Pular para o conteúdo principal

APLICATIVO INCENTIVARÁ PARTICIPAÇÃO PÚBLICA NA POLÍTICA MUNICIPAL

Ferramenta está sendo desenvolvida por alunos e professor do campus Varginha da UNIFAL-MG

“Câmara no Bolso" é o nome do aplicativo idealizado por alunos do curso de Administração Pública da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), campus Varginha, no Sul de Minas, para incentivar a participação pública na política dos municípios.

Desenvolvido em parceria com o programador Matheus Antônio Flauzino, aluno do Mestrado na Universidade Federal de Lavras (UFLA) e líder do CDG Varginha (grupo aberto de tecnologia fomentado pelo Google), o projeto é coordenado pelo professor Bruno Eduardo Freitas Honorato e conta com os alunos do curso, Evelise Paula Ferreira, Jéssica Maria Bertoli, Juliano Cougo, Luis Filipe Lopes Gallego, Patricia Matias Adão, Samira Mansur Silva Abou Haikal e Willker José de Souza.

“Este aplicativo tem como potencial de inovação gerar transparência e acesso simplificado a dados municipais para consulta e avaliação dos cidadãos”, esclarece Bruno Freitas Honorato.

Segundo o coordenador, a ferramenta tem por base as funções de acompanhamento, proposição e avaliação de projetos de lei a serem debatidos pelos vereadores nas câmaras municipais. 

“Enquanto produto, o ‘Câmara no Bolso’ servirá aos cidadãos no acesso a dados públicos (accontability e controle social) e aos vereadores (transparência, controle de resultados, imagem e referência internacional)”, explica.

A ferramenta contará com uma área para o cidadão, pela qual poderá acompanhar, propor e avaliar os projetos de lei dos vereadores colocados em pauta nas câmaras municipais; e também uma área específica para vereadores, para que possam acompanhar a avaliação da opinião pública sobre os projetos propostos.

De acordo com professor Bruno Freitas Honorato, pelo aplicativo, os vereadores também poderão lançar ideias de projeto de lei para verificar aceitação popular e gerar relatórios sobre a avaliação das ações dele pela opinião pública. 

A ferramenta possibilitará ainda, uma aproximação entre a população e seus representantes por meio de uma área denominada ‘Fale com o Vereador’.  

“O caráter do aplicativo é, a um só passo, pedagógico, porque se funda no incentivo ao conhecimento político, e aplicado, porque intenta ampliar os limites da democracia representativa no país, em âmbito municipal”, detalha professor Bruno Honorato.


A ideia do aplicativo foi apresentada aos vereadores de Varginha em reunião realizada no dia último dia 3, na Câmara Municipal. 

Na ocasião, as alunas  Evelise Paula Ferreira e  Samira Mansur Silva Abou Haikal ministraram a palestra “A importância de aplicativos e outras tecnologias inovadoras na participação pública”.

Após falarem sobre democracia, participação pública e tecnologias da informação, as estudantes mostraram uma pesquisa realizada pela equipe no município de Varginha e o funcionamento do aplicativo “Câmara no Bolso” como solução possível para a ampliação do processo democrático nos municípios. 

Conforme o professor Bruno, o protótipo já está pronto e será apresentado em mais municípios do Sul de Minas ainda neste mês de maio. 

“Espera-se que em breve já haja uma versão piloto do aplicativo disponível em nível municipal", anuncia professor Bruno Freitas Honorato, contando que a ferramenta passará por testes para ser disponibilizada para a sociedade. "Nós desejamos que isso seja feito ainda esse ano", diz.

por Ana Carolina Araújo - da assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/