terça-feira, 8 de janeiro de 2019

PRIMEIRO CINEMA AUTOSSUSTENTÁVEL DO BRASIL FOI INAUGURADO EM ITAJUBÁ


A Rede Cine A inaugurou em Itajubá, no Sul de Minas, no último dia 3, quinta-feira, o mais moderno e completo cinema do Brasil, em formato inédito na América latina. A super estreia para o público foi na sexta-feira, dia 4, a partir das 13h. Os primeiros filmes a serem exibidos são: Aquaman, Dragon Ball Super: Broly e WiFi Ralph: Quebrando a internet. 

Construído em terreno doado pela Prefeitura de Itajubá, ao lado do Teatro Municipal Christiane Riera e com vista para o Parque da Cidade, no bairro Estiva, o primeiro cinema autossustentável tem usina própria para geração de energia solar; sistema de captação e reutilização da água da chuva; pontos para carregar carros elétricos e para coleta de lixo eletrônico; além de espaços que incentivam o uso da bicicleta e a prática de exercícios físicos, como Yoga, Slackline, meditação e dança. 

A solenidade oficial de inauguração do Cine A Itajubá contou com a presença do prefeito Rodrigo Riera, do vice-prefeito Christian Gonçalves, do diretor da Rede Cine A, Silvio Gutierris, dos engenheiros responsáveis pela obra, de secretários municipais, vereadores, funcionários do cinema e convidados. 

Dentro das quatro salas do cinema está o que existe de mais avançado em som Dolby Atmos e imagem 3D e 4K, com projeção a laser. 

O investimento foi de cerca de R$ 14 milhões e o projeto arquitetônico traz design arrojado e espaço elegante, que garante conforto e lazer. Com tudo isso reunido em um só lugar, o Cine A Itajubá já recebeu a certificação de construção verde. 

O selo é da LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), maior certificadora mundial para edificações que utilizam energias renováveis e outros pré-requisitos de sustentabilidade e design. 

Itajubá foi escolhida para sediar o empreendimento pelo tamanho da cidade - cerca de 96 mil habitantes, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2018 -, e também pelo perfil do município considerado um polo educacional de tecnologia e inovação. 

Usina solar autossuficiente 
A usina solar terá capacidade para gerar 24 mil KWH/mês, quantidade suficiente para abastecer todo o complexo. 

São 451 placas fotovoltaicas para a produção da energia através da irradiação solar. As células fotovoltaicas presentes nos semicondutores interligados das placas geram partículas de energia quando expostas à luz. 

A energia gerada pela usina seria suficiente para abastecer 152 residências de Itajubá, já que o consumo médio nas casas brasileiras foi de 157 KWh por mês. 

As mais modernas salas de cinema com tecnologias 3D, 4K e DOLBY ATMOS e projeção a laser 

Se o complexo é encantador, imagine a experiência oferecida pelas quatro salas do cinema. Tecnologia 3D, a ilusão de fazer parte do filme, com reforço da percepção de profundidade para o espectador. 

A tecnologia 4K garante telas com resolução de 3840x2160 pixels, totalizando 8.294.400 pixels, ou seja, quatro vezes mais resolução que o FULL HD (1080p). Isso tudo aliado com a projeção a laser, que garante ainda mais nitidez nas imagens. 

Já com o sistema de som Dolby Atmos, quem está dentro da sala de cinema tem a experiência de ouvir todas as nuances sonoras colocadas no filme pelos cineastas de forma completa e inigualável. A sensação é de que o som está correndo pelos quatro cantos da sala de cinema, vindo do chão, do teto, das paredes, de frente, enfim, por todos os lados. Uma experiência fiel ao conteúdo disponibilizado no filme. 

Nenhum comentário: