Pular para o conteúdo principal

COMANDANTE DO EXÉRCITO PRESTIGIA ENTREGA DO SABRE NA ESA


O general de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, comandante do Exército, prestigiou a entrega do Sabre Sargento Max Wolf Filho aos 516 alunos do Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) da Escola de Sargentos das Armas (ESA) e aos 30 Alunos do Centro de Aviação do Exército (CIAvEx) no dia 4 de março de 2023.

A manhã de atividades festivas iniciou-se com a entrada solene dos alunos da Turma Bicentenário do tenente Antônio João pelo Portão Histórico da ESA, em Três Corações, no Sul de Minas, ato simbólico que rememora as diversas gerações de sargentos formados e concretiza o sonhos dos jovens que escolheram a carreira das Armas.

Para a entrega do Sabre, os alunos trajaram o 1º Uniforme Escolar (Gala), réplica do uniforme usado na antiga Escola de Sargentos da Fortaleza de São João, a primeira unidade sistematizada de formação do Sargento Combatente do Exército Brasileiro.

O Sabre simboliza o espírito imortal do Sargento Max Wolf Filho, herói da Força Expedicionária Brasileira, e expressa o culto às tradições e a manutenção dos valores do Exército Brasileiro, compromissos indispensáveis ao líder de pequenas frações. Ele é a réplica da baioneta do Fuzil Mauser 1908, utilizado pelo Sargento Max Wolf Filho nas Revoluções de 1930 e Constitucionalista de 1932.

O general de Brigada Reinaldo Salgado Beato, comandante da ESA, falou sobre o início de uma nova etapa na formação e qualificação, que será coroada, ao final do ano letivo, com a obtenção da divisa de 3º Sargentos. Destacou, ainda, que “ao longo do ano, por meio do processo de ensino aprendizagem, será formado e consolidado o espírito militar do Aluno, desenvolvendo-se a liderança e interiorizando-se valores, os quais são muito caros e imutáveis para a Força”.

O general de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, comandante do Exército, e o general de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa, chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) entregaram o Sabre Sargento Max Wolf Filho ao aluno Jhonathan Cássio Bernardo Martins, da ESA, e o aluno Christian de Souza Brito, do CIAvEx, melhores colocados, por mérito intelectual, no 1º ano do CFGS.

Após a entrega do Sabre aos Alunos por seus convidados, foi proferido o juramento solene, no qual os alunos se comprometem a cultuar e manter as tradições do Exército Brasileiro.

Realizou-se ainda a passagem do Estandarte Histórico da ESA ao aluno Jhonathan Cássio Bernardo Martins, do Curso de Engenharia da ESA, o qual honrosamente o conduzirá até a conclusão do ano letivo de 2023.

Finalizando a cerimônia, o general de Exército Tomás destacou o concorrido concurso pelo qual passaram os Alunos do Curso de Formação e Graduação de Sargentos, os quais, depois de formados, “serão os primeiros comandantes, a expressão mais concreta do profissionalismo da nossa tropa, os responsáveis reais pela imagem de um Exército profissional, comprometido com o Brasil, integrantes de um Exército cada vez mais íntegro e respeitado”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.