sexta-feira, 23 de abril de 2021

SAÚDE: BASE DESCENTRALIZADA DO SAMU GANHA NOVA SEDE EM SANTO ANTÔNIO DO AMPARO

Prefeito da cidade destacou as dificuldades enfrentadas pelos gestores públicos nestes tempos de pandemia e destacou que "não há outro caminho para o sucesso, se não for com união"

O prefeito de Santo Antônio do Amparo, no Sul de Minas, Carlos Henrique Avelar (Caíque) e o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde Petrônio Campos Resende, inauguraram na manhã de hoje, sexta-feira, dia 23, a nova sede da Base Descentralizada do SAMU/192 na cidade.

Localizada ao lado da sede do CISMARG, a nova base vai oferecer melhores condições operacionais e de atendimento ao SAMU de Santo Antônio do Amparo, que integra o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste), composto por 53 municípios.

Prefeito Carlos Henrique Avelar

Em seu pronunciamento, o prefeito Carlos Henrique Avelar falou da preocupação com a situação da pandemia de Covid-19 e destacou que está é a primeira obra concluída pela sua gestão. Ele também ressaltou a importância do trabalho realizado pelo SAMU no atendimento e cuidado com a população.

"Está é a nossa primeira inauguração. Nossa primeira obra concluída. Nossa gestão começa a caminhar. Nosso lema é salvar vidas. São profissionais que se dedicam com muito amor. Isso agrega valor." O prefeito destacou ainda que "não há outro caminho para o sucesso, se não for com união. Estamos realizando o sonho de muitos".

Já o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Petrônio Resende, destacou a importância desta obra para a cidade. "É uma grande satisfação proporcionar uma nova sede da base para o SAMU. É um sonho nosso e de toda região, que se tornou realidade. É uma base que vai trazer mais conforto para os profissionais e melhorar a qualidade do atendimento", afirmou.

Vice-prefeito e secretário de Saúde Petrônio Resende e o prefeito Carlos Henrique Avelar

Presente a solenidade, o prefeito de Candeias, Rodrigo Moraes Lamounier, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Alto Rio Grande (CISMARG), disse que "é uma honra estar como presidente do Consórcio. Parabenizo o prefeito Caíque pela dedicação e trabalho".

José Marcio Zanardi, secretário executivo do CIS-URG Oeste, destacou a importância das parcerias com os municípios para a prestação do serviço. "A gente se sente muito feliz de trabalhar num projeto desses. Está articulação é necessária para o andamento deste serviço", afirmou.


Estiveram presentes a solenidade, que seguiu os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19, Olívio José Teixeira, presidente do CIS-URG Oeste e prefeito de Bambuí; José Márcio Zanardi, secretário executivo do CIS-URG Oeste; Dárcio Abud Lemos, gerente administrativo do SAMU/192; Tamara Lesse, gerente de enfermagem do CIS-URG Oeste; Arthur Medeiros, coordenador de frota do CIS-URG Oeste; Rodrigo de Moraes Lamounier, presidente do CISMARG; Pierri de Morais Barbosa, secretário executivo do CISMARG, Antônio Pedro Dutra, presidente do Hospital Regional São Sebastião (HRSS; Josiane Maria, diretora do HRSS; Sebastião Rinaldo do Nascimento, secretário municipal de Obras; Audirene de Lourdes Garcia Santos, secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo; cerimonialista e secretária municipal de Assistência Social, Gleyce Maria; tenente Amauri José Sandi, comandante do Pelotão da PMMG em Santo Antônio do Amparo; Edson Monteiro de Paula, responsável pela Casa Cultura Antônio Carlos de Carvalho e demais presentes. 

Vereadores Baiano e Marcos DVD

Também estiveram presentes os vereadores Marcos DVD e Alexandre de Paula (Baiano do Inácio).

Estrutura SAMU/192 CIS-URG Oeste
A Central de Regulação das Urgências do SAMU, está implantada em Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado e atende 1.266.025 habitantes de toda área de abrangência do serviço. Os atendimentos se estenderão aos 53 municípios que hoje fazem parte do Consórcio.

O SAMU é uma organização de suporte avançado na Saúde de toda região e conta com uma Rede Resposta Hospitalar, ou seja, hospitais que foram selecionados a fim de garantir assistência adequada aos pacientes.

*Por Sebastião Filho

FINALIZADO SISTEMA INÉDITO DA UFLA DE ISOLAMENTO E TRANSPORTE DE PACIENTES COM COVID-19


A Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem trabalhado, por meio dos seus pesquisadores, para levar à sociedade equipamentos que auxiliem de forma efetiva no combate à pandemia de Covid-19. Nesse sentido, com o objetivo de reduzir a possibilidade de infecção de outros pacientes e profissionais de saúde, foi desenvolvido um sistema inédito de enclausuramento e transporte que isola o paciente com suspeita ou confirmação de infecção pelo coronavírus. Os testes de laboratórios de engenharia acabam de ser concluídos.

O sistema é capaz de manter uma atmosfera controlada interna, com um fluxo de ar contínuo, de acordo com o protocolo médico necessário a determinado paciente, além do controle de vazão e pressão e total desinfecção do vírus no momento da saída do ar, diferentemente de todas as outras soluções disponíveis no mercado mundial. 

Dessa forma, o ar expelido ao ambiente externo é inofensivo ao ser humano e não contamina outras pessoas. O moderno equipamento será de grande utilidade para a movimentação de pacientes com Covid-19 entre as diversas alas hospitalares, considerando ainda deslocamentos de CTI e de ambientes externos. 

O sistema também pode ser utilizado no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e em helicópteros, caso necessário.

O responsável pelo projeto, professor Sandro Pereira da Silva, explica que “alguns estudos mostram que o vírus se mantém suspenso no ambiente por cerca de três horas e considerando que o ambiente hospitalar possui maior número de prováveis doentes com coronavírus, há um constante risco de disseminação viral. Ao manter o paciente contaminado dentro do sistema de enclausuramento minimiza-se a contaminação durante o seu deslocamento. 

Além disso, o sistema terá a sua aplicação não só no combate da Covid-19, mas para qualquer doença que permita contágio entre as pessoas, como Tuberculose, Meningite, entre outras”.

O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e pelo Ministério da Educação (MEC - SISU). O próximo passo é submeter ao Comitê de Ética para validação em animais.

*Com assessoria da UFLA

NOVOS COLETES BALÍSTICOS SÃO ENTREGUES À GUARDA CIVIL MUNICIPAL


A Secretaria de Defesa Social adquiriu 78 novos coletes à prova de balas que serão utilizados pela Guarda Civil Municipal de Poços de Caldas, no Sul de Minas. O equipamento é item obrigatório de segurança para os guardas municipais. 

“O processo de aquisição desses coletes envolve normas nacionais e internacionais. Dessa maneira o guarda está melhor equipado para a função que desempenha, e isso reflete na prestação do serviço ao cidadão”, declarou o secretário de Defesa Social, Rafael Conde.

Os novos coletes, mais modernos em comparação aos que a Guarda Municipal utilizava, foram entregues nesta quinta-feira, 22. “ Ficamos muito satisfeitos com a chegada desses coletes que são mais modernos e apresentam um nível de proteção maior”, disse o Comandante da GCM Marcelo Gavião Bastos.

No mês de março a corporação havia recebido 9 novos capacetes. Com a chegada dos coletes, a próxima etapa será a aquisição de novas joelheiras e cotoveleiras para os guardas.

COMITIVA DE CARRANCAS VAI À BRASÍLIA EM BUSCA DE INVESTIMENTOS PARA A CIDADE


O prefeito de Carrancas, no Sul de Minas, Hely Andrade Alves, acompanhado do procurador do município Lucas do Sacramento, do secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente Saulo Brugger Salomão e de Ivan Leite, pioneiro do turismo em Carrancas, estiveram em Brasília entre os dias 13 e 15, em busca de investimentos para o nosso município. 

Foram recebidos por Wilna Maciel Ferreira, secretária executiva da Assessoria Especial de Relações Governamentais e Institucionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Karl Heisenberg, coordenador de Investimentos e Atrações do Ministério do Turismo; Rafael Drummond, secretário de Infraestrutura; Marcelo Ponte, presidente do FNDE, professor Mauro Luiz Rabelo, secretário nacional de Educação Básica e o deputado federal Dr. Frederico. 

 Durante os encontros foram discutidos diversos assuntos e o motivo principal foi buscar estratégias de governo e recursos federais para realizar investimentos que melhorem a qualidade de vida da população e a infraestrutura de Carrancas. Segundo Hely, a ida à Brasília foi muito proveitosa e importante para garantir apoio dos Parlamentares à destinação de recursos que ajudarão a desenvolver o município.

PREFEITO E VICE VERIFICAM DENÚNCIA DE DESCARTE DE ÓLEO PELA LAFARGEHOLCIM NO RIO DAS MORTES


O prefeito de Barroso, nas Vertentes, Anderson Geraldo de Paula, e o vice-prefeito Eduardo Pinto foram pessoalmente verificar uma denúncia veiculada na manhã do último dia 17, nas redes sociais de que a empresa LafargeHolcim estaria descartando irregularmente algum tipo de óleo por tubulações que chegariam até o Rio das Mortes.

Ainda na parte da manhã os dois foram ao local, acompanhados do engenheiro florestal e subsecretário da prefeitura, Tássio Ladeira. No ponto mencionado na denúncia, existem duas manilhas onde escoa material vindo do interior da empresa. Além de um forte odor, prefeito e vice notaram com clareza a presença de óleo na água e na vegetação das margens do córrego que chega até o leito do Rio.

A equipe coletou materiais que poderão servir para análises mais profundas. De acordo com o prefeito a empresa será notificada já na segunda-feira para prestar esclarecimentos e laudo e material será encaminhado para os órgãos competentes para fazer devida apuração do ocorrido. Anderson e Eduardo ainda foram em um outro ponto de saída da empresa há alguns metros do ponto denunciado e também colheram material para análise.

“Faremos uma apuração rigorosa e responsável e não permitiremos que nosso Rio das Mortes, já tão prejudicado, seja ainda mais poluído. Por isso fomos pessoalmente e acompanharemos de perto todo o caso” ressaltou o prefeito.

ABERTAS INSCRIÇÕES DE AUXÍLIO EMERGENCIAL PARA ARTISTAS E ENTIDADES DA REGIÃO DO CIRCUITO DAS ÁGUAS


Até o dia 4 de maio, o Centro Cultural Vagão 98 receberá inscrições para o novo edital de auxílio emergencial aos atores da produção artística e cultural voltada para crianças e adolescentes. Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas, de entidades com fins lucrativos ou não, com comprovada atuação no setor, domiciliadas em: Baependi, Cambuquira, Campanha, Carmo de Minas, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Dom Viçoso, Heliodora, Jesuânia, Lambari, Olímpio Noronha, São Lourenço, Soledade de Minas e Três Corações.