terça-feira, 29 de junho de 2021

BROCAS E BISTURIS BRIGAM NA JUSTIÇA E THIAGO MARRA DENUNCIA RESERVA DE MERCADO

Brocas e Bisturis brigam na justiça e faz Thiago Marra denunciar reserva de mercado

Procedimentos estéticos viram ações judiciais entre médicos e dentistas. Para o Conselho Federal de Medicina (CFM) e outras entidades, os métodos invasivos devem ser realizados apenas por quem estudou medicina. A classe odontológica, por outro lado, diz que a reclamação é movida por reserva de mercado.

Brasil, junho de 2021: Desde 2016, as duas profissões brigam na Justiça – dentistas lutam para terem liberdade em realizar procedimentos estéticos na face, e médicos tentam impedir, mas foi com o cenário da Covid que o impasse aumentou e fez a categoria odontológica perder o sorriso.

Em função do isolamento social, adesão do home office e aumento das videoconferências as pessoas passaram a investir mais em harmonização orofacial para ficar bem nos selfs e nas videoconferências.

O efeito Zoom registrou em 2020 um aumento de 540% na procura por procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos. Rinoplastia (também conhecida como plástica no nariz), lifting facial, preenchimento e Botox foram os mais populares no primeiro trimestre desse ano. Somente o Google detectou um aumento de 4.800% na procura por informações sobre a rinoplastia e o preço do procedimento.

Uma pesquisa conduzida pela empresa Equation Research mostrou que 35% das mulheres que já possuem um procedimento de aprimoramento cosmético em seu currículo, planejam seus próximos tratamentos em 2021 e estão dispostas a gastar mais em procedimentos do que em 2020.

Com estimativas positivas, médicos e dentistas querem morder essa fatia de mercado. E é justamente esse consumidor da beleza que está sendo disputado na justiça e retoma a discussão de quem pode realizar a Harmonização Orofacial? Dentistas ou cirurgiões?

Para responder o questionamento, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) vem novamente reafirmar a autorização legal e a inquestionável competência do Cirurgião-Dentista para execução dos procedimentos de HOF.

“Desde que a Harmonização Orofacial foi regulamentada como especialidade Odontológica, há uma tentativa infundada de tornar o serviço exclusivo aos médicos da cirurgia plástica e dermatologia, como forma de reserva de mercado. Os Cirurgiões-Dentistas são comprovadamente aptos para o exercício da Harmonização Orofacial em sua autonomia legal”, afirma Juliano do Vale presidente do CFO .

Já o cirurgião plástico, Dr. Thiago Marra, que também é membro da associação brasileira de médicos pós graduados - ABRAMEPO, combate a reserva de mercado justificando que segundo ranking da CWUR (Center for World University Rankings), o Brasil possui as melhores universidades de odontologia do mundo. No levantamento de avaliação, a Universidade de São Paulo (USP) lidera o ranking mundial, o Curso de Odontologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) aparece em quarto lugar e o da UNICAMP (Universidade de Campinas) em quinto. “Isso significa que temos 3 dos 5 melhores cursos de odontologia no mundo”, comenta o Dr Marra, ao mencionar que na grade curricular desses profissionais tem mais disciplinas de cabeça e pescoço do que no curso de medicina.

Dr. Thiago Marra comenta sobre o assunto com muita firmeza e argumenta que todos os profissionais tem direito a se especializar e a realizar os procedimentos desde que tenham comprometimento com a vida do paciente e qualificação profissional. “Assim como os dentistas, eu também fui perseguido incansavelmente pela reserva de mercado. Isso tem que parar”, comenta ao informar que para jogar um jato de água fria nessa briga e na contramão da classe médica, está encabeçando um dossiê de apoio à classe odontológica para uma ação coletiva com dentistas de todo o Brasil, e lança a Associação de Dentistas Especialistas em cirurgias faciais.

CAMPANHA DE COMBATE À FOME DO SESC EM MINAS ARRECADA MAIS DE 1,1 MILHÃO DE KG DE ALIMENTOS


As doações contemplam ainda 93 mil itens de limpeza, higiene e vestuário, que devem beneficiar mais de 1 milhão de pessoas

Nas últimas semanas, o Sesc em Minas, com apoio da Fecomércio MG, Senac e Sindicatos Empresariais, promoveu a campanha “Salve – Unidos contra a Fome”. Os esforços da campanha, realizada em maio e junho, resultaram na arrecadação, até o momento, de mais de 1,1 milhão quilos de alimentos, incluindo os 330 mil kg doados pelo Sesc e 219 mil kg doados pelo Senac. As doações contemplam ainda 93 mil itens de limpeza, higiene e vestuário, que devem beneficiar mais de 1 milhão de pessoas. As doações vieram de parceiros da campanha, empresas e pessoas físicas, e correspondem a R$6,2 milhões.

Dentre os impactos da pandemia de Covid-19, está o aumento da fome nos lares brasileiros. “Nesse cenário, a campanha Salve surgiu com a proposta de potencializar a arrecadação de alimentos para a população em situação de insegurança alimentar, atendida pelo Mesa Brasil Sesc, programa voltado para o combate à fome e à insegurança alimentar”, explica o gerente do Programa Mesa Brasil, Sidnei Calisto de Oliveira.

“Junto de nossos parceiros, empregados e sociedade civil conseguimos fazer a diferença e mostrar o poder da solidariedade. Nossa união fez chegar alimento onde falta e é muito gratificante celebrar os resultados da campanha, que foi realizada com tanta dedicação. Agradecemos imensamente o empenho de todos e seguimos com a certeza de que ainda há muito a ser feito. As ações do Mesa Brasil Sesc continuam, e vamos seguir trabalhando para levar alimento a quem precisa”, comemora o diretor de Programas Sociais, Serviços e Operações do Sesc em Minas, Grijalva Duarte Júnior.

Além das doações, todo o dinheiro arrecadado está sendo usado para a compra de cestas básicas, que serão doadas para famílias e entidades cadastradas no Programa Mesa Brasil Sesc. Algumas doações ainda estão chegando e serão distribuídas no decorrer dos próximos meses.

Como parte do Salve, foram realizadas duas lives musicais transmitidas ao vivo pelo YouTube do Sesc em Minas, para arrecadar recursos que foram integralmente convertidos em alimentos. A primeira live da campanha foi um show da dupla sertaneja César Menotti e Fabiano, e o segundo encontro virtual foi com a cantora Elba Ramalho. As duas lives, que já bateram recordes de acesso, podem ser revistas no YouTube do Sesc.

Sobre o Mesa Brasil Sesc
O Mesa Brasil Sesc é um programa de segurança alimentar e nutricional, composto por ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos. Ou seja, ele busca o que sobra em empresas parceiras, depois entrega onde falta. De um lado, contribui para a diminuição do desperdício e, de outro, reduz a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos.

Desde o início da pandemia, além das mais de 318.300 mil pessoas que já eram beneficiadas, o Mesa cadastrou, em caráter emergencial, 728 novas entidades sociais, alcançando 1.552.865 pessoas. Somente em 2020, as unidades do Mesa Brasil Sesc distribuíram quase 6 mil toneladas de alimentos em Minas Gerais.

Pessoas físicas e jurídicas podem participar doando qualquer quantia por meio da chave Pix mesabrasilpix@sescmg.com.br. As empresas também podem contribuir com donativos diretos entrando em contato com a gerência do Mesa Brasil: 31 3279-1534. Além de fazer o bem e ajudar a levar alimento a quem precisa, os parceiros do Mesa Brasil Sesc têm acesso a benefícios como capacitações do corpo de colaboradores/funcionários (ações educativas), diminuição no impacto ao meio ambiente com a redução de descarte, isenção de ICMS relativo aos alimentos doados, dedução de Imposto de Renda sobre o valor do alimento doado e alinhamento com os princípios da sustentabilidade e responsabilidade social.

PREFEITURA DE RIBEIRÃO DAS NEVES ENTREGA ILUMINAÇÃO DE PRAÇA NO VALE DAS ACÁCIAS

Luminárias de LED garantem mais segurança às pessoas e consumo eficiente de energia

O prefeito de Ribeirão das Neves, Junynho Martins, entregou na noite desta quinta-feira (25) a iluminação da praça da Igreja Sagrado Coração de Jesus, no bairro Vale das Acácias. De acordo com o chefe do executivo municipal, essa é mais uma etapa do processo de revitalização da localidade, que busca levar mais conforto e segurança à população. A obra foi executada pela concessionária IP Minas, formada pelas empresas Quantum Engenharia e Fortnort.

Também estavam presentes no ato de inauguração o vice-prefeito Vitorio Júnior, o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Lenílson Marcos, o secretário de Administração, Túlio Raposo, além de representantes da comunidade local.

O gerente da IP Minas, Jolimar Costalonga Grancer, destaca que foram instalados 280 metros de rede subterrânea para efetuar a ligação de 13 luminárias com 18w e 02 luminárias com 28w de potência.

“Além de mais segurança aos cidadãos que utilizam a praça, a iluminação com lâmpadas de LED também proporciona um consumo de energia mais eficiente e com impacto mínimo sobre o meio ambiente”, explica.

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE OFERECE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL SEM CUSTO A TODA POPULAÇÃO

Unidade de Lavras oferece mais de 400 vagas em diversas áreas

Cada vez mais a qualificação é um diferencial no mercado de trabalho. Segundo pesquisa da Catho, cerca de 25% das candidaturas a vagas de emprego são descartadas pelos recrutadores pela falta de qualificações.

No Rede de Carreiras, a situação se repete: “As empresas entram na nossa plataforma de vagas de emprego já buscando pela qualificação profissional, que tem representado uma porta aberta para novas oportunidades, mais até do que a experiência. Isso se aplica a vagas de todos os níveis: os empregadores querem contar com profissionais preparados e que estejam atualizados em suas funções”, pontua a coordenadora do Rede de Carreiras, Ana Roberta Cruz.

Apesar disso, segundo o IBGE, apenas 2,4% da população opta pela qualificação, já que nem sempre é fácil encontrar opções de cursos que se adequem ao perfil desejado ou que sejam acessíveis. Por este motivo, o Senac oferece o Programa Senac de Gratuidade (PSG), que oferta diversas vagas sem custo para os interessados em cursos de qualificação profissional em segmentos variados.

“O Senac é referência em ensino e aprimoramento profissional em diversos âmbitos, da Aprendizagem Profissional ao MBA. Por meio das nossas ofertas gratuitas, queremos impactar ainda mais pessoas com nossa expertise e levar conhecimento e novas oportunidades para quem não tinha essa opção no radar. Para isso, contamos sempre com uma equipe preparada e atualizada, além de uma infraestrutura de ponta para receber os interessados em dar esse passo na vida profissional”, ressalta o diretor do Senac em Lavras, Carlos Eduardo P. Pinto.

Ponto importante na jornada
O PSG é voltado para inclusão. Assim, todas as vagas são destinadas a pessoas cuja renda familiar bruta não ultrapasse dois salários mínimos. Em 2020, foram mais de 30 mil matrículas referentes ao programa em todo o estado.

Uma delas foi a de Stephania Pereira, de 22 anos. A jovem estava desempregada e viu no curso gratuito de Assistente de Recursos Humanos uma oportunidade de crescer na carreira. “Ao longo do curso, gostei muito da dinâmica das aulas, o que aumentou minha identificação com a área. Foi uma grande alegria quando, no último dia que finalizamos o curso, recebi a ligação dizendo que tinha sido aprovada em uma vaga. Hoje, trabalho há um ano em uma grande empresa do ramo alimentício da região e uso o que aprendi no meu dia a dia, atuando na área de RH”, conta a jovem, que, buscando se aperfeiçoar ainda mais, hoje faz um curso do Senac na área de logística.

Vagas abertas
Atualmente, a unidade do Senac em Lavras está com 446 vagas gratuitas abertas no programa, distribuídas em áreas como Comércio, Gestão, Saúde e Beleza. As oportunidades são para os cursos de Promotor de Vendas, Estoquista, Depilador, Maquiador, Cuidador Infantil, Consultoria de Imagem, Comprador, Atendente de Farmácia, Assistente de Recursos Humanos e Assistente Administrativo. Os cursos têm início entre os dias 12 de julho a 10 de outubro.

Os cursos serão ministrados em formato remoto ou presencial, sendo necessário verificar qual modalidade será aplicada ao realizar inscrição. Os interessados devem ficar atentos aos pré-requisitos do curso escolhido, além de anexar o documento de identidade, CPF, comprovante de endereço e de escolaridade no momento da inscrição.

Inscrições e mais informações podem ser conferidas pelo site https://www.mg.senac.br/programasenacdegratuidade/.

Sobre o PSG
O PSG é fruto de acordo firmado em 22 de julho de 2008 entre o Ministério da Educação, o Ministério do Trabalho, o Ministério da Fazenda, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e o Senac, e ratificado pelo Decreto nº 6.633, de 5 de novembro de 2008. Desde 2014, dois terços da Receita Líquida da instituição são convertidos nas ofertas gratuitas do programa de educação profissional inclusiva.

Sobre o Senac em Lavras
O Senac em Lavras é referência em ensino e qualificação profissional na região e possui um amplo portfólio de cursos técnicos, cursos livres, Aprendizagem Comercial e MBA, além de ser polo de Educação a Distância (EAD). Presente na região desde 2015, a unidade tem atuação próxima com a comunidade, com uma programação frequente de workshops e palestras. O Senac em Lavras possui infraestrutura completa, com salas de aula e laboratórios bem equipados e atualizados, buscando sempre o aprimoramento dos alunos e do aprendizado.

Serviço
Inscrições abertas para cursos gratuitos no Senac em Lavras

Oferta de cursos: Promotor de Vendas, Estoquista, Depilador, Maquiador, Cuidador Infantil, Consultoria de Imagem, Comprador, Atendente de Farmácia, Assistente de Recursos Humanos e Assistente Administrativo.

Senac em Lavras:
Avenida Comandante Soares Jr, 68 - Lojas 1 a 5 - Arthur Bernardes
Informações no WhatsApp (35) 2142-1900

EMPRESA SUÍÇA INVESTIRÁ R$400 MILHÕES EM POUSO ALEGRE

Fábrica de pães vai gerar 1,3 mil empregos em Pouso Alegre, no Sul do estado

Minas Gerais terá, ainda neste ano, a quinta e maior fábrica no Brasil da Aryzta, empresa suíça produtora de pães para varejo e food service. Com investimento aproximado de R$ 400 milhões, a linha de produção que seá inaugurada está localizada em Pouso Alegre, no Sul de Minas, e será a maior da empresa em todos os 19 países em que atua. O projeto foi desenvolvido pelo empreendedor imobiliário mineiro BTS.

“Estamos anunciando mais um grande investimento para Minas Gerais. O bom ambiente de negócios em nosso estado fortalece a geração de emprego e renda. Minas é o melhor lugar para se investir. Estamos acumulando grandes números. Desde 2019 já somamos R$ 122 bilhões em novos negócios ou expansão”, destaca o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

Expansão de mercado
A Aryzta é a terceira maior indústria de panificação do mundo e tem em seu portfólio os pães de hambúrguer utilizados nas principais redes de fast food como o pão australiano do restaurante Outback e as tortinhas vendidas pelo McDonald’s, além de pães artesanais, croissants, cookies, bolos, muffins, brownies.

Com obras iniciadas em abril de 2020, numa área de 18.713,63 m², a nova fábrica da Aryzta será a primeira da indústria de panificação no mundo a ter uma tecnologia de congelamento contínuo, o que significa que o pão será produzido de forma automatizada sem nenhuma interferência humana, garantindo a padronização do produto.

Emprego e renda
A companhia prevê a geração de 300 empregos diretos e mais de mil indiretos, com uma capacidade de produção de até 75 mil pães por hora. A expectativa para o início das atividades operacionais da fábrica é novembro de 2021.

“O processo de desenvolvimento de uma fábrica para uma empresa multinacional exige dedicação especial, com envolvimento de equipes e fornecedores de diversos países. É preciso entender processos, prioridades, demandas e encontrar as melhores soluções. Contamos com um enorme apoio do Governo do Estado de Minas e da Prefeitura de Pouso Alegre. O empreendimento foi entregue no prazo mesmo com a obra tendo sida executada 100% em período de pandemia”, explica Viktor Nobre, sócio da BTS Properties.

A expansão dos negócios do grupo no país tem o apoio do Indi. O diretor-presidente da Agência, João Paulo Braga, destacou o significado do empreendimento, especialmente para o estado. “Esse é um anúncio muito representativo em diversos aspectos. Primeiro, porque a fábrica foi construída inteiramente por empreendedor imobiliário mineiro, a BTS. Depois, porque estamos falando de uma empresa líder global em seu segmento e fornecedora de grandes redes como McDonald's, Burguer King, Subway e Outback. Por último, reforça o crescimento da indústria de alimentos e bebidas em Minas, visto que estamos atraindo grandes investimentos e empresas globais”, observa Braga.

*Com assessoria