Pular para o conteúdo principal

APLICATIVO INCENTIVARÁ PARTICIPAÇÃO PÚBLICA NA POLÍTICA MUNICIPAL

Ferramenta está sendo desenvolvida por alunos e professor do campus Varginha da UNIFAL-MG

“Câmara no Bolso" é o nome do aplicativo idealizado por alunos do curso de Administração Pública da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), campus Varginha, no Sul de Minas, para incentivar a participação pública na política dos municípios.

Desenvolvido em parceria com o programador Matheus Antônio Flauzino, aluno do Mestrado na Universidade Federal de Lavras (UFLA) e líder do CDG Varginha (grupo aberto de tecnologia fomentado pelo Google), o projeto é coordenado pelo professor Bruno Eduardo Freitas Honorato e conta com os alunos do curso, Evelise Paula Ferreira, Jéssica Maria Bertoli, Juliano Cougo, Luis Filipe Lopes Gallego, Patricia Matias Adão, Samira Mansur Silva Abou Haikal e Willker José de Souza.

“Este aplicativo tem como potencial de inovação gerar transparência e acesso simplificado a dados municipais para consulta e avaliação dos cidadãos”, esclarece Bruno Freitas Honorato.

Segundo o coordenador, a ferramenta tem por base as funções de acompanhamento, proposição e avaliação de projetos de lei a serem debatidos pelos vereadores nas câmaras municipais. 

“Enquanto produto, o ‘Câmara no Bolso’ servirá aos cidadãos no acesso a dados públicos (accontability e controle social) e aos vereadores (transparência, controle de resultados, imagem e referência internacional)”, explica.

A ferramenta contará com uma área para o cidadão, pela qual poderá acompanhar, propor e avaliar os projetos de lei dos vereadores colocados em pauta nas câmaras municipais; e também uma área específica para vereadores, para que possam acompanhar a avaliação da opinião pública sobre os projetos propostos.

De acordo com professor Bruno Freitas Honorato, pelo aplicativo, os vereadores também poderão lançar ideias de projeto de lei para verificar aceitação popular e gerar relatórios sobre a avaliação das ações dele pela opinião pública. 

A ferramenta possibilitará ainda, uma aproximação entre a população e seus representantes por meio de uma área denominada ‘Fale com o Vereador’.  

“O caráter do aplicativo é, a um só passo, pedagógico, porque se funda no incentivo ao conhecimento político, e aplicado, porque intenta ampliar os limites da democracia representativa no país, em âmbito municipal”, detalha professor Bruno Honorato.


A ideia do aplicativo foi apresentada aos vereadores de Varginha em reunião realizada no dia último dia 3, na Câmara Municipal. 

Na ocasião, as alunas  Evelise Paula Ferreira e  Samira Mansur Silva Abou Haikal ministraram a palestra “A importância de aplicativos e outras tecnologias inovadoras na participação pública”.

Após falarem sobre democracia, participação pública e tecnologias da informação, as estudantes mostraram uma pesquisa realizada pela equipe no município de Varginha e o funcionamento do aplicativo “Câmara no Bolso” como solução possível para a ampliação do processo democrático nos municípios. 

Conforme o professor Bruno, o protótipo já está pronto e será apresentado em mais municípios do Sul de Minas ainda neste mês de maio. 

“Espera-se que em breve já haja uma versão piloto do aplicativo disponível em nível municipal", anuncia professor Bruno Freitas Honorato, contando que a ferramenta passará por testes para ser disponibilizada para a sociedade. "Nós desejamos que isso seja feito ainda esse ano", diz.

por Ana Carolina Araújo - da assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.