sexta-feira, 23 de novembro de 2018

HOSPITAL ASSINA CONVÊNIO DE R$250 MIL PARA INVESTIR EM REESTRUTURAÇÃO DA SALA DE TRIAGEM AUDITIVA

A sala é onde acontece o exame para detecção precoce de surdez na infância

O Hospital Regional do Sul de Minas (HRSM) de Varginha, no Sul de Minas, assinou convênio com o SUS e receberá 250 mil reais para investir na montagem e aquisição equipamentos para a reestruturação da sala de triagem auditiva. A sala é onde são realizados os exames para detecção de surdez precoce na infância.


O serviço já existe no Hospital Regional e é realizado gratuitamente em todas as crianças que nascem na Maternidade e que vão tanto para o berçário quanto para a UTI Neonatal. São atendidas em média 8 crianças por dia e o investimento vai trazer melhorias significativas na estrutura e nos equipamentos já utilizados.

A prevalência de perda auditiva é de 1 a 3 por 1000 recém nascidos saudáveis e de 20 a 40 por 1000 recém nascidos de risco. A identificação e reabilitação precoces aumentam as chances da criança com surdez adquirir linguagem oral e frequentar o ensino regular.

"Identificar precocemente perdas auditivas nos bebês recém nascidos é essencial para o desenvolvimento da linguagem e para que seja inciada a reabilitação auditiva antes dos seis meses de idade, por isso o investimento é mais que necessário para que o atendimento seja aprimorado cada dia mais", destacou o diretor do hospital, Rogério Bueno.

Nos próximos meses já será realizado o processo de licitação para a compra dos equipamentos.

Nenhum comentário: