quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

DIVERSIDADE MARCA NOVO PERFIL DO ALUNO DA UFMG

Estudo da Prograd mostra que a universidade vem recebendo mais estudantes negros, de famílias de renda mais baixa e de outros estados
Estudantes que ingressaram na UFMG no primeiro semestre de 2018: perfil mais diversificado

Quase a metade – 49,3% – dos estudantes que chegaram aos cursos de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no primeiro período letivo de 2018 se autodeclararam pretos ou pardos. 

O percentual é praticamente o dobro do registrado em 2008 (26,75%), ano que antecedeu o início da aplicação das políticas de ações afirmativas na universidade. 

Os dados estão em relatório sobre o perfil dos estudantes matriculados na última década, elaborado pelo Setor de Estatística da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

O trabalho também mostra que houve crescimento da entrada de alunos cuja renda familiar é de um a dois salários mínimos: em 2014, esses estudantes correspondiam a 11,4% do total, e, em 2018, a 18,2%. 

Além disso, o estudo também indicou que um terço dos alunos da UFMG tem renda familiar de dois a cinco salários mínimos, compondo a categoria socioeconômica mais frequente.

Nenhum comentário: