Pular para o conteúdo principal

COMANDANTE DO EXÉRCITO PRESTIGIA ENTREGA DO SABRE NA ESA


O general de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, comandante do Exército, prestigiou a entrega do Sabre Sargento Max Wolf Filho aos 516 alunos do Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) da Escola de Sargentos das Armas (ESA) e aos 30 Alunos do Centro de Aviação do Exército (CIAvEx) no dia 4 de março de 2023.

A manhã de atividades festivas iniciou-se com a entrada solene dos alunos da Turma Bicentenário do tenente Antônio João pelo Portão Histórico da ESA, em Três Corações, no Sul de Minas, ato simbólico que rememora as diversas gerações de sargentos formados e concretiza o sonhos dos jovens que escolheram a carreira das Armas.

Para a entrega do Sabre, os alunos trajaram o 1º Uniforme Escolar (Gala), réplica do uniforme usado na antiga Escola de Sargentos da Fortaleza de São João, a primeira unidade sistematizada de formação do Sargento Combatente do Exército Brasileiro.

O Sabre simboliza o espírito imortal do Sargento Max Wolf Filho, herói da Força Expedicionária Brasileira, e expressa o culto às tradições e a manutenção dos valores do Exército Brasileiro, compromissos indispensáveis ao líder de pequenas frações. Ele é a réplica da baioneta do Fuzil Mauser 1908, utilizado pelo Sargento Max Wolf Filho nas Revoluções de 1930 e Constitucionalista de 1932.

O general de Brigada Reinaldo Salgado Beato, comandante da ESA, falou sobre o início de uma nova etapa na formação e qualificação, que será coroada, ao final do ano letivo, com a obtenção da divisa de 3º Sargentos. Destacou, ainda, que “ao longo do ano, por meio do processo de ensino aprendizagem, será formado e consolidado o espírito militar do Aluno, desenvolvendo-se a liderança e interiorizando-se valores, os quais são muito caros e imutáveis para a Força”.

O general de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, comandante do Exército, e o general de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa, chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) entregaram o Sabre Sargento Max Wolf Filho ao aluno Jhonathan Cássio Bernardo Martins, da ESA, e o aluno Christian de Souza Brito, do CIAvEx, melhores colocados, por mérito intelectual, no 1º ano do CFGS.

Após a entrega do Sabre aos Alunos por seus convidados, foi proferido o juramento solene, no qual os alunos se comprometem a cultuar e manter as tradições do Exército Brasileiro.

Realizou-se ainda a passagem do Estandarte Histórico da ESA ao aluno Jhonathan Cássio Bernardo Martins, do Curso de Engenharia da ESA, o qual honrosamente o conduzirá até a conclusão do ano letivo de 2023.

Finalizando a cerimônia, o general de Exército Tomás destacou o concorrido concurso pelo qual passaram os Alunos do Curso de Formação e Graduação de Sargentos, os quais, depois de formados, “serão os primeiros comandantes, a expressão mais concreta do profissionalismo da nossa tropa, os responsáveis reais pela imagem de um Exército profissional, comprometido com o Brasil, integrantes de um Exército cada vez mais íntegro e respeitado”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TRIBUNAL CONFIRMA PARALISAÇÃO DO "PROGRAMA ESCOLAS CÍVICO-MILITARES" DO GOVERNO ESTADUAL

O Tribunal de Contas mineiro manteve, em sessão do Tribunal Pleno desta quarta-feira (17/12), a paralisação da “Política Educacional Gestão Compartilhada: Escolas Cívico-Militares”, do governo estadual. Com a decisão, o governo estadual não pode, a partir de 2026, dar continuidade ao modelo nas nove escolas mineiras que já o adotavam, assim como deve interromper possíveis projetos que visam expandir a política educacional. O relator do Processo Agravo nº 1.199.973, conselheiro em exercício Adonias Monteiro, elencou, entre outros aspectos, os principais motivos para a paralisação do projeto: ausência de lei em sentido formal que respalde a implementação do Programa das Escolas Cívico-Militares e inexistência de previsão orçamentária compatível com a política. “A alegação da existência de perigo da demora inverso, com a suspensão repentina do programa nas nove escolas já participantes, podendo gerar retrocesso social, insegurança jurídica e prejuízos concretos à comunidade escolar, não r...