segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

VITÓRIA DAS MULHERES!

Deputada Geisa Teixeira encerra mandato com aprovação de lei de sua autoria contra a Violência Obstétrica em Minas Gerais

Um dia histórico para as mães e seus filhos em Minas Gerais. Por votação unânime foi aprovado em segundo turno, no último dia 4, o Projeto de Lei 4677/2017 de autoria da deputada estadual Geisa Teixeira (PT). 

O PL tem o objetivo de proteger gestantes, mulheres em trabalho de parto e seus bebês e mulheres em situação de abortamento contra a violência obstétrica em todo o estado de Minas Gerais.

A deputada Geisa Teixeira, primeira mulher de Varginha eleita deputada estadual, lutou incansavelmente para que seu projeto de lei fosse aprovado e garantisse proteção a todas as mulheres que podem sofrer algum tipo de violência obstétrica, que é uma realidade para 1 em cada 4 mulheres no Brasil de acordo com estudo "Mulheres brasileiras e gênero nos espaços públicos e privados", realizado pela Fundação Perseu Abramo (FPB) em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC), em 2010.

Desde 2016 a deputada mobilizou vários encontros entre profissionais da área e levou debates para dezenas de cidades mineiras e algumas chegaram a implantar leis municipais em função da conscientização da necessidade de proteção destas mulheres.

"A vida e a dignidade das mulheres deve ser garantida a todo custo e principalmente neste período tão importante que é a maternidade. Temos que nos amparar e lutar com todas as forças para que nossos direitos sejam respeitados e esta foi minha intenção quando criei a lei de combate a violência obstétrica. Pensando em cada mãe e em cada filho deste nosso estado de Minas, eu não descansei até que esta vitória fosse conquistada. Uma vitória não minha, mas de cada mulher que acredita na vida e na esperança de um futuro melhor. Saio realizada de meu mandato por ter a certeza que cumpri com a verdadeira missão de um político, que é lutar pela vida de todos", destacou a deputada Geisa Teixeira.

A lei segue agora pra sanção do governador Fernando Pimentel (PT) e assim que sancionada entra em vigor. 

Na prática, a partir de agora as mulheres terão amparo para reivindicar legalmente seus direitos a um tratamento digno e humanizado em atendimento nos hospitais e clínicas públicas e privadas. 

Para mais informações sobre a Lei de autoria da deputada Geisa Teixeira que combate a violência obstétrica em Minas Gerais, acesse: https://goo.gl/vY2eLX

Nenhum comentário: