sábado, 24 de novembro de 2018

SEMINÁRIO PROMOVIDO PELA CÂMARA DISCUTE PARTICIPAÇÃO NA SOCIEDADE


“Participação na sociedade democrática” foi o tema da segunda palestra do Seminário “Desafios da Atualidade”, realizada nesta quarta-feira, 21, no Auditório da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Três Corações, no Sul de Minas. O evento contou com a participação de servidores da Câmara Municipal e de estudantes da Escola Estadual Godofredo Rangel.


O debate foi conduzido pelo professor Gabriel Rodrigo Gomes Pessanha, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal). Com experiência nas áreas de finanças, economia industrial e governança corporativa, o docente é doutor em Administração e atualmente cursa pós-doutorado na Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

Em sua exposição inicial, o professor falou sobre diferentes modelos de gestão. Enquanto o modelo autogestionário compreende a ideia de um poder compartilhado e sem representações, o heterogestionário está ligado à lógica do poder vertical, dotado de representações e hierarquias.

Ao tratar da ausência de participação popular em questões fundamentais para uma sociedade democrática, Gabriel atribuiu essa realidade a fatores como descrença dos cidadãos em relação à classe política e falta de conhecimento de grande parte da população.

Em seguida, ao discutir mecanismos para ampliação e aprimoramento da participação, o professor lembrou que isso pode ser estimulado pela efetiva transparência de atos do poder público. Neste sentido, mais do que dar publicidade aos atos, é necessário que as pessoas sejam capazes de compreender os dados e informações apresentados. Para Gabriel, cidadãos com maiores níveis de informação e conhecimento estão aptos a exercer controle social e fiscalizar seus representantes, o que torna a gestão pública mais forte e legítima, além de dificultar práticas de corrupção.

O Seminário “Desafios da Atualidade” tem como proposta debater temas relevantes sobre a realidade atual e carências que causam desequilíbrios na vida cotidiana. As atividades pretendem estimular a variedade de ideias, aprimorar a liberdade de discussão e argumentação, além de permitir a evolução do pensamento crítico dos participantes.

A próxima palestra foi realizada ontem, sexta-feira, 23, às 15h30, e discutiu “Gestão da mudança”. A exposição ficou a cargo da professora e supervisora de RH da Total Alimentos, Maria Cristina Camargo.

Nenhum comentário: