quinta-feira, 17 de maio de 2018

APLICATIVO INCENTIVARÁ PARTICIPAÇÃO PÚBLICA NA POLÍTICA MUNICIPAL

Ferramenta está sendo desenvolvida por alunos e professor do campus Varginha da UNIFAL-MG

“Câmara no Bolso" é o nome do aplicativo idealizado por alunos do curso de Administração Pública da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), campus Varginha, no Sul de Minas, para incentivar a participação pública na política dos municípios.

Desenvolvido em parceria com o programador Matheus Antônio Flauzino, aluno do Mestrado na Universidade Federal de Lavras (UFLA) e líder do CDG Varginha (grupo aberto de tecnologia fomentado pelo Google), o projeto é coordenado pelo professor Bruno Eduardo Freitas Honorato e conta com os alunos do curso, Evelise Paula Ferreira, Jéssica Maria Bertoli, Juliano Cougo, Luis Filipe Lopes Gallego, Patricia Matias Adão, Samira Mansur Silva Abou Haikal e Willker José de Souza.

“Este aplicativo tem como potencial de inovação gerar transparência e acesso simplificado a dados municipais para consulta e avaliação dos cidadãos”, esclarece Bruno Freitas Honorato.

Segundo o coordenador, a ferramenta tem por base as funções de acompanhamento, proposição e avaliação de projetos de lei a serem debatidos pelos vereadores nas câmaras municipais. 

“Enquanto produto, o ‘Câmara no Bolso’ servirá aos cidadãos no acesso a dados públicos (accontability e controle social) e aos vereadores (transparência, controle de resultados, imagem e referência internacional)”, explica.

A ferramenta contará com uma área para o cidadão, pela qual poderá acompanhar, propor e avaliar os projetos de lei dos vereadores colocados em pauta nas câmaras municipais; e também uma área específica para vereadores, para que possam acompanhar a avaliação da opinião pública sobre os projetos propostos.

De acordo com professor Bruno Freitas Honorato, pelo aplicativo, os vereadores também poderão lançar ideias de projeto de lei para verificar aceitação popular e gerar relatórios sobre a avaliação das ações dele pela opinião pública. 

A ferramenta possibilitará ainda, uma aproximação entre a população e seus representantes por meio de uma área denominada ‘Fale com o Vereador’.  

“O caráter do aplicativo é, a um só passo, pedagógico, porque se funda no incentivo ao conhecimento político, e aplicado, porque intenta ampliar os limites da democracia representativa no país, em âmbito municipal”, detalha professor Bruno Honorato.


A ideia do aplicativo foi apresentada aos vereadores de Varginha em reunião realizada no dia último dia 3, na Câmara Municipal. 

Na ocasião, as alunas  Evelise Paula Ferreira e  Samira Mansur Silva Abou Haikal ministraram a palestra “A importância de aplicativos e outras tecnologias inovadoras na participação pública”.

Após falarem sobre democracia, participação pública e tecnologias da informação, as estudantes mostraram uma pesquisa realizada pela equipe no município de Varginha e o funcionamento do aplicativo “Câmara no Bolso” como solução possível para a ampliação do processo democrático nos municípios. 

Conforme o professor Bruno, o protótipo já está pronto e será apresentado em mais municípios do Sul de Minas ainda neste mês de maio. 

“Espera-se que em breve já haja uma versão piloto do aplicativo disponível em nível municipal", anuncia professor Bruno Freitas Honorato, contando que a ferramenta passará por testes para ser disponibilizada para a sociedade. "Nós desejamos que isso seja feito ainda esse ano", diz.

por Ana Carolina Araújo - da assessoria da UNIFAL-MG

TRANSEXUALIDADE E NOME SOCIAL SÃO TEMAS DA 13ª PARADA DO ORGULHO LGBTTTs DO SUL DE MINAS

Primeira e única Parada do Orgulho LGBTTTs do Sul de Minas tem concentração na Praça Getúlio Vargas

O Movimento Gay de Alfenas (MGA), ONG que completou 18 anos de luta, lançou, oficialmente o tema da Parada deste ano: “Meu nome, minha identidade”, colocando em foco as diferenças existentes entre a mudança de nome no registro civil e o uso do nome social por transexuais, além de abordar os direitos assegurados à população de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais.

A 13ª Parada do Orgulho do Orgulho LGBTTTs do Sul de Minas será realizada no dia 1º de julho. A concentração começa às 13h, na Praça Getúlio Vargas, no Centro de Alfenas. Está continua sendo a primeira e única do Parada do Orgulho LGBTTTs realizada na região do Sul de Minas.

Antes da tradicional Parada, será realizada a 12ª Semana da Diversidade, também com o mesmo tema: Transexualidade e Nome Social. A programação da Semana da Diversidade será divulgada em breve. 

Além da Parada e da 12º Semana da Diversidade, seguindo a tradicional também serão realizadas as festas de Pré-Parada, em 30 de junho, e Pós-Parada, em 1º de julho.

Sander Simaglio, fundador e atual presidente da ONG explica o motivo pelo qual o MGA abordou dois anos consecutivos a questão da transexualidade.

"As pessoas LGBT fazem parte de um dos grupos vulneráveis que sofre as maiores violências no nosso país. O Brasil possui o infeliz título de campeão mundial de assassinatos de pessoas travestis e transexuais por motivo de ódio, segundo dados da ong Transgender Europe. Precisamos, de alguma forma, contribuir para diminuir esses números", diz Sander.

Os dados de agressões e violências contra pessoas LGBT podem ser ainda maiores, já que em muitos casos não são nem mesmo reportados. A luta por dignidade, direitos iguais e respeito tem se fortalecido. Uma dentre as muitas demandas, está o direito de uso do nome social.

Para Simaglio, o não reconhecimento do direito dos transexuais à troca de prenome e sexo correspondente à sua identidade de gênero viola preceitos fundamentais da Constituição como os princípios da dignidade da pessoa humana, a vedação à discriminação odiosa, a igualdade, a liberdade e a privacidade.

"O reconhecimento do nome social é um direito conquistado, especialmente por pessoas travestis e transexuais, que lutam, dentre outras coisas, contra o constrangimento de ser chamado pelo nome que representa um gênero com o qual a pessoa não se identifica", ressalta ele.

"Muitas pessoas enfrentam por anos não apenas a luta contra o preconceito, mas também uma luta pelo desenvolvimento livre e respeitoso da própria identidade. Permanecer sendo chamadas por um nome que não lhes representa implica em grandes prejuízos psicoemocionais e sociais à estes indivíduos", reforça o fundador e atual presidente do MGA.

CAMISARIA CURITIBANA DESENVOLVE TRABALHO COM CRIANÇAS AUTISTAS DE LAVRAS

A nova coleção da Sui Generis foi produzida em parceria com a Associação Contato, de Lavras

Fala-se muito em responsabilidade social, empreendedorismo consciente e boas ações que permitam transformar o mundo aos poucos. Mas nem sempre se conhece a aplicabilidade desses conceitos. 

Aliar negócios e filantropia nem sempre é uma tarefa fácil, mas a designer Elisa Serra Negra pensou em um forma de juntar duas coisas muito importantes de sua vida: sua marca e uma parte de sua família.

A Sui Generis Camisaria Feminina nasceu pelo desejo de fazer algo diferente e Elisa empenhou-se em trazer para sua empresa um projeto maior. 

Durante o processo de construção do tema da nova coleção, inspirada nas artes de rua do Chile durante uma viagem, a designer lembrou-se dos diversos desenhos que seu sobrinho autista gosta de fazer. 


A partir daí, algumas peças da coleção “Street Art”, que será lançada oficialmente no próximos dias, são estampadas com desenhos de crianças e adolescentes da Associação Contato, de Lavras, no Sul de Minas.

Em 2015, a irmã de Elisa, juntamente com outras mães de autistas, resolveram criar uma associação para trazer uma reflexão social sobre o autismo e ajudar as famílias a lidar com a situação, na cidade de Lavras. 

“Atualmente, são 43 famílias associadas. Além de todo o suporte proporcionado, a associação promove diversas capacitações e eventos apropriados para autistas e suas famílias com o objetivo de buscar, junto à prefeitura da cidade, um atendimento especializado e de qualidade para pessoas autistas e promover a inclusão escolar”, comenta Elisa.

De acordo com Ana Regina Caminha Braga, psicopedagoga e especialista em educação especial, o autismo é uma condição de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento que se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. 

“Existe uma série de atividades que estimulam o melhor convívio de uma criança autista. Com pintura ou desenhos, por exemplo, é possível trabalhar as questões de motricidade, espaço, lateralidade e também o uso criativo para a escolha espontânea das cores e dos desenhos”, explica a especialista.

Com a parceria em sua nova coleção, a Sui Generis vai doar 5% do valor de cada peça para a Associação Contato, que vai investir o dinheiro para melhorar o atendimento de centenas de crianças. 

Elisa explica que, ao idealizar a marca, sempre imaginou que ela deveria ir além de um segmento da moda, que tivesse um propósito. 

“Quero que as peças tenham uma história para contar. O diferencial da Sui Generis, além do vestuário, é  trazer questões como responsabilidade social, comércio justo e qualidade”, conclui a empreendedora.

O lançamento da nova coleção da Sui Generis Camisaria Feminina está prevista para o final do mês de maio.

DANIEL PAULISTA É O NOVO TÉCNICO DO BOA ESPORTE

Chicão, campeão Mundial de Clubes pelo Corinthians é o seu Auxiliar Técnico

Daniel Pollo Barion ou como é mais conhecido, Daniel Paulista, é o novo técnico do Boa Esporte, time de Varginha, no Sul de Minas. Nascido em Ribeirão Preto, em 5 de maio de 1982 e é um treinador e ex-atleta profissional que atuava como volante.

O técnico tem mais de 40 jogos a frente do Sport Recife e a partir de amanhã já será o novo técnico da equipe Boveta. Vale ressaltar que por duas vezes (2016 e 2017), Daniel Paulista tirou o time do rebaixamento para a série B.

VOLUNTÁRIOS CONSTROEM PARQUE INFANTIL COM PNEUS DESCARTADOS NA FERNÃO DIAS

Ecoparque ensina reciclagem e o respeito ao meio ambiente para moradores do bairro Massaranduba, em Pouso Alegre. Este é o primeiro parque infantil para os alunos da Escola Municipal São Benedito

As crianças da Escola Municipal São Benedito, em Pouso Alegre, no Sul de Minas, já podem contar com um espaço de lazer e recreação. Há seis meses, os voluntários da Arteris Fernão Dias, concessionária que administra a rodovia Fernão Dias, vêm arregaçando as mangas na construção de um parque infantil feito com pneus que são recolhidos nos 570 quilômetros km da rodovia BR-381.

A ação foi realizada no bairro Massaranduba, zona rural da cidade, e contou com a ajuda de pais de alunos, comunidade escolar e colaboradores da concessionária Arteris Fernão Dias, que se voluntariaram para concluir esse trabalho. 

“Os pneus descartados na rodovia são recolhidos diariamente pelas equipes de conserva da concessionária e recebem a destinação ambientalmente correta para esta classe de resíduo. No entanto, esse projeto vai além da retirada de pneus da rodovia ele desperta nos moradores e alunos o sentimento de responsabilidade por tudo o que existe no Meio Ambiente, explica Helvécio Tamm de Lima Filho, diretor superintendente da concessionária”

Para montar os brinquedos foram utilizados cerca de 40 pneus numa área de 50m², todos eles recolhidos na rodovia. Após a arrecadação do material os voluntários entraram em ação junto à equipe da escola, para montar o primeiro parque sustentável. 
O trabalho contou com várias etapas que vão desde a elaboração de um projeto topográfico até a pintura, tudo para trazer funcionalidade, segurança e um colorido especial para o espaço.

O parque conta com 6 brinquedos planejados e que foram cuidadosamente instalados para eliminar os riscos do surgimento de focos de dengue nos interiores dos pneus. 

“Além do legado de brinquedos montados, como balanço, escorregador e túnel, ficará para todos os envolvidos neste projeto o ensinamento do trabalho em equipe e do respeito ao meio ambiente por meio da reciclagem”, acrescenta o diretor superintendente da concessionária.

O parque será oficialmente inaugurado no sábado, 19, durante a reunião de pais e filhos, na Escola Municipal São Benedito, às 10h.

por Luiza Brunhara - da assessoria