos e todas estudantes, professores e pesquisadores do campo das ciências humanas e sociais.

Da esq, para dir, professor Jairo Barduni Filho, reitora da UEMG Lavínia Rodrigues e o vice-reitor Tiago Torres

O lançamento do livro foi prestigiado pela reitora Lavínia Rodrigues e pelo vice-reitor Tiago Torres, ambos da UEMG.

A obra foi publicada pela Editora Appris e encontra-se disponível para venda no endereço eletrônico da empresa

Nenhum comentário: