terça-feira, 29 de abril de 2014

CONSELHO DE NOTÁVEIS

O assessor de Relações Interinstitucionais da Reitoria da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, foi homenageado durante a noite de gala da Agrishow realizada no último dia 27, considerada uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo. As atividades da feira serão realizadas em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, até 2 de maio. Na abertura oficial, o professor Nazareno Mendes esteve presente como representante da UFLA.

A homenagem ao professor, pelo saber e atuação no agronegócio nacional, tem relação com o convite feito a ele para integrar o Conselho do recém-criado Prêmio Brasil Agrociência. O prêmio é uma iniciativa dos organizadores da feira e terá a quantia inicial de R$ 150 mil como recompensa para pesquisadores envolvidos em estudos capazes de contribuir para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. O Conselho de Notáveis, do qual passa a fazer o professor Antônio Nazareno, será responsável por avaliar os trabalhos e escolher o melhor em cada categoria (zootecnia, fitotecnia, economia rural, engenharia agrícola e sustentabilidade).

O Conselho, com dez membros, reúne também os ex-ministros da Agricultura, Antônio Delfim Netto, Alysson Paulinelli, Luiz Fernando Cirne Lima e Marcus Vinicius Pratini de Moraes; os ex-presidentes da Embrapa, Eliseu Roberto de Andrade Alves e Carlos Magno Campos da Rocha; o ex-diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), Antônio Roque Dechem; o professor Paulo Gabriel Nacif, além do ex-diretor do Instituto Agronômico de Campinas (IAC ), Ondino Cleante Bataglia. “Considero a homenagem extensiva à UFLA”, disse o homenageado.
com Ana Eliza Alvim, da assessoria

ESTUDO APONTA NORMALIDADE NA INCIDÊNCIA DE CÂNCER EM POÇOS

Uma pesquisa realizada na região indicou as concentrações de radiação natural e a sua possível relação com o número de casos de câncer. Os resultados foram divulgados na manhã desta segunda-feira, 28, durante coletiva no gabinete do prefeito Eloísio do Carmo Lourenço. A pesquisa foi desenvolvida pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), Secretaria Estadual de Saúde, Comissão Nacional de Energia (CNEN) e as prefeituras de Poços, Andradas e Caldas, no Sul de Minas.

O estudo, embora tenha apontado uma concentração significativa de radônio no planalto de Poços de Caldas, indica que as taxas de incidência de câncer não estão entre as mais elevadas do país. A quantidade de casos da doença é semelhante à de outras cidades de mesmo porte. “Aquela ideia de que teríamos uma incidência maior de câncer não se confirmou. Ao mesmo tempo, a gente alerta para a questão do risco do radônio e à necessidade de ter medidas preventivas”, afirmou a secretária de Saúde Fátima Livorato.

Sobre a questão da radiação natural, a Secretaria Municipal de Saúde fará ações educativas para conscientizar a comunidade que mora nos locais onde há maior concentração, propondo hábitos como maior ventilação dos imóveis. “É possível diminuir o risco individual deixando portas e janelas abertas o maior tempo possível”, informou a coordenadora da Vigilância do Câncer da Secretaria de Estado de Saúde, Berenice Navarro, também presente à coletiva.

Ao todo, foram instalados medidores de radiação em 342 residências em Poços, 177 em Andradas e 158 em Caldas. Em Poços, a Secretaria Municipal de Saúde continua a monitorar os casos de câncer. Já a Secretaria de Planejamento fará orientações quanto à construção de edificações. 

A questão será debatida no município numa conferência internacional com representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Pan Americana de Saúde (Opas), pesquisadores e líderes de países que também apresentam índices de radônio. O evento será realizado de 19 a 23 de maio. “Todos os nossos esforços são no sentido de preservar a saúde da população”, concluiu o prefeito Eloísio.

MEDIAÇÃO

Foto: Ascom/UFJF
Em reunião na manhã da última sexta-feira, 25, a Administração Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), como proposto anteriormente, se comprometeu com Diretório Central dos Estudantes (DCE) em mediar um encontro entre a representação estudantil e o comando de greve dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs), ocorrido ontem, 28. 

O objetivo é buscar uma solução amigável entre as partes a fim de minimizar os prejuízos causados pela interrupção das atividades administrativas e suas consequências, principalmente o fechamento dos restaurantes universitários.

Em nota, a Assessoria da UFJF informa que "a Administração Superior mantém sua posição de respeito absoluto à autonomia e à legitimidade dos movimentos e lutas das categorias que formam a comunidade universitária. Porém se solidariza com a dificuldade que muitos alunos têm de pagar a alimentação sem o subsídio dado pela Universidade por meio do seu RU".

MÉDICOS CUBANOS VÃO ATUAR EM LAVRAS

Os quatros médicos cubanos que vão atuar nas Unidades de Saúde da Família em Lavras
Um dos maiores problemas na área de saúde no Brasil é a falta de médicos no Sistema Único de Saúde. De acordo com um levantamento do Ministério da Saúde, faltam mais de 160 mil médicos no país. Para suprir essa demanda que é cada vez maior, Lavras, no Sul de Minas, conta oficialmente partir de hoje com quatro médicos cubanos que desde o dia 23 de abril estão conhecendo, através da Secretaria Municipal de Saúde, as instalações e entendendo o funcionamento dos PSF’s, URPA, Laboratório, Farmácia, Radiologia, Hospitais credenciados e toda a engrenagem que faz funcionar o SUS na cidade.

Os médicos são clínicos e vão atender nos PSFs do Jardim Gloria, Nova Lavras, Lavrinhas e por enquanto no PSF Caminho das Águas, já que em breve um deles deverá atender na nova unidade de PSF que será instalado para atender aos Bairros Judith Cândido, Alto dos Ipês, Cidade Nova.

Com a chegada dos novos profissionais, as unidades do PSF passam a contar com atendimento médico em todos os dias da semana, para conforto da população assistida. Após a inauguração do novo PSF a cobertura populacional pelo programa de saúde da família em Lavras atingirá cerca de 70%, um aumento de mais de 20% em relação a 2012.

NOVO ACESSO A POUSO ALEGRE

A Autopista Fernão Dias concluiu a obra de melhoria de interseção do km 850 da pista Norte (sentido Belo Horizonte) da BR-381/MG, no acesso ao município mineiro de Pouso Alegre, nesta segunda-feira, 28 . A partir de agora, para acessar o município de Pouso Alegre, os usuários deverão utilizar a via marginal próxima à concessionária de veículos Codema Scania e ao restaurante Balança. Essa via também dá acesso às cidades de Santa Rita do Sapucaí e Itajubá.

O local está sinalizado com placas, faixas e painéis de mensagens variáveis móveis, e também há uma nova pintura na pista, indicando a alteração no acesso à cidade e aos demais municípios da região. O objetivo da obra é garantir a segurança dos usuários tanto na rodovia quanto no acesso do viaduto que liga a Fernão Dias à BR-459.