terça-feira, 29 de novembro de 2011

COM 21,22 QUILOMÊTROS NA FERNÃO DIAS, LAVRAS RECEBE 3,78% DE REPASSE DO ISS

A Autopista Fernão Dias, uma das nove concessionárias da OHL Brasil, é a responsável, desde 2008, pelos 562,1 quilômetros da rodovia Fernão Dias (BR-381), que liga as cidades de São Paulo (SP) a Belo Horizonte (MG). A Fernão Dias liga São Paulo a Belo Horizonte e corta as seguintes cidades: Contagem, Betim, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Brumadinho, Rio Manso, Itatiaiuçu, Itaguara, Carmópolis de Minas, Oliveira, Santo Antônio do Amparo, Perdões, Ribeirão Vermelho, Lavras, Nepomuceno, Carmo da Cachoeira, Três Corações, Campanha, São Gonçalo do Sapucaí, Careaçú, São Sebastião da Bela Vista, Pouso Alegre, Estiva, Cambuí, Camanducaia, Itapeva, Extrema, Vargem, Bragança Paulista, Atibaia, Mairiporã, Guarulhos e São Paulo. 

A Fernão Dias tem 562,1 quilômetros de extensão e tem um importante papel na rede rodoviária brasileira, pois faz parte do principal corredor rodoviário de interligação dos mais importantes pólos econômicos das regiões Sudeste e Sul do Brasil e destas com os principais países do Mercosul. Em termos de movimentação de cargas e passageiros, os volumes de tráfego são mais altos nos trechos entre Bragança Paulista (SP) e São Paulo, e Igarapé (MG) e Belo Horizonte, em ambos os sentidos da rodovia. O tráfego atual é composto por 50% de veículos comerciais, 49% de veículos de passeio e 1% de motocicletas. Cerca de 170 mil veículos passam diariamente pela rodovia Fernão Dia.

Todos os municípios cortados pelos 562 quilômetros da Fernão Dias têm direito a receber o repasse do Imposto Sobre Serviços (ISS). No período dos 25 anos de concessão, a previsão da concessionária é repassar cerca de R$ 324 milhões as prefeituras (valor calculado com base na moeda de 2009). Só nos 10 primeiros anos serão aproximadamente R$ 95 milhões. O valor é calculado sobre a alíquota de até 5% (variável de 2 a 5% nos municípios) sobre a receita de arrecadação das 8 praças de pedágios ao longo da rodovia, proporcional a testada do município na rodovia. Oliveira, no Centro-Oeste, é o município com maior extensão, perfazendo 32,75km ao longo da rodovia e tem direito a 5,83% de ISS. Já o menor município com trecho da Fernão Dias é Ribeirão Vermelho, com 2,60km e com direito a 0,46% do imposto. 

Município Extensão do município
 ao longo da rodovia (Km)
             Repasse do ISS 
             a cada município lindeiro (%)
Atibaia27,40                             4,87
Betim24,50                             4,36
Bragança Paulista14,00                             2,49
Brumadinho  8,90                             1,58
Camanducaia15,80                             2,81
Cambuí  1,60                             3,84
Campanha22,30                             3,97
Careaçu18,99                             3,38
Carmo da Cachoeira26,08                             4,64
Carmópolis de Minas24,80                             4,41
Contagem  3,70                             0,66
Estiva15,17                             2,70
Extrema18,60                             3,31
Guarulhos  3,60                             0,64
Igarapé 10,00                             1,78
Itaguara 27,20                             4,84
Itapeva   6,60                             1,17
Itatiaiuçu 16,75                             2,98
Lavras 21,22                             3,78
Mairiporã 18,70                             3,33
Nepomuceno   3,55                             0,63
Oliveira32,75                             5,83
Perdões 18,40                             3,27
Pouso Alegre 25,48                             4,53
Ribeirão Vermelho   2,60                             0,46
Rio Manso  3,55                             0,63
Santo Antônio do Amparo 29,75                             5,29
São Gonçalo do Sapucaí 24,40                             4,34
São Joaquim de Bicas  4,50                             0,80
São Paulo15,20                             2,70
São S. da Bela Vista19,51                             3,47
Três Corações25,00                             4,45
Vargem11,50                             2,05



APÓS 11 ANOS DE ESPERA, PRIMEIRA FASE DO CONTORNO DE BETIM SERÁ INAUGURADA

A primeira etapa do Contorno de Betim, via alternativa para o tráfego rodoviário de longa distância, será inaugurada nesta quarta-feira, 30, em uma solenidade no Centro Administrativo de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Após a apresentação do trabalho executado pela Autopista Fernão Dias, em parceria com a Prefeitura Municipal de Betim, haverá uma carreata no trecho entregue aos usuários da Rodovia Fernão Dias. A obra da primeira fase do Contorno, trecho que liga o trevo da BR-262, no Km 497,5 da Fernão Dias, ao trevo de acesso ao bairro Bandeirinhas, teve início em setembro de 2010, após o recebimento da licença ambiental pela Autopista Fernão Dias.

Com extensão de 2,75 quilômetros, a primeira etapa da obra passou pela execução de serviços preliminares, com obras de terraplenagem, pavimentação e drenagem superficial. A finalização das intervenções envolveu o término da capa asfáltica, a sinalização vertical (placas) e horizontal (pintura de faixas), e o paisagismo. A segunda etapa da construção do Contorno de Betim, com extensão de 5,38 quilômetros, começa no trevo Bandeirinhas e segue até a altura da Krupp, no Km 491,3 da Fernão Dias. As obras já foram iniciadas (em setembro de 2011), com a limpeza da área de domínio da rodovia, a implantação do caminho de serviço, a drenagem e a liberação das áreas desapropriadas. 

Atualmente está na fase de entrega dos relatórios para a obtenção das licenças ambientais e arqueológicas necessárias para a supressão de vegetação e a intervenção em áreas de preservação permanente e em recursos hídricos, entre outras. No total, o Contorno terá aproximadamente 8 quilômetros de extensão. A previsão é que a segunda etapa das obras seja concluída em fevereiro de 2013. O Contorno aumentará o conforto e a segurança dos usuários da rodovia Fernão Dias, criando uma alternativa para o tráfego e desafogando a pista atual, que se tornou uma “avenida”, devido ao intenso tráfego urbano da região de Betim (MG). O trecho em construção será uma via fechada, medida necessária para que sejam mantidas suas características de tráfego rodoviário.

Um pouco da história do Contorno de Betim
A construção do Contorno de Betim teve início em meados da década de 1990. Este corredor viário fazia parte do programa de duplicação da Fernão Dias e teve início na primeira etapa das obras. O objetivo era melhorar as condições de trafegabilidade na rodovia. A criação do Contorno para o tráfego rodoviário foi paralisada e sua construção foi excluída do programa da duplicação. Cerca de 15 anos depois, a obra foi inserida no contrato de concessão da Autopista Fernão Dias.

O projeto anterior, iniciado pelo DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, não pôde ser aproveitado integralmente, pois estava defasado em relação à nova realidade do tráfego na região – mais de 10 anos da concepção inicial. Um novo projeto foi contratado, visando a adequação à realidade das condições atuais de tráfego. O projeto da primeira etapa foi aprovado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres)em agosto de 2010, e, o da segunda etapa, em julho de 2011. Ambos buscaram manter-se o mais fiel possível ao projeto original, ou seja, a terraplenagem original e as obras de arte (viadutos) foram mantidas.
com assessoria

REITOR DA UFLA PARTICIPA DE REUNIÃO DA BANCADA MINEIRA PARA GARANTIR MAIS RECURSOS

O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) participou de reunião da bancada mineira no Congresso Nacional em busca de mais recursos
A bancada mineira no Congresso Nacional definiu as cinco emendas que serão apresentadas ao Projeto de Lei do Plano Plurianual 2012-2015. As propostas incluem a criação da linha do metrô de Betim ao Bairro Eldorado, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte; a implantação do Rodoanel Norte e Sul para diminuir a intensidade do trânsito no Anel Rodoviário de BH; a ampliação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves; a construção de hospitais para atender as macrorregiões do estado e a implantação de parques tecnológicos nas 19 instituições federais e estaduais.

O Projeto de Lei do Plano Plurianual prevê um gasto total de R$ 5,4 trilhões até 2015, 38% superior ao PPA 2008-2011, já com recursos extraorçamentários. “Estou convicto de que a presidente Dilma Rousseff (PT) vai resolver todos os gargalos de Minas”, ressaltou o presidente do PT, deputado federal Reginaldo Lopes. A bancada mineira se reuniu ontem em Brasília para definir as emendas que serão apresentadas até sexta-feira. Os parlamentares também vão dar sugestões ao PPA.

Entre elas está a pavimentação da BR-367, que atravessa os vales do Jequitinhonha e Mucuri, a duplicação da BR-381 até Governador Valadares e a criação da 6ª Região do Tribunal Regional Federal (TRF), com sede na capital. Além de incluir algumas prioridades do estado ao PPA, a bancada mineira quer deixar claros alguns pontos do plano, por isso, pretende fazer algumas correções no texto. 
com texto de Alice Maciel, do Estado de Minas
com assessoria do deputado Paulo ABi-Ackel

AÇÃO CONTRA A DENGUE CHEGA AO SANTA TEREZA

Cerca de 32 agentes de endemias de Três Corações, no Sul de Minas, realizaram no sábado, um mutirão de prevenção à Dengue no bairro Santa Teresa. Durante todo o dia, os agentes da Secretaria Municipal de Saúde visitaram as residências, orientando os moradores sobre a doença e as formas preventivas mais eficientes. Nenhum foco do mosquito Aedes aegypti foi encontrado no bairro, para alegria dos agentes.

As casas que se encontravam fechadas no dia da ação receberam a visita dos agentes na segunda-feira. Co período de forte calor e chuvas, propício para o surgimento de focos do mosquito, está sendo intensificando os mutirões pela cidade, conscientizando os tricordianos sobre a importância de todos nessa luta contra a doença. Nesta semana, a ação preventiva está programada para o bairro Cotia.

SEM NEDO XAVIER, BOA ESPORTE DEVE TER BAIXAS DE JOGADORES

Agora é oficial. Nedo Xavier é o novo treinador do Fortaleza. O anúncio foi feito pelo presidente do clube, Osmar Baquit, por meio do site oficial do Tricolor do Pici, às 15h30min desta segunda-feira, 28. Em entrevista à rádio O Povo/CBN, Nedo Xavier confirmou que desembarca na capital cearense na próxima segunda-feira, 7 de dezembro. O novo técnico comentou que ainda é cedo falar sobre reforços para a equipe. Nedo irá para o Fortaleza acompanhado do preparador físico, Aldemir Júnior, e do assistente técnico Mazinho, que já trabalhava com ele. Entre times de renome nacional e com tradição no futebol brasileiro, a equipe de Varginha esteve perto da Série A e terminou a Série B em sétimo lugar, com 57 pontos, apenas quatro pontos atrás do grupo de acesso.

A campanha do Boa na Série B terminou no último sábado, 26, na partida contra o Duque de Caxias, em Volta Redonda (RJ). O jogo terminou empatado em 2 a 2. Durante o campeonato foram 38 partidas, com 16 vitórias, 9 empates e 13 derrotas. Os varginhenses, pela primeira vez na história, puderam ver um time da cidade na Série B do Brasileiro. O Boa ainda não terminou a temporada 2011. A equipe varginhense disputa a fase final da Taça Minas Gerais, competição que dá vaga ao campeão para a Copa do Brasil 2012. Em 2012, o Boa Varginha está garantido no módulo 1 do Campeonato Mineiro, ao lado de Cruzeiro, Atlético e América. A equipe também disputa novamente a Série B do Brasileiro, além de ter a chance de jogar a Copa do Brasil.


Outras baixas
Outro nome que deixa o Boa Esporte é o atacante Jheimy, que está lesionado e não tem mais condições de jogar na Taça Minas Gerais. Ele retorna ao Atlético Mineiro, que detém seus direitos federativos. Jheimy marcou 12 gols na Série B do Brasileiro em 21 jogos. O lateral-esquerdo Marinho Donizete e o meio-campo Carlos Magno também podem ir para o Fortaleza por indicação de Nedo Xavier.
com O Povo Online e EPTV Sul de Minas