quinta-feira, 1 de novembro de 2018

TJMG RECEBE PROJETO PARA CONSTRUÇÃO DE FÓRUM SUSTENTÁVEL

Convênio inovador e inédito vai permitir a Santa Rita do Sapucaí eficiência e economia, sem trazer ônus para o Tribunal

A comarca de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, deverá ter o primeiro fórum sustentável do Estado. O anexo ao projeto, com as especificações relacionadas à sustentabilidade, foi apresentado nesta quarta-feira, 31, ao presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, pelo prefeito de Santa Rita do Sapucaí, Wander Wilson Chaves. 

Trata-se de construção sustentável na qual serão amenizados impactos à natureza e serão utilizados com eficiência os bens naturais como água e energia solar.

O Município será responsável pelos custos da execução do projeto sustentável. Esse é o primeiro convênio entre uma prefeitura e o TJMG no qual o Município assume o ônus de custear os projetos de sustentabilidade, comenta o desembargador José Arthur Filho, superintendente de Planejamento Administrativo e Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

O magistrado espera que essa iniciativa seja replicada em outras comarcas do Estado. Entre as inovações, o desembargador José Arthur Filho comenta que o edifício será construído em um posicionamento específico que possibilitará amenizar o impacto do sol da tarde na estrutura do edifício forense, com o que ficará reduzida a temperatura interna do prédio, e, em decorrência, o uso de ar condicionado. 

Serão utilizadas placas fotovoltaicas que convertem a energia da luz solar diretamente em energia elétrica gerando economia. As placas serão implantadas no estacionamento dos veículos que passará a ser coberto por elas, com o que haverá dupla função para as placas: a primeira de gerar sombra aos carros e, a segunda, a de coletar a luz solar, que será transformada em energia limpa.

O projeto também agrega a reutilização das águas de chuva que serão canalizadas para uso interno e nos jardins do fórum. Pisos permeáveis também serão aproveitados para suportar cargas e permitir a passagem de água sem que resulte danos à sua estrutura.

Estiveram presentes, além do Prefeito o juiz diretor do foro da comarca, Ediberto Benedito Reis, o juiz Hélio Walter de Araújo Júnior, a Procuradora Geral do Município Thaís Pereira Mesquita, entre outros.

Nenhum comentário: