terça-feira, 21 de maio de 2019

GLOSSÁRIO LANÇADO POR PROFESSOR DA UNIFAL-MG TRAZ MAIS DE 700 VERBETES SOBRE O UNIVERSO CERVEJEIRO


O eBook “Glossário cervejeiro: da cultura à ciência”, livro que apresenta mais de 700 verbetes relacionados ao universo das cervejas, foi desenvolvido e lançado recentemente pelo professor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Gabriel Gerber Hornink, e pelo mestre cervejeiro Gabriel Galembeck. 

A proposta para escrever um glossário surgiu em 2017, durante a disciplina eletiva “Ciência da Cerveja”, elaborada a partir dos conhecimentos de Bioquímica que fundamentam o processo de produção de cervejas.

A organização da disciplina, ofertada para os discentes dos cursos de Biologia, Química, Biotecnologia, Farmácia e Nutrição, contou com o apoio da ex-aluna do doutorado em Ciências Fisiológicas da UNIFAL-MG, Kamila Leite Rodrigues, cuja tese resultou na produção de uma cerveja a partir de grãos de kefir, alimento probiótico e funcional com características anti-inflamatórias. 

A pesquisadora trouxe contribuições sobre a prática do trabalho em uma microcervejaria, visto que atualmente possui uma cervejaria artesanal em Paraguaçu-MG.

Nas aulas, os alunos descobrem os fundamentos da produção cervejeira e, também, elaboram uma simulação de produção, na qual precisam criar os nomes das cervejarias, da cerveja, o rótulo e a receita, bem como analisar o fluxo de produção, os custos e as questões ambientais. 

De acordo com o professor Gabriel Hornink, as atividades têm sido produtivas: “tenho conhecimento de alunas/os que fizeram a disciplina e que estão produzindo cerveja em casa, inclusive uma aluna da Química está com um empreendimento próprio de produção de cerveja em Itaocara-RJ”, relata, citando a discente Bianca Soares Vitto.

Após perceber a dificuldade enfrentada pelos alunos para encontrar informações sobre o universo cervejeiro, o professor teve a ideia de elaborar um livro com os principais conteúdos da área. 

“Muitos dos materiais específicos sobre o assunto são em inglês, o que gera um problema de acesso. Com isso, comecei a sistematizar os verbetes, a partir das aulas que foram montadas para a disciplina, e a aprofundar os estudos, tanto para o glossário como para a segunda edição da disciplina”, afirma o professor Gabriel Hornink.

Para consolidar o projeto, o docente contou com a ajuda do técnico-administrativo em educação, Vitor Renato Alves de Brito, e do professor do departamento de Bioquímica da UNIFAL-MG, Eduardo de Figueiredo Peloso. Já o mestre cervejeiro e engenheiro de alimentos Gabriel Galembeck foi convidado para revisar e aprimorar os verbetes, assumindo o papel de coautor da obra.

Sobre o resultado do trabalho, o professor Gabriel Hornink finaliza: “essa história mostra um pouco de como as iniciativas dos docentes podem transpassar pelo ensino, pesquisa e extensão, trazendo ótimos resultados para a formação dos estudantes e para a comunidade, ressaltando a importância e impacto da universidade pública no Brasil”.

Nesta edição, o glossário é composto por 712 verbetes e contém uma síntese esquemática do processo cervejeiro.

Acesse o livro, que está disponível para download em pdf ou ePub, no link: https://www.unifal-mg.edu.br/lme/cienciadacerveja/

Projeto de extensão
Para ampliar a discussão sobre o universo cervejeiro, um projeto de extensão será realizado com o apoio do técnico-administrativo em educação do departamento de Bioquímica da Universidade, George Augusto Veloso de Oliveira, que também é pesquisador da área. 

A proposta é que as atividades tenham início ainda este ano e contem com fóruns de discussão online, minicursos presenciais e lives no youtube.

com Milena Favalli Simão - da assessoria da UNIFAL-MG

UFLA AVANÇA NA TRANSPARÊNCIA COM O LANÇAMENTO DO PORTAL DE DADOS ABERTOS


A Universidade Federal de Lavras (UFLA) avança na transparência institucional com o lançamento do Portal de Dados Abertos. A plataforma, disponível no endereço https://dados.ufla.br/, possibilita a consulta a dados e informações institucionais de interesse público, para finalidades de gestão, controle social, pesquisa, dentre outras. Qualquer cidadão pode ter acesso à ferramenta e fazer o download do conjunto de dados abertos que desejar.

Três características são fundamentais para definir dados abertos: a apresentação em estado bruto; a possibilidade de processamento desses dados (formação de agrupamentos, aplicação de filtros etc) e sua apresentação em um formato intercambiável, isto é, que permita o cruzamento com outros dados.

Nesta fase de lançamento do portal, é possível ter acesso a dados como: aprovados no Sisu e no PAS, com pontuação e tipo de cota; projetos de extensão cadastrados e vigentes na UFLA; estudantes contemplados com bolsas institucionais; servidores pertencentes ao quadro permanente da instituição; portfólio de patentes cadastradas no currículo Lattes. Em todos, é preservado o sigilo dos dados pessoais dos cidadãos.

“Esses são apenas os primeiros conjuntos de dados; outros serão disponibilizados de acordo com um cronograma previamente estabelecido. Na fase atual, concluímos também a definição do arcabouço tecnológico, que envolveu toda a equipe do setor e seguiu parâmetros nacionais e internacionais”, explica o diretor de Gestão e Tecnologia da Informação (DGTI), Erasmo Evangelista de Oliveira

Novos dados serão disponibilizados entre agosto e dezembro deste ano. Nesse período, está prevista a publicação de informações como: demonstrativo do orçamento geral e das despesas gerais da instituição; relatório de processos licitatórios instruídos pela UFLA; lista de alunos ativos, com matrícula trancada e inativos.

O assessor de Governança e Gestão da UFLA, Adriano Higino Freire, destaca que o Portal de Dados Abertos é mais uma opção de participação social fundamental para a Governança Pública, permitindo o controle, a fiscalização e a avaliação dos atos governamentais. “A disponibilização de dados abertos contribui para ampliar a eficiência na prestação do serviço público, colocando à disposição da sociedade mais uma opção de Transparência Ativa, em que a UFLA se antecipa e torna públicas as informações, independentemente de requerimento.”

O novo portal está integrado à infraestrutura nacional de dados abertos. Os conjuntos de dados disponibilizados pela Universidade também podem ser acessados no endereço http://dados.gov.br/, que reúne informações de outras instituições públicas. A abertura dos dados segue as diretrizes da Lei de Acesso à Informação, que regula o acesso a dados e informações detidas pelo governo.

LEI PREVÊ GPS EM AMBULÂNCIAS E VIATURAS

Depois de ter seu veto derrubado na Assembleia de Minas, governador publica a norma

A Lei 23.303, que determina que os veículos destinados ao serviço de segurança e saúde públicas do Estado sejam equipados com dispositivo que permita sua geolocalização (GPS), foi publicada no Diário Oficial do Estado do último sábado, 18. O governador Romeu Zema (Novo) sancionou a norma depois de ter seu veto derrubado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O texto tramitou na Casa Legislativa como o Projeto de Lei (PL) 523/15, de autoria do deputado Celinho Sintrocel (PCdoB), mas, depois de aprovado pelos parlamentares, foi vetado integralmente pelo governador. A justificativa é de que o Estado está em crise fiscal e não poderia arcar com os custos da proposta.

Na última semana, porém, os parlamentares derrubaram o veto do governador sob a argumentação de que a medida está vinculada à existência de dotação orçamentária.

Houve também quem lembrou que o programa eleitoral do atual governador continha essa proposta. Outra razão apresentada para a rejeição do veto é que a instalação de GPS nos veículos pode gerar economia a médio prazo, já que o equipamento gera descontos nos seguros.

LIVRO SOBRE CATEDRAL É LANÇADO COM APOIO DA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA EM POUSO ALEGRE


O livro “Catedral de Pouso Alegre: Espaço de Fé e Sociabilidade”, do historiador Fernando Henrique do Vale foi lançado oficialmente no último dia 15, durante cerimônia realizada no Auditório José Saponara (antigo Fórum) e traz um relato histórico da igreja que se tornou um dos mais importantes símbolos religiosos de Pouso Alegre, no Sul de Minas. 


A edição da obra contou com apoio financeiro da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Pouso Alegre, viabilizada através de projeto aprovado pela Superintendência Municipal de Cultura.

O livro visa resgatar as memórias da Catedral do Senhor Bom Jesus, patrimônio histórico e religioso, templo de amor e fé, não só de Pouso Alegre, mas de todas as cidades que integram a Arquidiocese local, que reúne 46 cidades do Sul de Minas e 68 paróquias.

As memórias estas presentes na construção de pedra, por todos aqueles que passam pela região central da cidade, ou na construção da fé, desde o batismo até os últimos momentos de vida. 

Do pequeno orago do Arraial à Igreja Matriz de taipas, que anos mais tarde, com a criação da Diocese se torna Catedral, ao grande sonho do bispo Dom Octávio Chagas de Miranda, que com a ajuda da população local e diocesana, por quase 40 anos de trabalhos e obras, fez surgir o majestoso templo que em nossos dias pode ser contemplado por todos.

VIA VAREJO INAUGURA CINCO NOVAS LOJAS COMPACTAS EM MINAS GERAIS ATÉ O FINAL DO ANO

Novidade no estado, as lojas Compactas já existem no interior de São Paulo e do Mato Grosso do Sul

Em meio a um processo nacional de implantação de novas lojas em formatos otimizados, a Via Varejo, empresa que administra as marcas Casas Bahia e Pontofrio, prepara o lançamento de cinco novas lojas em Minas Gerais nos próximos meses. A primeira inauguração acontece na cidade de Ouro Fino, no Sul de Minas, hoje, terça-feira, 21.

As lojas serão no formato Compacto, com metragem entre 50 m² e 150 m², pensadas especialmente para instalação em cidades com cerca de até 70 mil habitantes, e todas da marca Casas Bahia. O diferencial das lojas Compactas em relação às convencionais é a possibilidade de ter, em um espaço reduzido, a mesma qualidade de serviços e disponibilidade de mercadorias, uma vez que há integração direta com o sistema de compras online da rede.

Essas unidades, que serão “de rua”, vão expor fisicamente os produtos mais vendidos nas categorias eletroportáteis, linha branca, celulares, TVs e notebooks, mas os consumidores ainda poderão comprar todos os itens comercializados pelo e-commerce da marca, com direito a todos os serviços já tradicionais da Casas Bahia: carnês, cartões próprios, garantia estendida, multi assistência e seguros. 

Serão também unidades aptas para o Retira Rápido, que permite que uma compra realizada pela internet seja retirada na própria loja ou demais pontos credenciados, agilizando ainda mais o acesso do consumidor ao produto adquirido.

As cinco novas lojas mineiras serão inauguradas em cidades que ainda não contam com a presença física da marca, o que faz parte do plano de capilarização da Via Varejo para a rede, possibilitado pela implantação dos novos formatos de loja física, que além das Compactas abrangem os modelos Smart, Quiosque e Digital.

Novos formatos de lojas
Smart: novo padrão de lojas da Casas Bahia e Pontofrio, o formato Smart possui, em média, tamanho entre 350 e 800 m². É um modelo inovador que privilegia a integração do ambiente físico e online, e um modelo de atendimento que cria uma melhor experiência para os clientes. Em operação desde novembro 2017, este modelo deve chegar a marca de 78 lojas até o fim de 2018.

Quiosques: em operação desde abril deste ano, os quiosques possuem tamanho entre 9m² e 25 m² e visam criar mais pontos de interação com o cliente que transita pelos empreendimentos comerciais e varejos. Outra possibilidade é saturar presença em lugares com potencial de mercado e que já contam com lojas Casas Bahia ou Pontofrio. Uma das vantagens para os clientes é a agilidade da compra.

Digital: inaugurado em janeiro de 2018, no Shopping Vila Olímpia em São Paulo (SP), esta é a loja mais moderna do varejo de eletroeletrônicos do Brasil. Nela o cliente encontra total integração omnicanal. Entre os aspectos, destacam-se: Realidade Virtual, Vitrine Digital em Tamanho Real, Prateleira Digital de Eletroportáteis, Totens Digitais, Câmeras com Sensores de Nível de Satisfação. Este também é formato laboratório da Via Varejo, no qual as melhores experiências serão replicadas para outras unidades, como o que acontecerá com o formato Compacto.