terça-feira, 20 de novembro de 2018

PESQUISADORA DA UFLA APRESENTA TRABALHO SOBRE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA CADEIA DO CAFÉ


O artigo “Avaliação de um modelo de inteligência competitiva aplicado à indústria do café”, de autoria do doutor em Administração Eduardo Cesar Silva, da doutoranda em Administração, Angélica Azevedo, e do professor titular do Departamento de Gestão Agroindustrial (DGA) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Luiz Gonzaga de Castro Junior, foi apresentado, no último dia 7, nos Seminários em Administração da Universidade de São Paulo (SemeAd/USP). O evento foi uma realização da Faculdade de Economia e Administração (FEA).

Apresentado por Angélica Azevedo, o trabalho avaliou a eficácia do modelo de inteligência competitiva realizado pelo Bureau de Inteligência Competitiva do Café, projeto executado na Agência de Inovação de Café (InovaCafé) com recursos do Consórcio Pesquisa Café/Embrapa. 

“Analisamos se as recomendações publicadas no Relatório Internacional de Tendências do Café nos anos de 2013 e 2014, referentes ao segmento de torrefação, se confirmaram com o tempo”, explicou a coautora, que compareceu ao seminário com apoio do Programa de Pós-Graduação (PGA) e da universidade de origem.

O Relatório, que teve sua última edição publicada no início desde ano, foi uma publicação mensal destinada a realizar o monitoramento da cafeicultura mundial, antecipando ameaças e oportunidades aos produtores brasileiros. 

Para o artigo, foram analisadas 22 edições do material, com a identificação das principais tendências captadas por ele. Em seguida, foi realizada uma pesquisa de notícias e estatísticas dos anos posteriores (até 2017) para verificar se as tendências realmente foram significativas e importantes.

“Das nove tendências identificadas, seis tiveram importância confirmada nos anos seguintes. O trabalho atestou que a análise de Inteligência Competitiva efetuada pelo Bureau foi eficiente e gerou resultados expressivos para a cadeia produtiva do café. Isso revela que os atores envolvidos na indústria nacional do café podem obter informações valiosas para a tomada de decisão por meio do monitoramento de tendências”, enfatizou Eduardo Silva.

Angélica Azevedo destacou que o SemeAd é um dos principais eventos acadêmicos de Administração do país e que conta com professores altamente capacitados. 

“A participação no seminário foi de extrema relevância, pois permite que os trabalhos apresentados à comunidade acadêmica sejam aprimorados a partir de considerações e discussões levantadas durante a apresentação”, disse Angélica.

Em breve, o artigo passará por alterações, conforme sugestões feitas durante o SemeAd, e a sua versão final será submetida a periódico científico para publicação.

com assessoria da InovaCafé

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