Cerca 600 possíveis doares de medula óssea, na faixa etária de 18 a 55 anos, foram cadastrados em Três Corações após a última campanha do Projeto “Vida por vidas”, realizada em meados de julho. Trata-se de um trabalho voluntário que vem sendo desenvolvido desde 2004 pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em todo o Brasil. Em Três Corações, no Sul de Minas, o projeto é executado pelo Ministério Jovem e coordenado pelo Clube de Desbravadores Bom Pastor. A Prefeitura Municipal desempenha um importante papel. É ela, através da Secretaria Municipal de Saúde, que dá todo o suporte técnico para a realização do cadastro de doadores.
A Câmara de Vereadores e o Hemominas de Pouso Alegre também estão entre os principais parceiros da ação. O voluntário e doador Marcio Souza, mais conhecido como Marcinho Vovô, comemora os números. Segundo ele, o sucesso é resultado do engajamento dos jovens e dos parceiros, principalmente da Prefeitura Municipal, que sempre apoiou a realização da campanha. Neste ano, em especial, contou-se com a presença de Renata Couto, que aguarda um doador há sete anos, motivando a participação cidadãos tricordianos.
Vida por Vidas
O premiado Projeto “Vida por Vidas” surgiu com a proposta de contribuir com os hemocentros através do incentivo à doação de sangue, plaqueta e medula óssea. Dois anos após a criação, recebeu o prêmio “Destaque em Doação de Sangue”, pela OMS. Em 2011, outro reconhecimento. Desta vez, pelo Ministério da Saúde como maior campanha de doação de sangue e medula óssea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário