O assessor de Relações Interinstitucionais da Reitoria da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, foi homenageado durante a noite de gala da Agrishow realizada no último dia 27, considerada uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo. As atividades da feira serão realizadas em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, até 2 de maio. Na abertura oficial, o professor Nazareno Mendes esteve presente como representante da UFLA.
A homenagem ao professor, pelo saber e atuação no agronegócio nacional, tem relação com o convite feito a ele para integrar o Conselho do recém-criado Prêmio Brasil Agrociência. O prêmio é uma iniciativa dos organizadores da feira e terá a quantia inicial de R$ 150 mil como recompensa para pesquisadores envolvidos em estudos capazes de contribuir para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. O Conselho de Notáveis, do qual passa a fazer o professor Antônio Nazareno, será responsável por avaliar os trabalhos e escolher o melhor em cada categoria (zootecnia, fitotecnia, economia rural, engenharia agrícola e sustentabilidade).
O Conselho, com dez membros, reúne também os ex-ministros da Agricultura, Antônio Delfim Netto, Alysson Paulinelli, Luiz Fernando Cirne Lima e Marcus Vinicius Pratini de Moraes; os ex-presidentes da Embrapa, Eliseu Roberto de Andrade Alves e Carlos Magno Campos da Rocha; o ex-diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), Antônio Roque Dechem; o professor Paulo Gabriel Nacif, além do ex-diretor do Instituto Agronômico de Campinas (IAC ), Ondino Cleante Bataglia. “Considero a homenagem extensiva à UFLA”, disse o homenageado.
com Ana Eliza Alvim, da assessoria