terça-feira, 16 de setembro de 2014

CARLOS ALBERTO DEIXA PRESIDÊNCIA DO PMN

Ao ter a candidatura impugnada pelo TRE, Carlos Alberto foi substituído pela esposa na disputa eleitoral
O ex-prefeito de Lavras, no Sul de Minas, Carlos Alberto Pereira, não é mais o presidente estadual do Partido da Mobilização Nacional (PMN). CAP, como é mais conhecido, presidia a legenda desde julho de 2013. A dirigente Thelma Zayra reassumiu o comando do partido em Minas.

Segundo um membro do partido, a legenda distribuiu uma nota via e-mail anunciando a troca de comando. Para alguns filiados, haveria uma insatisfação com Carlos Alberto na legenda. A assessoria do político informou ao Blog do Paulão, da cidade de Três Corações, que "foi o próprio Carlos Alberto Pereira que entregou o honroso cargo, haja vista a sua candidatura ter sido indeferida pelo TRE, deixando, assim, o partido livre para indicar um novo presidente" e rebateu qualquer insinuação acerca de sua saída.

SONHO REALIZADO

Depois de 50 anos de espera, este domingo, dia 14 de setembro, entrou para história de cidade de Lavras, no Sul de Minas, com a inauguração de uma obra esperada pelos moradores da zona norte há mais de 50 anos: a duplicação do túnel, que recebeu, merecidamente, o nome do ilustre lavrense Luiz Cherem.

Milhares de pessoas compareceram e comemoraram a entrega de mais esta obra do Governo Municipal eleito em 2012, beneficiando mais de 25 mil moradores da zona norte da cidade, além da população em geral, por ser um local de importante acesso de nossa cidade.

Os moradores manifestaram seu agradecimento ao prefeito Marcos Cherem (PSD) e vice-prefeito Aristides Silva Filho (PSD), o "Tide", com cartazes, faixas, pessoalmente, abraçando e desejando sucesso em suas trajetórias pessoais e profissionais.

O prefeito Marcos Cherem falou dos projetos para a cidade, esperando que não sejam "engavetados" devido ao momento político atual e afirmou acreditar no futuro dizendo aos lavrenses "não podemos e não vamos desistir de Lavras”.

A nova travessia sob a via férrea é fruto de uma ação direta do Prefeito Marcos Cherem iniciada em setembro de 2013 e que resultou na aprovação do projeto orçado em R$ 1,77 milhões de recursos federais, estaduais e do próprio município, que arcou com cerca de 40% do custo final, sendo a obra um exemplo de gestão pública ao ser concluída num prazo inferior ao previsto inicialmente e dentro dos valores fixados pelo convênio. A família de Luiz Cherem compareceu à inauguração e comemorou esta grande obra com toda a comunidade lavrense.

ENCONTRO COM A JUVENTUDE

A presidenta da República, Dilma Rousseff (PT), e o candidato a governador pela coligação "Minas Pra Você", Fernando Pimentel (PT), participaram de ato de campanha neste fim de semana em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Dilma e Pimentel, que vêm liderando, respectivamente, as disputas para a presidência da República e governo de Minas, estiveram na Igreja do Rosário, em Nova Lima, para as comemorações do Dia Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

Representantes das comunidades negras de Minas Gerais participaram do evento, ao lado dos também candidatos Antônio Andrade (PMDB) e Josué Alencar (PMDB), que disputam pela chapa de Pimentel os postos de vice-governador e senador, respectivamente.

Em palanque montado em frente à igreja, Dilma mandou um recado aos adversários e conclamou a população a apoiar as propostas e realizações do campo democrático.

“Tem muita gente que está usando o ódio nesta campanha. Tem muita gente que está usando mentira. Nós temos que responder ao ódio com esperança e responder às mentiras com a verdade”, disse, aplaudida por centenas de pessoas.

Pimentel manteve o tom. “Já começamos a transformar essa terra que amamos. E essa Minas Gerais, de todas as regiões, não quer abrir mão de programas como Minha Casa, Minha Vida, Prouni, Pronatec e nem dessa política econômica que está garantindo emprego para todos os brasileiros”, disse.
Pimentel lembrou que agora é hora de Minas avançar no ritmo do Brasil. “Minas quer mudar. O governo tucano que aí está há 12 anos não representa os avanços do Brasil de Dilma e Lula”, afirmou. “Portanto, Minas só tem uma coisa a dizer: é Dilma de novo com a força do povo”, reforçou.

Além da presença de Dilma e Pimentel em Nova Lima, os belo-horizontinos participaram, no fim da manhã, do tradicional “Abraço à Contorno”, ato que marca a arrancada final da militância nas eleições em Minas Gerais. O ato reuniu milhares de pessoas que vestiram a camisa da democracia e da manifestação pacífica em apoio à reeleição da presidenta Dilma Rousseff e à condução de Fernando Pimentel ao governo do estado.

Na parte da tarde, Dilma e Pimentel participaram de encontro com a juventude no Parque Ecológico da Pampulha. No Marco Zero da Lagoa da Pampulha, Dilma Rousseff assistiu a apresentação de funk conhecida "batalha do passinho" e entrou no clima. Dilma arriscou o "passinho", fato que surpreendeu a juventude. O evento foi apresentado pelo cantor Flávio Renegado, reconhecido nome da cena mineira do rap.

PERUGINI ANUNCIA VOLTA DO PASSE LIVRE

O prefeito Agnaldo Perugini (PT) anunciou na tarde desta segunda-feira, 15, a volta do passe livre para acompanhantes de pessoas com deficiência em Pouso Alegre, no Sul de Minas. O anúncio foi feito no gabinete da Prefeitura em uma reunião com vereadores e mães que utilizam o benefício. O passe livre para os acompanhantes havia sido suspenso pela empresa concessionária do transporte público no início do ano. Desde então, a Prefeitura iniciou um processo de negociação com a concessionária para restabelecer o benefício. O que ocorreu oficialmente nesta segunda.

Pelo acordo firmado, o benefício volta a ser concedido normalmente até o final do ano. Para garanti-lo a partir de 2015, a Prefeitura envia para votação na Câmara, nesta terça-feira (16), o Projeto de Lei Nº 658, que regulamentará o passe livre no município. “Nós lamentamos que vocês tenham passado por esses momentos difíceis, mas, a partir de agora, este é um direito inalienável conquistado para vocês e seus filhos”, disse o prefeito Agnaldo Perugini às mães presentes na reunião.

Apesar de previsto na Constituição, o passe livre para pessoas com deficiência e seus acompanhantes necessita de regulamentação em âmbito municipal. O contrato de concessão do transporte público feito com a empresa Viação Princesa do Sul em 2008 não previa o benefício, que passou a ser concedido por meio de um acordo informal entre a Prefeitura e a concessionária. Nos últimos dois anos, porém, o município congelou o preço da tarifa de ônibus e a empresa optou por suspender o benefício, alegando dificuldades orçamentárias.

Conforme o projeto de lei que será encaminhado pelo Executivo à Câmara, a partir de janeiro de 2015, a Prefeitura passa a arcar com os custos do benefício, estimado em R$ 400 mil por ano. Sancionada a lei, acompanhantes e pessoas com deficiência não correrão mais o risco de ter o passe livre suspenso.

GERAÇÃO DIGITAL


Prefeito Marcos Cherem durante solenidade de entrega dos tablets
As crianças da rede Municipal de Lavras, por meio de grupos de alunos representantes de cada Escola Municipal da cidade lotaram o anfiteatro da Universidade Federal de Lavras (UFLA) em um lançamento que irá entrar para a história da educação pública de Lavras e do país.

Os alunos da rede municipal utilizaram pela primeira vez os 7.000 tablets que fazem parte do projeto Educação Conectada, que com inovação didática e muita tecnologia irá conectar os alunos do sistema público municipal de Lavras, a um sistema de ensino vibrante, participativo e digital e dar um choque de resultado no tradicional ensino público do país.

Um projeto que trará para Lavras nas próximas aferições do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Ministério da Educação (MEC) índices de aferição de qualidade no ensino municipal como a cidade nunca conheceu.

As crianças da rede municipal com seu uniforme e em alguns segundos estavam íntimas dos tablets e com uma euforia, que deixou claro que o projeto Educação Conectada é o início de uma enorme revolução no ensino público municipal, cujo tablet é apenas a porta de entrada das crianças no sistema, uma ferramenta para uma nova forma de apreender vibrante, que envolve as crianças e professores em um aprendizado de resultados.

O que é o projeto Educação Conectada?
Nesta primeira etapa do programa, com entre meados de setembro e início de outubro, serão contemplados em torno de 4.500 alunos do 1º ao 5º ano, sendo que a partir de 2015 o programa se estenderá para os 2.500 estudantes do 6º ao 9º ano. Todos os tablets estarão configurados de forma individual de acordo com a série de cada aluno, que terá uma senha própria para ter o acesso ao equipamento, através do qual todo o histórico do aluno será armazenado na central do programa.

Para os professores, o programa irá oferecer condições de qualificação profissional através de vídeos conferências, cursos de capacitação e especialização no Laboratório de Educação Conectada (Leduc), uma central física localizada no Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras (UFLA).