quinta-feira, 9 de março de 2023

8 DE MARÇO: SOLENIDADE OFICIAL CELEBRA DATA NA PRAÇA CENTRAL DE LAVRAS


O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.

No município de Lavras, a Prefeitura Municipal, por meio de seus vários órgãos promove diversas atividades para celebrar a data.

Na manhã de hoje, Dia Internacional da Mulher, a Praça Dr. Augusto Silva, na região central da cidade, sediou uma solenidade oficial, com a apresentação da Banda do 8° Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais e homenagens às mulheres que atuam na corporação.

A coordenadora de Comunicação da Prefeitura de Lavras, Lisa Fávaro, ao fazer uso da palavra, lembrou a história do 8 de Março e sua repercussão e impactos na sociedade de hoje.

A prefeita Jussara Menicucci, que é a primeira e única, até hoje, mulher a chefiar o Executivo lavrense, lembrou de sua trajetória política. Jussara acumula vitórias pessoais, está em seu quarto mandato como prefeita e, também, é a única mulher a alcançar a cadeira do Executivo no grupo das cinco maiores cidades do Sul de Minas.

A chefe do Executivo lembrou dos desafios pelo qual passou, das perseguições e destacou a importância da educação no empoderamento feminino e na conscientização do universo masculino. Jussara reforçou ainda, que a data, hoje, é uma oportunidade de homens e mulheres buscarem a igualdade, a sintonia e o respeito em uma sociedade cada vez mais plural.

A programação de hoje conta ainda com apresentações artísticas e caminhada das mulheres.

*Por Sebastião Filho

COMANDANTE DO EXÉRCITO PRESTIGIA ENTREGA DO SABRE NA ESA


O general de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, comandante do Exército, prestigiou a entrega do Sabre Sargento Max Wolf Filho aos 516 alunos do Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) da Escola de Sargentos das Armas (ESA) e aos 30 Alunos do Centro de Aviação do Exército (CIAvEx) no dia 4 de março de 2023.

A manhã de atividades festivas iniciou-se com a entrada solene dos alunos da Turma Bicentenário do tenente Antônio João pelo Portão Histórico da ESA, em Três Corações, no Sul de Minas, ato simbólico que rememora as diversas gerações de sargentos formados e concretiza o sonhos dos jovens que escolheram a carreira das Armas.

Para a entrega do Sabre, os alunos trajaram o 1º Uniforme Escolar (Gala), réplica do uniforme usado na antiga Escola de Sargentos da Fortaleza de São João, a primeira unidade sistematizada de formação do Sargento Combatente do Exército Brasileiro.

O Sabre simboliza o espírito imortal do Sargento Max Wolf Filho, herói da Força Expedicionária Brasileira, e expressa o culto às tradições e a manutenção dos valores do Exército Brasileiro, compromissos indispensáveis ao líder de pequenas frações. Ele é a réplica da baioneta do Fuzil Mauser 1908, utilizado pelo Sargento Max Wolf Filho nas Revoluções de 1930 e Constitucionalista de 1932.

O general de Brigada Reinaldo Salgado Beato, comandante da ESA, falou sobre o início de uma nova etapa na formação e qualificação, que será coroada, ao final do ano letivo, com a obtenção da divisa de 3º Sargentos. Destacou, ainda, que “ao longo do ano, por meio do processo de ensino aprendizagem, será formado e consolidado o espírito militar do Aluno, desenvolvendo-se a liderança e interiorizando-se valores, os quais são muito caros e imutáveis para a Força”.

O general de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, comandante do Exército, e o general de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa, chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) entregaram o Sabre Sargento Max Wolf Filho ao aluno Jhonathan Cássio Bernardo Martins, da ESA, e o aluno Christian de Souza Brito, do CIAvEx, melhores colocados, por mérito intelectual, no 1º ano do CFGS.

Após a entrega do Sabre aos Alunos por seus convidados, foi proferido o juramento solene, no qual os alunos se comprometem a cultuar e manter as tradições do Exército Brasileiro.

Realizou-se ainda a passagem do Estandarte Histórico da ESA ao aluno Jhonathan Cássio Bernardo Martins, do Curso de Engenharia da ESA, o qual honrosamente o conduzirá até a conclusão do ano letivo de 2023.

Finalizando a cerimônia, o general de Exército Tomás destacou o concorrido concurso pelo qual passaram os Alunos do Curso de Formação e Graduação de Sargentos, os quais, depois de formados, “serão os primeiros comandantes, a expressão mais concreta do profissionalismo da nossa tropa, os responsáveis reais pela imagem de um Exército profissional, comprometido com o Brasil, integrantes de um Exército cada vez mais íntegro e respeitado”.

NAF DO UNIS EM VARGINHA, TRÊS PONTAS E SÃO LOURENÇO ESTÃO ENTRE OS QUE MAIS ATENDEM NO BRASIL


No último dia 2 de março, aconteceu uma solenidade na Delegacia da Receita Federal em Varginha, com o objetivo de homenagear os melhores Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do ano de 2022.

Na ocasião, o Grupo Unis esteve presente com representantes dos seus três NAF, de Varginha, Três Pontas e São Lourenço, que entraram para o ranking nacional da Receita Federal entre os Núcleos que mais realizaram atendimentos em todo o Brasil em 2022. Dentre eles, o NAF de Varginha se consagrou, pelo quarto ano consecutivo, como o NAF que mais atendeu no país, com um total de 70.528 atendimentos.

“Além de se firmar como o núcleo que mais realiza atendimentos em todo o Brasil, por quatro anos consecutivos, o NAF do Unis em Varginha reforça o compromisso da instituição de promover o desenvolvimento profissional dos nossos alunos, que aprofundam diariamente suas práticas alcançando os melhores resultados do país, e de ser um agente transformador para a realidade da nossa comunidade, oferecendo serviços tão importantes para a nossa gente, com a maior qualidade possível.”, destacou o Reitor do Unis, Prof. Felipe Flausino.

Ainda no ranking nacional da Receita Federal, o NAF da Fateps, em Três Pontas, fechou o ano na 12ª posição entre os Núcleos que mais realizaram atendimentos, com um total de 5.827 atendimentos, seguido pelo NAF da Faculdade Unis São Lourenço, em 13º, com um total de 3.518 atendimentos, firmando o Grupo Unis através dos seus professores e alunos como uma instituição destaque na oferta de excelência dos serviços da Rede NAF por todas as suas unidades sedes do Núcleo.

Na ocasião da solenidade, foram entregues aos representantes dos NAF do Unis placas e certificados de homenagem e agradecimento pela parceria e excelência nos diversos atendimentos realizados em prol da sociedade brasileira. O Delegado da Receita Federal de Varginha, Eduardo Costa, enfatizou na ocasião os objetivos dos Núcleos, como a promoção de melhor qualificação dos acadêmicos, a prestação de serviços tributários e fiscais aos contribuintes carentes e o desenvolvimento da moral tributária e da cidadania na sociedade.

A solenidade destacou também a 6ª Região Fiscal em MG (da qual os NAF do Unis fazem parte) como a região que mais atendeu no país. De um total de 243.818 atendimentos realizados em todos os 520 NAF do Brasil, 123.917 atendimentos vieram da nossa região fiscal, representando aproximadamente 55% do total de atendimentos do país, ressaltando mais uma vez a importância e excelência do trabalho desenvolvido pelos NAF do Unis e de outras instituições da nossa região.

Para os alunos e professores dos cursos de Ciências Contábeis do Unis, da Fateps e do Unis São Lourenço, essa conquista é motivo de muito orgulho e um reconhecimento do trabalho e dedicação com o qual os NAF são conduzidos em todo o nosso Grupo Educacional, buscando evoluir e capacitar os futuros profissionais da área contábil, mas também prestar auxílio e suporte para toda a nossa comunidade através de serviços essenciais oferecidos com excelência e compromisso.

ANDRADAS REALIZA PRIMEIRO FESTIVAL DE CAFÉS ESPECIAIS

Andradas Café Festival chega ao município com exposição de marcas nacionais, campeonatos, cursos, turismo, gastronomia e cultura para o público visitante

Com o objetivo de potencializar a cafeicultura de Andradas, a cidade mineira reunirá de 30 de março a 2 de abril atrativos da região para receber milhares de turistas e moradores durante o festival de cafés. Conhecida pela culinária com influência italiana e mineira, também pelos vinhos, azeites e bananas, Andradas tem no café o seu maior motor econômico na geração de emprego e renda para milhares de famílias de produtores.

“São mais de 2.700 cafeicultores, na sua maioria familiares, com uma produção de mais de 200 mil sacas de café. Os grãos são produzidos em solos vulcânicos e em altitudes elevadas. A Prefeitura Municipal reconhecendo todo esse potencial vem investindo para tornar Andradas uma reconhecida origem de cafés especiais”, explica a prefeita Margot Navarro Graziani Pioli, uma das realizadoras do Andradas Café Festival.

De acordo com os organizadores, a ideia é realizar na cidade, que integra a Mantiqueira Vulcânica, um evento de expressão nacional. Para isso estão preparando uma programação variada e diversas atrações com profissionais renomados: “Iremos promover uma prova profissional dos melhores cafés de Andradas para que os produtores e os empresários possam conhecer cada vez mais o potencial dos grãos da região, que se destaca nos concursos”, explica Sebastião Donizete Benevene, presidente da Associação dos Cafeicultores do Bairro Gabirobal (ACAFEG), uma das realizadoras do evento.

Desenvolvimento da região
A cultura, o turismo e a gastronomia são o tripé de sustentação da região quando se fala em café e produtos regionais. Durante os dias na cidade, o visitante poderá realizar rotas e passeios guiados, conhecer também a cultura local, propriedades rurais, atrativos turísticos, exposições e a gastronomia com pratos típicos que também levarão cafés e harmonizações com receitas exclusivas.

A proximidade com São Paulo, são apenas 220 quilômetros e 2h30 de viagem, tem o objetivo de atrair turistas apaixonados por café e por todas as histórias, tradições e experiências no município, que já é reconhecido pelos cafés, vinhos, trilhas, cachoeiras e paisagens montanhosas exuberantes. A hotelaria, restaurantes, rotas de turismo, lojas de produtos locais, vinícolas e olivais, assim como o famoso Pico do Gavião, estarão preparados para receber os visitantes do Festival.

O foco do evento é “desenvolver a região, proporcionar conhecimento e aproximar os produtores locais do mercado de cafés especiais, trazendo experiências e conteúdo”, explica um dos realizadores, o analista técnico do Sebrae, Ivan Figueiredo. A programação terá campeonatos de preparo de café e de torra do grão e também cursos básicos e palestras para quem quiser aprender mais sobre a bebida. Dentre os organizadores também está o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas) que promoverá alguns dos conteúdos, como o Desafio Koar e o Campeonato de Torra de cafés.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla. O evento será realizado no Pavilhão do Vinho e terá estandes com exposição de marcas de café e produtos relacionados, artesanato, gastronomia local e espaços culturais.

EM SÃO LOURENÇO VALOR DA CESTA BÁSICA TEM QUEDA NO MÊS DE MARÇO


Após dois meses de alta, o Índice da Cesta Básica de São Lourenço (ICB – FUSAL/UNIS) indicou baixa de -6,87% neste início de março em comparação com o mesmo período de fevereiro.

Nesta pesquisa nenhum produto apresentou alta nos preços médios, enquanto que as maiores quedas ocorreram com os hortifrutigranjeiros (banana, batata e tomate), leite integral e farinha de trigo. Comparando com o mês março de 2022, o valor da cesta básica em São Lourenço encontra-se estável -0,41%. A pesquisa é realizada através do levantamento de preços dos 13 produtos componentes da cesta básica nacional de alimentos nos principais supermercados da cidade, tendo como base uma metodologia adaptada do DIEESE.

Neste início do mês de março, o valor médio da cesta básica nacional de alimentos para o sustento de uma pessoa adulta na cidade de São Lourenço é de R$647,39, correspondendo a 53,75% do salário mínimo líquido (salário mínimo total descontado o INSS). O trabalhador que recebe um salário mínimo mensal precisa trabalhar 109 horas e 23 minutos no mês para adquirir essa cesta de produtos.

Entre os meses de fevereiro e março, nenhum dos produtos pesquisados apresentou alta em seus preços médios; um produto manteve os valores médios inalterados: o pão francês; e doze produtos tiveram queda em seus valores: Banana (-29,11%), Batata (-20,78%), Tomate (-17,36%), Leite integral (-7,52%), Farinha de trigo (-6,00%), Arroz (-5,02%), Óleo de soja (-3,18%), Carne bovina (-2,16%), Feijão carioquinha (-1,67%), Manteiga (-0,99%), Café em pó (-0,46%) e Açúcar refinado (-0,16%).

Ao contrário do mês anterior, nesta última pesquisa os resultados verificados em São Lourenço estiveram em consonância com Pouso Alegre, Varginha e Cataguases. Isso confirma nossas predições de que a intensificação da safra dos hortifrutigranjeiros, o aumento da oferta de alguns produtos como o leite e o óleo de soja, bem como a estabilidade nos preços de outros, permitiriam uma diminuição no valor da cesta básica.

Porém, outra constatação nos relatórios deste mês é que, mesmo com essa queda no valor da cesta básica, o seu custo ainda se encontra bastante elevado, representando mais da metade do salário mínimo líquido em todas as cidades pesquisadas. Salientamos também que no curto prazo alguns produtos entrarão no período de entressafra o que poderá provocar novos aumentos nos preços com impacto direto no orçamento das famílias.

Dessa forma, estamos reforçando nos relatórios deste mês a necessidade de políticas de incentivo à produção e disponibilidade no mercado interno para contribuir com a oferta dos gêneros alimentícios de primeira necessidade em valores mais acessíveis para a população.

Confira a pesquisa completa clicando aqui.