terça-feira, 21 de maio de 2019

UFLA AVANÇA NA TRANSPARÊNCIA COM O LANÇAMENTO DO PORTAL DE DADOS ABERTOS


A Universidade Federal de Lavras (UFLA) avança na transparência institucional com o lançamento do Portal de Dados Abertos. A plataforma, disponível no endereço https://dados.ufla.br/, possibilita a consulta a dados e informações institucionais de interesse público, para finalidades de gestão, controle social, pesquisa, dentre outras. Qualquer cidadão pode ter acesso à ferramenta e fazer o download do conjunto de dados abertos que desejar.

Três características são fundamentais para definir dados abertos: a apresentação em estado bruto; a possibilidade de processamento desses dados (formação de agrupamentos, aplicação de filtros etc) e sua apresentação em um formato intercambiável, isto é, que permita o cruzamento com outros dados.

Nesta fase de lançamento do portal, é possível ter acesso a dados como: aprovados no Sisu e no PAS, com pontuação e tipo de cota; projetos de extensão cadastrados e vigentes na UFLA; estudantes contemplados com bolsas institucionais; servidores pertencentes ao quadro permanente da instituição; portfólio de patentes cadastradas no currículo Lattes. Em todos, é preservado o sigilo dos dados pessoais dos cidadãos.

“Esses são apenas os primeiros conjuntos de dados; outros serão disponibilizados de acordo com um cronograma previamente estabelecido. Na fase atual, concluímos também a definição do arcabouço tecnológico, que envolveu toda a equipe do setor e seguiu parâmetros nacionais e internacionais”, explica o diretor de Gestão e Tecnologia da Informação (DGTI), Erasmo Evangelista de Oliveira

Novos dados serão disponibilizados entre agosto e dezembro deste ano. Nesse período, está prevista a publicação de informações como: demonstrativo do orçamento geral e das despesas gerais da instituição; relatório de processos licitatórios instruídos pela UFLA; lista de alunos ativos, com matrícula trancada e inativos.

O assessor de Governança e Gestão da UFLA, Adriano Higino Freire, destaca que o Portal de Dados Abertos é mais uma opção de participação social fundamental para a Governança Pública, permitindo o controle, a fiscalização e a avaliação dos atos governamentais. “A disponibilização de dados abertos contribui para ampliar a eficiência na prestação do serviço público, colocando à disposição da sociedade mais uma opção de Transparência Ativa, em que a UFLA se antecipa e torna públicas as informações, independentemente de requerimento.”

O novo portal está integrado à infraestrutura nacional de dados abertos. Os conjuntos de dados disponibilizados pela Universidade também podem ser acessados no endereço http://dados.gov.br/, que reúne informações de outras instituições públicas. A abertura dos dados segue as diretrizes da Lei de Acesso à Informação, que regula o acesso a dados e informações detidas pelo governo.

Nenhum comentário: