sábado, 31 de maio de 2008

"O CORVO" É DESTAQUE EM VARGINHA

A edição de junho, do Jornal Palestra Legionis, de Varginha, traz uma entrevista com o editor de O Corvo, Sebastião Filho. Em matéria de uma página, o jornalista Matheus Pissolatti desvenda a trajetória marcante do único jornal manuscrito ainda produzido no Brasil.


Criado em dezembro de 2005, o jornal O Corvo é um trabalho totalmente artesanal, que lembra os antigos jornais manuscritos, que marcaram o surgimento da imprensa no Brasil.


Hoje o trabalho do jornal está representado pelo blog.

BARBACENA: FACULDADE DE MEDICINA HOMENAGEIA UM DE SEUS FUNDADORES

Na noite da sexta-feira, 18, estudantes e médicos de Barbacena assistiram, no anfiteatro da Faculdade de Medicina, uma Mesa Redonda que comemorou o centenário de vida de Luigi Bogliolo. O médico, reconhecido internacionalmente, foi um dos fundadores e um dos primeiros professores da faculdade de Barbacena.


O evento foi uma realização da Faculdade de Medicina, Centro de Memória Belisário Pena, Conselho Regional de Medicina, Associação Médica de Barbacena e Sociedade Brasileira de História da Medicina. “No dia em que Bogliolo estaria completando 100 anos, prestamos essa homenagem ao pedagogo nato, disciplinado e talentoso, que lançou em Barbacena as robustas raízes de uma escola médica de qualidade”, afirma Jairo Toledo, presidente da Sociedade Brasileira de História da Medicina.


Os debates foram presididos pelo reitor da UNIPAC, Bonifácio Andrada. Na oportunidade, ele destacou o valor de Bogliolo. “Ao falar desse profissional estamos falando também de um dos momentos mais importantes da faculdade. Ele foi uma pessoa ilustre que veio para o Brasil, Minas Gerais e Barbacena, onde prestou serviços de grande relevância para a área médica”, ressaltou Bonifácio Andrada.


Entre os participantes da mesa estavam quatro discípulos de Bogliolo, os médicos Washington Luiz Tafuri, Pedro Raso, Jair Raso e Renato Maciel. O debate fez um retorno aos idos de 1940, quando Bogliolo chegou ao Brasil, exilado, e, sobretudo, das décadas de 50 e 60, quando passou a atuar em Belo Horizonte e Barbacena.

MAURO TEIXEIRA ESTEVE EM BRASÍLIA

O prefeito de Varginha, Mauro Teixeira (PT), esteve em Brasília e se encontrou, na manhã de terça feira, 27, com dois ministros do governo Lula. O prefeito tomou café da manhã em companhia do ministro da Educação, Fernando Haddad e do ministro da Secretaria Nacional de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro. Eles conversaram sobre ações do governo federal em Varginha como a instalação da Universidade Federal de Alfenas e a inauguração da Avenida do Contorno.


Mauro Teixeira aproveitou os contatos para fazer novas solicitações de verbas federais para a melhoria de serviços públicos em Varginha, mas prefere ainda não divulgar por não ter nada oficializado por enquanto. Na tarde de segunda feira, 26, o prefeito esteve com o Ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias. O assunto discutido no encontro também foi a liberação de verbas públicas para Varginha, mas o prefeito afirma que só divulga quando houver a confirmação do repasse.


Mauro Teixeira esteve em Brasília participando do Encontro de Prefeitos para celebrar o primeiro ano do Plano de Desenvolvimento da Educação, onde os gestores municipais podem negociar convênios com os programas do Ministério da Educação e Cultura como construção de creches e aquisição de infra estrutura para melhorar os serviços de educação nos municípios.

VERTENTES TERÁ SEIS MIL NOVOS EMPREGOS ATÉ 2010

A Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil (VSB) deu mais um passo para implantar a siderúrgica que deverá criar seis mil novos empregos até 2010 na região do Campo das Vertentes. No último dia 15, integrantes do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) aprovaram a Licença Prévia, documento necessário para a instalação da empresa no distrito industrial do município.
Agora, só falta a aprovação do Plano de Contole Ambiental (PCA) e o pedido de Licença de Instalação para que as obras de implantação da VSB sejam iniciadas.


Para o coordenador de meio ambiente da empresa, Alexandre Valadares Mello, a aprovação por unanimidade da Licença Prévia comprova que a empresa pretende garantir a preservação do meio ambiente. Segundo Mello, o grupo está desenvolvendo programas além do determinado por lei e cita como exemplo o Centro de Referência em Revegetação de Mata Atlântica que visa recuperar as áreas degradadas e servirá como um espaço de pesquisa e educação ambiental.

O complexo siderúrgico será instalado no Distrito Industrial (DI) de Jeceaba, área de 11,8 milhões de metros quadrados sob responsabilidade da Codemig (Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais). A construção da VSB, em Jeceaba, representa um investimento de US$1,6 bilhão. A empresa produzirá tubo de aço sem costura e deve entrar em operação no primeiro trimestre de 2010.
Distrito Industrial