quarta-feira, 14 de novembro de 2018

SDJR REINAUGURA 4 MONUTOS HISTÓRICOS

Na solenidade da casa mais antiga, Paulo Roberto Souza Lima, Ruth Viegas, o prefeito Nivaldo e Marcus Fróis

O prefeito Nivaldo Andrade inaugurou a revitalização de quatro monumentos históricos de São João del-Rei, nas Vertentes, recentemente reformados, através de recursos de R$1,4 milhão, oriundos do ICMS Cultural. O circuito de reinaugurações foi no dia 30 de outubro passado.

Nivaldo anunciou para breve o início da revitalização da atual fachada da sede da prefeitura, um casarão imperial de 1849. O prédio, que estava fechado desde a administração passada, sofreu reformas em suas dependências internas. Funcionam no local o gabinete do prefeito, as secretarias municipais de Governo e de Administração, e seus diversos departamentos.

Circuito
A primeira solenidade foi na casa mais antiga da cidade, na rua Santa Tereza, no centro histórico, onde estão o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio e o Instituto Histórico e Geográfico. Foi construída na primeira metade do século XVIII.

A segunda solenidade foi a reinauguração da sede da Academia São-Joanense de Letras, no andar superior da Biblioteca Pública, no Largo de São Francisco de Assis. Esse casarão faz parte do complexo histórico e arquitetônico que conta também com a Casa de Bárbara Heliodora, onde funciona a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Bárbara nasceu nessa casa em 1759. 

Construído em 1922, a terceira reinauguração foi do Coreto Maestro João Cavalcanti, na avenida Presidente Tancredo Neves, local de apresentações artísticas e musicais, principalmente nas manhãs de domingo.

E a quarta reinauguração foi do Teatro Municipal, de 1893, na rua Hermilo Alves, no centro comercial da cidade, com a participação da artista plástica Yara Tupinambá. Yara expõe gravuras de sua autoria no andar superior, em frente do Café do Teatro.

Além do prefeito Nivaldo Andrade, as solenidades contaram com as presenças do secretário de Cultura e Turismo, Marcus Fróis; da secretária de Educação, Cíntia Leite; do secretário de Saúde, José Marcos; da secretária de Assistência Social, Aline Gonçalves; da presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio, Ruth Viegas; do presidente do Instituto Histórico e Geográfico, Paulo Roberto Souza Lima; da presidente da Academia de Letras, Zélia Leão Terrell; e dos vereadores Professor Leonardo, Altamir Zanetti, Roberto da Bertina e Weriton Andrade.

Nenhum comentário: