sexta-feira, 24 de setembro de 2010

UFSJ SEDIA REUNIÃO SOBRE CONSÓRCIO ENTRE UNIVERSIDADES MINEIRAS

Novas características sobre o perfil do consórcio que será formado entre universidades federais do Sudeste e Sul mineiros serão debatidas em reunião entre reitores e equipe técnica das sete instituições, nas próximas quinta e sexta-feira, dias 23 e 24. O encontro será na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Quando concretizada, a união das federais de Alfenas (Unifal), Itajubá (Unifei), Lavras (Ufla), Ouro Preto (Ufop), São João Del-Rei (UFSJ), Viçosa (UFV), além da própria UFJF, formará o primeiro consórcio de universidades públicas do país, mantendo-se, no entanto, a autonomia de cada instituição. Atualmente nessas unidades são mais de 41 mil alunos de graduação e 5,3 mil de pós-graduação, 260 cursos presenciais, 111 de mestrado e 59 de doutorado.

O encontro na UFJF começou com almoço entre reitores no Victory Business Hotel, localizado na Avenida Independência 1.850, bairro São Mateus, a partir de 12h30. Entre 14h e 18h30, equipes técnicas, incluindo pró-reitores de cada instituição, se dividiram em comissões temáticas na Faculdade de Odontologia para debater o consórcio. Ao todo, já foram criadas sete delas: de Assuntos Estudantis; Ensino; Extensão e Cultura; Graduação; Planejamento e Gestão; Pesquisa e Inovação; e Pós–graduação. No mesmo dia, à noite, está programada a visita às exposições “Doce França: Retratos da Vida Privada” e “Le Sacre Moderne: A Sagração do Moderno”, no Museu de Arte Moderna Murilo Mendes (Mamm), seguida de coquetel no hotel.

Hoje, sexta-feira, a discussão recomeça às 8h30 e vai até 10h, com as comissões temáticas, visando reunir propostas concretas de ações a serem desenvolvidas pelo consórcio e a criação de uma proposta de contrato. Das 10h às 12h, o gerente-geral da Universidade Petrobras, Ricardo Salomão, encontra-se com os participantes. A instituição da empresa estatal realiza treinamentos para seus funcionários e possui três campi: no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Salvador. A unidade desenvolve parcerias com instituições educacionais do Brasil e do exterior. De acordo com o vice-reitor da UFJF, José Luiz Rezende Pereira, a empresa se dispôs a fazer a palestra e não indicou, a princípio, parceria com o grupo. Em seguida, das 14h às 18h, o grupo volta a falar sobre contrato e lei dos consórcios.
com assessoria

FIAT PASSA A ATUAR NAS IMPORTAÇÕES DA CHRYSLER

Os modelos da Chrysler chegam do México, EUA e Canadá
A Fiat passa a atuar nas importações realizadas pela Chrysler do Brasil. Por meio do Fiat Services, a filial brasileira da montadora vai prestar serviços alfandegários no porto do Rio de Janeiro para a liberação dos veículos importados das marcas Chrysler, Jeep e Dodge. As atividades de logísitica e distribuição da Chrysler continuam em Juiz de Fora, na Zona da Mata.

 A preparação dos veículos para a entrega nas concessionárias, o PDI (Pre Delivery Inspection), será realizada no novo Centro de Distribuição e PDI do Grupo Multiterminais, também na cidade mineira. A aliança mundial entre Fiat e Chrysler já atua desde 2009 no Brasil, quando a marca norte-americana passou a utilizar os serviços financeiros da Fiat, oferecidos pelo Banco FIDIS.
da Interpress Motor

ESCOLA MUNICIPAL RIO DO PEIXE II PROMOVE MAIS UMA “CARROÇA LITERÁRIA”

A Prefeitura de Três Corações, através da Secretaria Municipal de Educação, estará realizando neste sábado, dia 25 de Setembro, a partir de 7h30, na Escola Rio do Peixe II, mais uma CARROÇA LITERÁRIA. O projeto, que vem chamando a atenção de todos em nossa região e no Estado por seu caráter cultural inovador, tem como objetivo levar e estimular o hábito salutar da leitura aos moradores da zona rural de nosso município.

Durante sua realização, uma carroça enfeitada pelos alunos e professores, leva livros, revistas e gibis a uma residência, previamente contatada pela escola, que serve de base para a realização do projeto, onde acontece um verdadeiro encontro cultural, com leituras de textos dos próprios alunos, apresentações de teatro, música, dança, narração de “causos” e muitas outras atividades. Venha participar deste encontro. É a Prefeitura Municipal, levando cultura à zona rural do município.

INAUGURADA SEDE DA PROMOTORIA DE TRÊS PONTAS

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) alcançou mais uma meta traçada dentro do Projeto Estruturador Sedes Próprias, iniciativa que tem o objetivo de proporcionar às Promotorias de Justiça do interior condições físicas e de estrutura para o cumprimento de suas atribuições constitucionais. A cidade de Três Pontas, localizada a 277 quilômetros de Belo horizonte, na região sul do Estado de Minas Gerais, foi contemplada nessa terça-feira, 21 de setembro, com a inauguração da sede própria das Promotorias de Justiça daquele município, localizada na rua Américo Miari, 330.

A nova sede do MPMG ocupa um imóvel totalmente reformado, com 195 m² de área construída, situado num terreno de 275 m². Depois da reforma, as instalações passaram a contar com recepção, três gabinetes, secretaria, sala de técnico, sala de reuniões, copa, instalações sanitárias, instalações sanitárias adaptadas com medidas de acessibilidade, arquivo e garagem para dois veículos. As obras consistiram em troca de acabamentos e de telhado, adaptação das redes elétrica e lógica, reformulação da divisão interna do imóvel e pintura geral.

De acordo com o promotor de Justiça Igor Serrano Silva, "a inauguração da sede própria de Três Pontas exterioriza a independência institucional do MPMG, por muitos anos atrelado às dependências físicas dos Fóruns. O papel do Ministério Público, por muitas vezes, era confundido com o trabalho realizado pelo Tribunal de Justiça. A nova sede, além de evidenciar essa distinção entre as instituições, pode ser vista como mais uma conquista após o marco constitucional de 1988. Com instalações apropriadas o MPMG terá condições de atender a sociedade de maneira ainda mais eficaz".
com assessoria

MÚSICA COM RESPONSABILIDADE SOCIAL

O Roça ‘n’ Roll comprova o engajamento do rock em causas sociais! O CAMP (Projeto Criação, Apreciação Musical e Performance) do festival, ganhou destaque na TV Globo, por meio da EPTV Sul de Minas, afiliada da emissora. O projeto oferece aulas gratuitas de teoria musical, flauta, percussão e canto para cem estudantes da Escola Municipal Santa Terezinha, na zona rural de Varginha-MG.

A iniciativa é do músico Bruno Maia, idealizador do Roça ‘n’ Roll, e utiliza aulas expositivas e práticas de conjunto. Para incentivar o trabalho em equipe e a relação interpessoal dos estudantes, o projeto prevê a criação de conjuntos musicais e um coral com todos os alunos atendidos. A culminância do CAMP será um apresentação no projeto Quinta da Boa Música, da Fundação Cultural de Varginha, no mês de dezembro deste ano.

Na matéria exibida no dia 18 de setembro, a emissora enfatiza o projeto como uma excelente iniciativa direcionada às crianças. “Podemos introduzir os estudantes no mundo das artes e com isso, descobrir e desenvolver talentos locais”, destaca Bruno Maia. O vídeo da reportagem está disponível no site do Roça ‘n’ Roll (www.rocainroll.com) e no site da EPTV, no link: http://eptv.globo.com/emc/VID,0,1,22590;4,festival+ajuda.aspx
por Ivanei Salgado