sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

FERNANDO PIMENTEL PARTICIPA DE LANÇAMENTO DO LIVRO "RODAS DE LEITURA"

Obra registra os dois anos do projeto do Servas que promove encontro entre detentos e a literatura


O governador Fernando Pimentel participou na noite dessa quarta-feira, 12, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, do lançamento do livro “Rodas de Leitura”, de autoria de Pedro Muriel e Alexandre Amaro e Castro, que conta a trajetória do projeto.

Iniciativa desenvolvida pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), em parceria com o Governo do Estado, Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Academia Mineira de Letras e o projeto Sempre um Papo, o “Rodas de Leitura” impactou 400 detentos de 11 unidades prisionais do Estado que tiveram contato com diversas obras literárias nos últimos dois anos. 

Fernando Pimentel citou o escritor francês André Maurois, que disse que “o livro fala e a alma responde”, para explicar sobre o projeto.

“De fato não existe nada mais bonito do que a remição de pena através da leitura. A legislação prevê a redução de quatro dias da pena para cada livro lido, mas quem conhece a população carcerária do país e de Minas sabe que isso, na letra fria da lei, não quer dizer nada. O preso ou a presa padrão não tem hábito de leitura, então como você faz para que ela possa usufruir desse direito? É preciso trabalhar isso e é isso que o projeto ‘Rodas de Leitura’ faz”, contou.


A presidente do Servas, Carolina Pimentel, agradeceu o apoio dos voluntários que se dedicaram na construção do projeto.

“Lançar esse livro aqui hoje é muito mais do que apresentar um registro poético sobre um projeto social em presídios. Hoje posso dizer com segurança que o Servas cumpriu sua missão institucional da dona Sarah Kubitschek, nossa fundadora, que clamava por mais igualdade social. Nós estivemos em lugares onde o Servas jamais esteve”, afirmou.

Literatura dentro dos presídios
O projeto “Rodas de Leitura” propõe a leitura mensal de um livro e, nesse período, são realizados encontros semanais entre os 20 detentos selecionados e os voluntários que coordenam as rodas para discussão da obra escolhida e os orientam na produção de resenhas da obra, que são corrigidas por uma comissão formada por professores de letras, pedagogos e um representante da Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap).

Durante a realização do projeto, o Servas também promoveu encontro dos detentos participantes com escritores, como Frei Beto, Leonardo Boff, Afonso Borges, Humberto Werneck, Xico Sá, Luiz Fernandes e Zulmira Furbino, que participaram das rodas de leitura.

Também estiveram no lançamento do livro “Rodas de Leitura” os secretários de Estado de Governo, Odair Cunha; de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares; e de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, César Emílio.

Nenhum comentário: