terça-feira, 4 de julho de 2023

URGENTE | MEDIDORES DE DENSIDADE CONTENDO CÉSIO-137 TERIAM SIDO FURTADOS NA REGIÃO



A mineradora AMG Brasil divulgou nota oficial informando que no último dia 29 de junho, comunicou a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) a suspeita de furto de duas fontes seladas de Césio-137 de equipamentos medidores de densidade de polpa. De acordo com a empresa, os equipamentos estavam na unidade da empresa localizada nos municípios de Nazareno e São Tiago, em Minas Gerais.

De acordo com as normas da CNEN, as fontes são classificadas como "Categoria 5, Baixo Risco". Quando utilizadas em medidores de densidade de polpa, as fontes não representam riscos. Elas possuem uma atividade 275 mil vezes menor do que a de alguns aparelhos der adioterapia. No entanto, a AMG alerta que o manuseio inadequado por pessoas não autorizadas pode acarretar algum risco à saúde.

Ainda de acordo com a empresa, fontes furtadas podem ser identificadas por seu formato e aparência. Elas são revestidas de aço.

*Por Sebastião Filho, com assessoria

CAMINHÃO TECNOLÓGICO DO IFSULDEMINAS LEVA CURSO DE ROBÓTICA A CRIANÇAS DE CAMPANHA


A cidade de Campanha, no Sul de Minas, teve uma visita muito esperada entre os dias 19 a 23 de junho: o caminhão tecnológico Lab Maker do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). O veículo esteve no município e atendeu 140 crianças das redes municipais e estaduais de ensino.

Foram 3 dias com oficinas diárias de Introdução à Programação com Arduino, que ofereceram, gratuitamente, uma introdução ao mundo maker, permitindo o desenvolvimento de projetos de automação, com cursos que buscam estimular a criatividade, o raciocínio lógico e a concentração dos alunos.

O Lab Maker é um caminhão tecnológico que percorre as cidades do Sul de Minas com laboratórios montados para cursos de robótica e inovação, além da oficina de arduíno, que permite o desenvolvimento de projetos de automação.

O caminhão fica 5 dias na cidade, as oficinas são de curta duração, em média 2 horas, e contemplam 12 alunos por turma. Os cursos fazem parte do Projeto Capacita Sul de Minas, uma iniciativa do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), viabilizada por emenda parlamentar do Deputado Federal Odair Cunha.

Recentemente, o caminhão esteve em Guaranésia (MG), onde foi possível capacitar aproximadamente 120 alunos.

Para ter o caminhão nas cidades, os municípios devem enviar um ofício (modelo) para a equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI), manifestando e justificando o interesse. Se você deseja receber o caminhão em sua cidade ou queira mais informações, entre em contato no e-mail: kelli.oliveira@ifsuldeminas.edu.br.

Confira as próximas cidades que o Lab Maker vai estar:

CidadeData de chegada
São Tomás de Aquino03/07 a 07/07/202
Itanhandu10/07 a 14/07/2023
Santa Rita do Sapucaí
(Hackatown)
16/08 a 19/08/2023
Três Pontas1ª quinzena de agosto
Passos22/08 a 26/08/2023
Congonhal28/08 a 01/09/2023
Cabo Verde11/09 a 15/09/2023
Alfenas02/10 a 06/10/2023
Muzambinho15/11 a 18/11/2023

*Da assessoria da IFSULDEMINAS

VARGINHA: INAUGURAÇÃO DA REVITALIZAÇÃO DA PISTA DE SKATE SERÁ NESTE MÊS DE JULHO


No último dia 29 de junho, o prefeito Vérdi Melo conduziu uma reunião com membros-chave da administração municipal de Varginha, no SUl de Minas, para discutir os detalhes da aguardada reinauguração da pista de skate. O encontro contou com a presença do secretário de Esportes, Milton Tavares Júnior, da supervisora de Lazer, Jaqueline Mesquita, do engenheiro Bráulio Mendes Arantes e do secretário municipal de Governo, Honorinho Ottoni e da gerente da divisão de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Varginha, Carla Beraldo.

A reunião foi marcada por um clima de entusiasmo e cooperação com todos os presentes empenhados em garantir que a reabertura da pista de skate seja um evento marcante para a comunidade. A pista, que passou por um processo de revitalização e melhorias, será entregue aos praticantes neste mês de julho.

Na reunião foram abordados diversos aspectos, como a segurança dos usuários, a manutenção adequada das instalações e a promoção de atividades esportivas e culturais no local. O prefeito Verdi enfatizou a importância de proporcionar espaços de qualidade para a prática esportiva, especialmente para os entusiastas do skate, que há tempos aguardam por essa reinauguração.

Com a reunião concluída, a administração municipal agora segue empenhada nos últimos preparativos para a reinauguração do espaço. A expectativa é de que a pista de skate se torne um ponto de encontro e de desenvolvimento esportivo para a juventude local, estimulando a prática saudável do skate e fortalecendo os laços comunitários.

TCE SUSPENDE LICITAÇÃO DE CONSÓRCIO DE MUNICÍPIOS DO ALTO DO SAPUCAÍ


"Determino a suspensão do processo licitatório n. 010/2023 (pregão eletrônico n. 001/2023) na fase em que se encontra, devendo os responsáveis se absterem de praticar qualquer ato tendente a efetivar a contratação em tela, sob pena de multa pessoal e individual no valor de cinco mil reais, nos termos da Lei Complementar n. 102/2008”. Foi essa a decisão da Corte de Contas mineira no processo de denúncia n. 1148564, apresentado na sessão da Segunda Câmara do dia 20 de junho, pelo conselheiro Wanderley Ávila.

O procedimento licitatório foi promovido pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Microrregião do Alto do Sapucaí (Cimasp) e tem o objetivo de constituir o Registro de Preços para “eventual e futura aquisição de bens duráveis para atender os municípios que compõem o consórcio”, cuja sede é na cidade de Varginha, no Sul de Minas.

O colegiado apoiou a decisão do relator por entender procedente a denúncia do advogado Rodrigo Gonçalvez Zanini, que alegou, em síntese, curto prazo (10 dias) para apresentação das amostras no pregão eletrônico, o que afeta a competitividade do procedimento licitatório. A denúncia ainda aponta possíveis “irregularidade na exigência de certificação ISO e nos laudos e ensaios exigidos, por falta de amparo normativo”, o que caracteriza restrição e ilegalidade, podendo acarretar contratação de empresa com aumento de preço e, consequentemente, dano à Administração Pública.

O TCE, em análise ainda superficial da denúncia, justificou sua decisão de suspender a licitação tendo em vista a exigência no edital de documentos para habilitação da empresa vencedora além dos que são previstos na legislação, comprometendo a competitividade do procedimento licitatório. E, ainda, por não haver justificativa para exigência de laudos e certificados que atestem exposição de determinados itens que seriam apropriados em regiões litorâneas.

Além de suspender o pregão eletrônico, o tribunal determinou que o secretário executivo do Cimasp, Alexandre Augusto Ramos, e a pregoeira Luciana Cristina Ribeiro encaminhem, no prazo de 5 dias, o inteiro teor das fases interna e externa do processo licitatório.

RIBEIRÃO DAS NEVES DÁ INÍCIO À SEGUNDA ETAPA DO PROGRAMA "LUZES EM JOGO"

Iluminação pública de 12 campos de três regiões da cidade será modernizada

Com a proposta de democratizar, ampliar as oportunidades e estimular o esporte em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o prefeito municipal, Junynho Martins, assinou recentemente a ordem de serviço da segunda etapa do programa ‘Luzes em Jogo’.

Com isso, a IP Minas, consórcio responsável pela iluminação da cidade, formado pelas empresas Quantum e Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, dará início a mais uma série de obras e troca de lâmpadas para iluminar mais 12 campos nas 3 regiões da cidade. O primeiro a passar pelo processo de modernização será o do Pedra Branca, um dos bairros mais antigos do município.

“Além da qualidade de vida para os moradores, o projeto busca investir em economia. Ou seja, com a utilização da tecnologia LED, o município ganha em luminosidade e pode reduzir em até 60% o consumo da cidade, o que reflete diretamente na redução dos gastos públicos”, avalia Júlio Neves, gerente da IP Minas.

Na primeira rodada, 17 espaços já foram revitalizados e a população passou a aproveitar os locais à noite para a prática de esportes. Esses campos, localizados nos bairros e comunidades, acolhem os atletas amadores e várias crianças, que contam com o apoio de pessoas dedicadas a treiná-las, proporcionando opções de lazer.

CAMPANHA JUNHO VERMELHO E AMARELO BATE NOVO RECORDE DE MOBILIZAÇÃO EM LAVRAS


Depois de um mês de grandes mobilizações em universidades, escolas e empresas de Lavras, uma ação comunitária na Praça Augusto Silva, no Centro de Lavras, encerrou o mês de conscientização na cidade sobre a importância da doação de sangue e medula óssea, o Junho Vermelho e Amarelo.

O evento contou a participação da Secretaria Municipal de Saúde, o curso de Enfermagem do Unilavras, o Tiro de Guerra de Lavras, equipe do Posto Avançado de Coleta Externa (PACE), e a Banda de Música da 6ª Região da Polícia Militar.

Além de diversos exames de saúde gratuito, a população recebeu orientações e informações sobre como é possível doar sangue e se cadastrar com potencial doador de medula óssea. O Junho Vermelho só é possível graças a Lei Miguel, que aprovamos em 2018.

Para o vereador Antônio Claret dos Santos (Coronel Claret), que é autor da Lei Miguel de incentivo a doação, juntamente com então vereadora à época Cristaine Leite, o Junho Vermelho e Amarelo vem ganhando cada vez mais apoio e receptividade por parte da população lavrense no tocante a doação de sangue e médula óssea.

De lá para cá ampliou-se a quantidade de coleta semanal de sangue de um para dois dias e consequentemente o número de doadores voluntários. Neste mês de junho foram mais de 240 doações de sangue e 960 pessoas que poderão ser ajudadas. Outras 30 pessoas entraram para o cadastro internacional de doadores de medula óssea.