segunda-feira, 2 de março de 2020

IFSULDEMINAS INAUGURA SEGUNDA UNIDADE DO CAMPUS AVANÇADO EM TRÊS CORAÇÕES

Complexo Educacional Atalaia é entregue à comunidade


Na tarde da última sexta-feira, 28 de fevereiro, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) inaugurou a segunda unidade do Campus Avançado Três Corações. 

Autoridades do município e dos poderes executivo, legislativo e judiciário; representantes de diversas instituições, inclusive da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC); e membros da comunidade acadêmica do instituto, como reitor, pró-reitores, diretores sistêmicos e dos campi, servidores e estudantes, além da comunidade externa, participaram da solenidade de inauguração do Complexo Educacional Atalaia, uma estrutura com 7.311,25 m², cuja reforma e construção duraram mais de dois anos e custaram cerca de R$ 3,7 milhões.


O local irá abrigar atividades administrativas, pedagógicas teóricas e práticas, sociais, culturais e esportivas do Campus Avançado Três Corações. Mais de 200 pessoas estiveram presentes no evento, no ginásio poliesportivo do Atalaia.


O novo complexo conta com quatro salas de aula; laboratórios de Mecânica (Usinagem, Desenho, Pneumática, Hidráulica, Metrologia, Ajustagem, entre outros); laboratório de Informática; ginásio poliesportivo; quatro salas administrativas e pedagógicas; três almoxarifados; áreas de convivência; auditório; circuito de câmeras de monitoramento; sistema de combate a incêndio e pânico; banheiros acessíveis; guarita para recepção e estacionamento. 

Todos esses setores já estão montados, equipados e, a partir deste mês de março, já irão receber alunos para as atividades curriculares.

O coordenador do curso Técnico de Mecânica acompanhou o processo de transferência dos maquinários que compõem os laboratórios do curso para o Atalaia e elogiou a mudança. 

“Com o Atalaia, criou-se um espaço que não tínhamos. Agora, temos condições plenas de reunir os alunos e dar uma aula com a presença de todos [antes, era necessário dividir os alunos em grupos durante as aulas práticas, pois os laboratórios não comportavam muitas pessoas]. E o mais importante é que estas aulas são ministradas com uma tecnologia atualizada”, explicou.

O Complexo ainda possui outros espaços, como academia, vestiários, cozinha industrial e o refeitório estudantil, que só devem entrar em funcionamento, efetivamente, no segundo semestre, segundo o diretor-geral do Campus Avançado Três Corações, Francisco Vitor de Paula. 

“Estamos montando um processo para definir, por exemplo, a empresa que vai explorar o refeitório. Quanto à academia, o espaço já pode ser ocupado por aulas que não necessitem de equipamentos, pois estes ainda precisam ser adquiridos. Estamos realizados em inaugurar o Atalaia, mas o trabalho nunca termina, ainda temos muitos projetos para este lugar, como ver construído aqui um teatro de arena”, afirmou.


Além disso, um dos diferenciais do Atalaia é possuir sistemas de armazenamento de água potável com capacidade para 70.000 litros e de águas pluviais para reuso, de 214.000 litros, como informou o coordenador-geral de obras de infraestrutura do IFSULDEMINAS, o engenheiro civil Paulo Roberto de Oliveira. 

“No quesito sustentabilidade, dentre os nossos campi, o de Três Corações, por causa do Atalaia, agora é o que tem a maior capacidade de armazenamento de águas pluviais para serem aproveitadas. Além disso, ainda iremos instalar no complexo placas fotovoltaicas, para a geração de energia solar”, explicou.

Solenidade
Apresentações musicais marcaram o início do evento. O Coral Vozes do Coração do IFSULDEMINAS - Campus Avançado Três Corações, composto por estudantes, servidores e comunidade, foi convidado a se apresentar. Em seguida, a banda de música da Escola de Sargentos das Armas de Três Corações, regida pelo maestro e subtenente Gonzaga, executou algumas músicas e o Hino Nacional Brasileiro. 

Durante a cerimônia, foi relembrada a criação e desenvolvimento do IFSULDEMINAS, destacando como foi a chegada do Instituto a Três Corações e a trajetória de transformação da antiga fábrica de calçados da cidade, abandonada há mais de 20 anos, na segunda unidade de ensino do Campus Avançado. Tais informações, inclusive, foram apresentadas em um vídeo, disponível abaixo, que também mostrou ‘o antes e o depois’ da obra do Atalaia.

Parabenizações
O congressista e presidente da Frente Parlamentar de Defesa dos Institutos Federais, o deputado federal Reginaldo Lopes, comentou sobre a importância da expansão da Rede Federal. 


"O grande desafio do Brasil é enfrentar as desigualdades e, talvez, o melhor instrumento para enfrentá-las seja a Rede Federal de Ensino Tecnológico e Profissionalizante, uma instituição de ensino verticalizada extraordinária. O que Três Corações ganha hoje é o aumento do potencial de cuidar de sua juventude, por meio da oferta de uma formação integral, inserindo o jovem de maneira efetiva e qualificada no mundo do trabalho".

Além dos parlamentares citados, também esteve presente na solenidade o deputado estadual Cristiano Silveira. O governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, e a ex-secretária de Educação do Estado e ex-reitora da UFMG, Ana Lúcia Gazolla, não puderam comparecer à cerimônia, mas enviaram mensagens, em vídeo, parabenizando o IFSULDEMINAS pela pela inauguração do Complexo Educacional.

APRESENTAÇÃO DA ESQUADRILHA DA FUMAÇA SERÁ NO PRÓXIMO DOMINGO


Varginha, no Sul de Minas, recebe a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, no próximo domingo, 8, às 16h, no Aeroporto Major Brigadeiro Trompowsky. A última apresentação na cidade foi no ano de 2009. As manobras arriscadas e precisas chamam a atenção do público. 

As sete aeronaves vão chegar a Varginha vindas de Barbacena, nas Vertentes. Ao todo a equipe da Força Aérea Nacional (FAB) é composta por 22 profissionais, entre pilotos, mecânicos e equipe de divulgação. Toda uma logística está sendo montada para garantir a fluição e lazer dos admiradores dos aviões e pilotos da FAB.

A Secretaria Municipal de Turismo e Comércio (SETEC) orienta as pessoas para irem para o aeroporto de táxi, uber ou ônibus, pois as vagas no estacionamento são limitadas. Estão empenhados na organização representantes da Guarda Civil Municipal de Varginha, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), Polícia Rodoviária e equipes da SETEC. O Grupo Unis estará presente com tendas de atendimento à população. Haverá praça de alimentação. 

A FAB informa que haverá uma barraca com produtos oficiais da venda como bonés, botons, camisetas, chaveiros e relógios. A apresentação gratuita em Varginha abre a temporada 2020 que nesse primeiro fim de semana contará com quatro demonstrações em Minas Gerais, nas cidades de Guarani, Carandaí, Barbacena e Varginha, respectivamente nos dias 5, 6, 7 e 8 deste mês.

UFLA INFORMA SOBRE MEDIDAS PARA PREVENÇÃO DA INFECÇÃO PELO NOVO CORONAVÍRUS


A confirmação do primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) na cidade de São Paulo, divulgado pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira, 26, tem deixado a sociedade brasileira alerta quanto à sua possibilidade de propagação. Ainda que existam casos suspeitos em cidades mineiras, o médico infectologista da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Silvio Augusto Corsini Menicucci, explica que não há motivos para pânico, mas esclarece que é imprescindível a adoção de medidas de prevenção por toda a comunidade.

Segundo o infectologista, os sintomas do novo coronavírus são semelhantes ao da gripe ou de um resfriado comum. 

“Usualmente causa febre, tosse e dificuldades respiratórias, mas pode causar também sintomas gastrointestinais”, explica. Caso a pessoa tenha tido algum contato com casos suspeitos ou viajado para países onde há casos confirmados de infecção e desenvolva os sintomas, é necessário procurar assistência médica imediata. 

“Ao dar entrada para atendimento, é importante a pessoa mencionar que possui esses sintomas e a possibilidade de contaminação, pois assim a triagem será feita com maior agilidade, e haverá o direcionamento do paciente para um espaço de isolamento enquanto aguarda a avaliação do médico”, orienta Silvio.

O exame para detecção do coronavirus (Covid-19) é feito a partir da coleta e análise de material da secreção respiratória. Segundo o médico, nem sempre há motivos para internação. 

“Tudo depende do nível de gravidade em que a pessoa dá entrada na unidade de saúde. Se apresenta sintomas leves e brandos e tem condição de realizar tratamento em casa, então será atendida e liberada para isolamento domiciliar. Mas se chega com quadro avançado e grave, é provável que seja encaminhada para internação.” Contudo, em caso de suspeita da doença, é fundamental que o paciente evite contato com outros indivíduos.

A transmissão do vírus se dá principalmente por contato com a saliva da pessoa infectada, por meio de espirros e tosses, mas é possível contrair o coronavírus também pelo contato com local contaminado. O infectologista orienta sobre a importância de uma rotina de prevenção. 

“Ao tossir ou espirrar, deve-se cobrir a boca usando o antebraço ou utilizar lenços descartáveis. Também é preciso higienizar constantemente as mãos com água e sabão ou álcool em gel.”

Como em toda infecção por vírus, crianças, idosos, gestantes e pessoas que possuem doenças que causam baixa imunidade estão mais vulneráveis à infecção e ao agravamento do quadro clínico. Por isso, os cuidados devem ser redobrados nessas situações.


Medidas de prevenção no campus
A UFLA é uma comunidade universitária que recebe diversas pessoas de diferentes localidades regionais, nacionais e, até mesmo, internacionais. Entre as medidas de prevenção, a Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag) orienta aos chefes das unidades que façam solicitações ao Almoxarifado de necessidade de álcool em gel. 

No caso de identificarem banheiros e áreas de circulação comum com falta de sabonete líquido, pode ser notificada a ocorrência, por qualquer membro da comunidade acadêmica, por meio de formulário eletrônico, ou diretamente  à empresa responsável pela limpeza e manutenção dos banheiros (Adcon) por meio do ramal 1544.  Esses são itens essenciais para que a comunidade acadêmica possa manter os hábitos de higienização das mãos, necessários à prevenção de doenças virais.

A Coordenadoria de Prevenção de Endemias da Diretoria de Meio Ambiente da UFLA, em parceria com o projeto Minuto da Saúde, está atuando e buscando todas as medidas de prevenção e orientação necessárias ao público. Informações sobre as medidas de prevenção estão sendo divulgadas nas páginas oficiais do Minuto da Saúde no Facebook e Instagram (@projetominutodasaudeufla).

Os cuidados para prevenir a infecção pelo coronavírus incluem:

- evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
- realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
- utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- evitar contato com as mucosas de olhos, nariz e boca;
- higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- manter os ambientes bem ventilados;
- evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.

da assessoria da UFLA
com assessoria da SES-MG

HCSL DIVULGA RESULTADO DE EXAMES DE PACIENTES SUSPEITOS DE INFECÇÃO CORONAVÍRUS


O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), em Pouso Alegre, no Sul de Minas, divulgou comunicado que os três pacientes de Varginha com sintomas suspeitos de infecção pelo novo Coronavírus continuam sendo assistidos pela equipe multiprofissional do hospital. Neste sábado, 29 de fevereiro às 18h50, o HCSL recebeu os resultados dos exames realizados pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED-BH). 

Foram realizados exames para 9 tipos de vírus e nenhum deles foi detectado. Assim, a FUNED enviará as amostras para a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-RJ) para a análise da presença do Coronavírus.

"O quadro clínico dos pacientes é estável, mantendo apenas tratamento sintomáticos, seguem internados em ala isolada. Ressaltamos que o Hospital continua funcionando normalmente e que continua adotando todas as práticas para manter a segurança dos pacientes e funcionários, garantindo assim a tranquilidade de todos", destaca o hospital no comunidade.

FEIRA COCATREL DE NEGÓCIOS REÚNE FERRAMENTAS E SOLUÇÕES PARA O PROCESSO DE CULTIVO DE CAFÉ


De 10 a 12 de março, a Cocatrel promove, em Três Pontas, no Sul de Minas, a Feira Cocatrel de Negócios. Realizado há três anos, o evento, que tem foco na comercialização de maquinários, implementos e insumos agrícolas, é reconhecido como um dos maiores do setor, sendo procurado pelo produtor que busca qualidade na produção do café. Com entrada gratuita, a feira ocorrerá no Espaço Cocatrel (Avenida Ipiranga, 1.745 - ao lado da cafeteria), das 8h às 17h.

“Os produtores rurais da região terão a oportunidade de, durante esses três dias, absorver muito conhecimento em relação ao setor, pois serão apresentadas novas ferramentas e soluções para o processo de cultivo do café, incluindo plantio, manejo, irrigação e colheita”, diz o presidente da Cocatrel, Marco Valério Araújo Brito.

Com o intuito de beneficiar o produtor, a Feira Cocatrel de Negócios, a cada ano, evolui seguindo as inovações que envolvem toda a cadeia produtiva. No evento, serão apresentados produtos e soluções que oferecem transformação tecnológica, aumento na produtividade, redução nos custos e otimização no trabalho no campo.

Dentre os produtos expostos, destaques para adubadoras, carregadeiras, colheitadeiras, máquinas para processamento, recolhedores, roçadeiras, trinchas e tratores. A feira também reunirá instituições financeiras que disponibilizarão aos produtores rurais condições interessantes de financiamentos.

Além disso, para facilitar a compra dos insumos, implementos e maquinários necessários para a safra, a Cocatrel disponibilizará ao produtor a operação barter, modalidade de comercialização que visa a troca do café por insumos. A grande vantagem é que, através do barter, o produtor realiza o pagamento com a safra futura, garantindo o preço de paridade da compra.

Serviço
Feira Cocatrel de Negócios reúne, em Três Pontas, ferramentas e soluções para o processo de cultivo do café
Data: de 10 a 12 de março
Local: Espaço Cocatrel (Avenida Ipiranga, 1.745 – ao lado da Cafeteria), em Três Pontas/ MG