quarta-feira, 27 de julho de 2011

SENADOR CRIVELLA QUER MAIS RIGOR NO RECONHECIMENTO DE CURSO SUPERIOR

Tramita na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado, em decisão terminativa, projeto de lei (PLS 43/09) de Marcelo Crivella (PRB-RJ) que obriga a União, juntamente com entidades profissionais, a promover exames de proficiência para egressos de cursos de graduação, de modo a condicionar o reconhecimento dos cursos das instituições de ensino ao desempenho médio de seus formados.

A proposta, que obriga todos os egressos da graduação a se submeterem a uma prova de proficiência, tem como relator Demóstenes Torres. Se aprovado na CE e não houver recurso para que seja votado pelo Plenário, o projeto seguirá para a Câmara dos Deputados. Em janeiro deste ano, foi arquivado pela CE projeto (PLS 186/06) do senador licenciado Gilvam Borges que extinguia o exame da OAB. Em 8 de julho de 2009, a CE chegou a realizar uma audiência pública com especialistas da área para discutir o assunto.
da Agência Senado

COMEÇA AMANHÃ O CONCURSO SABORES DE LAVRAS

Enroladinho de frango com bacon do Darce Beer, um dos concorrentes
O concurso gastronômico “Sabores de Lavras” será realizado entre 28 de julho e 03 de setembro, e tem por objetivo divulgar e valorizar a culinária oferecida e o serviço de bares, restaurantes e afins de Lavras, como também aumentar o fluxo de novos clientes nestes estabelecimentos. Este ano em “Sabores de Lavras” um dos quesitos é que a “porção” que for concorrer ao concurso, tenha entre seus ingrediente algum tipo de queijo, valorizando os laticínios de Lavras que vem produzindo cada vez melhores queijos, inclusive os chamados “Queijos Finos”.

Sabores de Lavras” está convidando quem aprecia a boa culinária a participar das degustações nos diversos estabelecimentos da cidade,bares, restaurantes e afins, que criaram pratos e poções especiais utilizando queijos em seus ingredientes. Fique de olho! Procure nos cardápios o prato que está participando do concurso e dê a sua avaliação. O valor mínimo e máximo das porções que estarão concorrendo aos prêmios deverá estar entre R$5,00 e R$40,00. Os vencedores serão os mais votados pelo voto popular e pela comissão de jurados.
com assessoria

VARGINHENSES RECICLAM 3 MIL LITROS DE ÓLEO DE COZINHA

No último dia 21, o Sol mal havia despontado no horizonte e o caminhão conduzido por Tatuí, cidade de origem e também apelido do simpático motorista da empresa beneficiadora do óleo de cozinha já estava estacionado em frente ao depósito da Rede Varginha. Naquela manhã fria de inverno seria comercializada o fruto da conscientização de empresas e indivíduos varginhenses que durante seis meses destinaram corretamente para a reciclagem, quase três toneladas de óleo de cozinha usado.

Analisando friamente os números é impossível imaginar o empenho de cada membro da Rede para que a operação fosse concretizada. Como formiguinhas, o grupo tem introduzido na sociedade o potencial das redes sociais, comumente confundido com midias sociais da Internet. Uma Rede é a união de cidadãos, empresas e governos que partilham valores e objetivos comuns. Porém a tomada de decisões está sempre centrada em ´humanos´. No caso da ´Rede Varginha pela Coleta de Óleo de Cozinha Usado´, a causa é óbvia, mas conectado a esse Movimento está o despertar de que é possível fazer muito quando cada individuo se empodera de uma função que desempenha com o coração, sem que seja imposta obrigatoriedades.

Redes não possuem hierarquias mas a nossa teia tem um piloto: o guarda municipal Antônio Toledo. Nas horas vagas, este empreendedor há anos tecia sua rede percorrendo bairros da cidade em uma kombi vendendo produtos de limpeza. Toledo foi introduzido à Rede em 2010 por intermédio do membro Vinícius Valle, e literalmente arregaçou as mangas para se tornar nosso primeiro coletador local. A parceria se dá de uma forma muito clara e, teoricamente, simples. Ecopontos abertos por ele, 10% da comercialização para a Rede. Ecopontos da Rede, 50% para dele. Antônio já emprega um colaborador e faz a roda engrenar e girar.
por Diego Gazola, diretor da consultoria Muda de Ideia e também membro da Rede Varginha

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE MEDULA OSSÉA SURPREENDE ORGANIZADORES EM TRÊS CORAÇÕES


Cerca 600 possíveis doares de medula óssea, na faixa etária de 18 a 55 anos, foram cadastrados em Três Corações após a última campanha do Projeto “Vida por vidas”, realizada em meados de julho.  Trata-se de um trabalho voluntário que vem sendo desenvolvido desde 2004 pela  Igreja Adventista do Sétimo Dia em todo o Brasil.  Em Três Corações, no Sul de Minas, o projeto é executado pelo Ministério Jovem e coordenado pelo Clube de Desbravadores Bom Pastor. A Prefeitura Municipal desempenha um importante papel. É ela, através da Secretaria Municipal de Saúde, que dá todo o suporte técnico para a realização do cadastro de doadores.

A Câmara de Vereadores e o Hemominas de Pouso Alegre também estão entre os principais parceiros da ação.  O voluntário e doador Marcio Souza, mais conhecido como Marcinho Vovô, comemora os números.  Segundo ele, o sucesso é resultado do engajamento dos jovens e dos parceiros, principalmente da Prefeitura Municipal, que sempre apoiou a realização da campanha. Neste ano, em especial, contou-se com a presença de Renata Couto, que aguarda um doador há sete anos, motivando a participação cidadãos tricordianos.

Vida por Vidas
O premiado Projeto “Vida por Vidas” surgiu com a proposta de contribuir com os hemocentros através do incentivo à doação de sangue, plaqueta e medula óssea. Dois anos após a criação, recebeu o prêmio “Destaque em Doação de Sangue”, pela OMS. Em 2011, outro reconhecimento. Desta vez, pelo Ministério da Saúde como maior campanha de doação de sangue e medula óssea.