terça-feira, 4 de dezembro de 2018

DIRETORIA E PROFISSIONAIS DO HOSPITAL REGIONAL PARTICIPAM DE CURSO SOBRE PARTO ADEQUADO

Objetivo é capacitação para ampliar número de partos normais realizados na maternidade

O diretor do Hospital Regional do Sul de Minas, em Varginha, Rogério Bueno e os profissionais Dulce dos Reis, enfermeira obstetra líder do PPA do hospital; Genésio Peloso e Rubens Vilela, coordenadores da Maternidade participam nesta quinta e sexta, 29 e 30 de dezembro, de curso em São Paulo sobre o Projeto Parto Adequado. Entre outros temas, o curso discute os rumos e metas para reduzir o número de cesarianas e reduzir a mortalidade materna em 30%.

Nos últimos anos o Hospital Regional aumentou 150% o número de partos normais realizados na maternidade. O número saltou de 16% de partos normais em 2016 para 40% em 2018. Um resultado extremamente significativo tendo em vista o curto prazo e os números nacionais de cesarianas que ainda são altos comparados a outros países.

Os números e o programa Parto Adequado levam sempre em consideração o público alvo que são as mães em primeira gestação e as com gestações anteriores que tenham sido parto normal. Estas são as pacientes indicadas para o parto normal e humanizado.

No que diz respeito aos indicadores de morte materna em decorrência do parto, o índice da maternidade do Hospital Regional durante o período  em que o pospital íntegra o Programa Parto Adequado é de zero ocorrências. Outro importante número da instituição.

Para o diretor do Hospital Regional, Rogério Bueno, "atingir a meta de 75% de partos normais realizados na Maternidade em Varginha é um número possível se houver a conscientização de mães e profissionais já que enquanto instituição de saúde o Hospital Regional não tem medido esforços para alcançar esta realidade necessária e em sintonia com os estudos e estatísticas da medicina obstétrica atual".

Nenhum comentário: