terça-feira, 27 de novembro de 2018

PESQUISA SOBRE POLÍTICA NO ESPAÇO PÚBLICO ESCOLAR É DESTAQUE NO CAMPUS DO CEFET EM NEPOMUCENO


O que você pensa e sabe sobre política? Essa foi uma das indagações que instigou alunos do campus Nepomuceno Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), no Sul de Minas, para o desenvolvimento do projeto “O exercício da política no espaço público escolar”. 

O trabalho de Marcos Fernandes e Thiago Henrique Carvalho, do curso técnico integrado em Mecatrônica, com orientação do professor Lucas Guedes Vilas Boas, permitiu a conquista do primeiro lugar geral na 28ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (META) do campus.

O objetivo do projeto foi avaliar como a política é praticada no campus Nepomuceno e qual a avaliação dos estudantes sobre a temática. 

Os integrantes buscaram, ainda, compreender como a não utilização dos espaços públicos, especialmente os ambientes escolares, para a discussão de temas políticos influencia o desinteresse e o desconhecimento da população sobre o assunto. “Discutir política é de extrema importância, uma vez que nossos discursos e ações nos espaços públicos são notadamente políticos. 

Além disso, o exercício da política precisa ser uma prática corriqueira nos espaços públicos, como as instituições de ensino, visto é determinante em diversos aspectos fundamentais do país, como economia, saúde, educação, entre outros”, destaca o professor Lucas.

O projeto teve a seguinte dinâmica: leitura e análise de referências bibliográficas sobre política e, posteriormente, discutidas por meio de reuniões realizadas quinzenalmente. 

Na sequência, foi elaborado um questionário e entregue aos alunos do campus. Com base na análise das respostas dos questionários, foram selecionados 11 estudantes para as entrevistas semiestruturadas e, por fim, foi realizada a análise de conteúdo das entrevistas.

O professor Lucas ressalta que o primeiro lugar na META traz reconhecimento à pesquisa e à dedicação dos alunos que participaram do projeto. 

“Esperamos que a premiação do trabalho e sua efetivação consigam instigar mais ações e debates relativos à política no campus Nepomuceno, pois a análise dos questionários e das entrevistas semiestruturadas mostrou que a maioria dos estudantes não se interessam por política e desconhecem o significado de muitos termos comumente utilizados no cotidiano e no senso comum”, conclui Lucas. 

O professor defende a importância da popularização de trabalhos científicos relativos à política já que mostra que discussões e pesquisas sobre a temática podem se basear em conhecimentos científicos respaldados por metodologias. 

“A difusão de projetos e pesquisas sobre política pode contribuir para o aumento de interesse dos cidadãos, sobretudo os estudantes, pelo assunto e, consequentemente, para a ampliação dos estudos e dos conhecimentos vinculados à política”, ressalta o professor.

com assessoria

Nenhum comentário: