sexta-feira, 6 de setembro de 2019

NOTA DA REDAÇÃO

Nos últimos dias as publicações do Blog O Corvo-Veloz tem sido liberadas apenas no final da tarde, em virtude de problemas de saúde do Editor-responsável. Salientamos que o banco de pautas, bem como o feedback de e-mails, estão sendo cuidadosamente - dentro das possibilidades e do menor curto espaço de tempo - apreciados, analisados e respondidos, com o zelo e a credibilidade de sempre.

Pedimos desculpas e a compreensão dos leitores, parceiros e colaboradores e informamos que a partir da próxima segunda-feira, 10, retornaremos com as publicações no horário convencional.

VERDE CAMPO CELEBRA 20 ANOS COMO REFERÊNCIA NACIONAL EM ALIMENTOS SAUDÁVEIS E NATURAIS

Empresa lavrense comemora sua trajetória de sucesso em festa no Gran Finalle
 Alessandro Rios se despede da presidência da empresa e segue no conselho

Há 20 anos, nascia em Lavras, no Sul de Minas, a Verde Campo. De lá pra cá, a empresa expandiu para todo País, produz mais de 60 produtos e processa 3,5 milhões de litros de leite por mês recebido de produtores da região. Para celebrar essa história, a empresa reuniu no último dia 31, os 650 responsáveis por esse sucesso: seus profissionais. 

A comemoração contou com muita música e um almoço especial no Espaço de Eventos Gran Finalle, em Lavras. Na ocasião, também foi feita uma homenagem a Alessandro Rios, um dos fundadores da empresa, que com emoção se despede da presidência. O engenheiro de alimentos segue no conselho da empresa.

História da companhia
Em 1999, empresa foi montada como consultoria para testar novas tecnologias na produção de alimentos, onde até então funcionava a fábrica de queijos Cobogó de Antonio de Carvalho, conhecido como seu Totonho. A tradição familiar foi combinada com tecnologia e pesquisa pelas mãos de Alessandro, primogênito de seu Totonho. 

Seu Totonho e Alessandro Rios

“Começamos pequenos e graças à paixão e comprometimento de todos os profissionais e de toda nossa cadeia de parceiros conseguimos oferecer produtos de altíssima qualidade, inovadores e que estão à mesa em todo País. Hoje, somos referência no setor de laticínios e em produtos saudáveis, só conseguimos isso porque nossas crenças sempre nos nortearam” – afirma Alessandro Rios.

A marca Verde Campo buscou um novo nicho para ingressar no mercado. Foi então, que a empresa levou às prateleiras os primeiros iogurtes diet e light do Brasil. Mas a virada de sua história se deu em 2011, com o lançamento da primeira linha sem lactose no Brasil – a LACFREE, que se tornou sinônimo de categoria. 

“Tínhamos uma linha de produtos únicos que nos abriu as portas nos varejos do País. E fizemos um planejamento estratégico para expandir nossa distribuição para o Brasil inteiro” – explica Rios.

Em 2016, com um faturamento cinco vezes maior em comparação ao ano de lançamento de LACFREE, a empresa inaugurou uma nova categoria: lácteos proteicos. A linha Natural Whey, que é hoje carro chefe da empresa, é composta por iogurtes e shakes com 60% a 70% de sua composição proteica vinda do whey, levando sabor e praticidade para quem busca uma dieta rica em proteína de rápida absorção.

Investimento em produtos naturais
Após ser referência entre os produtos funcionais, a Verde Campo pergunta-se como poderia fazer ainda melhor e manter sua perenidade. Decidiu revolucionar o mercado de lácteos e produzir apenas alimentos 100% naturais, retirando conservantes, corantes, aromas e espessantes artificiais. 

Mais do que um projeto, tratava-se de um compromisso com o consumidor, modificando todo o portfólio de iogurtes e queijos da Verde Campo e não apenas uma linha.

Em produtos perecíveis, como no caso de lácteos, o desafio de retirar conservantes é ainda maior. Foram cinco anos para a concretização do projeto, que envolveu toda a cadeia de produção, como pecuaristas e fornecedores de polpa e fermentos. 

Próximos desafios
A Verde Campo segue crescendo em um ritmo acelerado – de dois dígitos por ano. “O reconhecimento do propósito de nossa marca assegura que crises e diminuição de consumo da categoria não afetem nossas vendas” – conta Arlindo Curzi, novo CEO da Verde Campo, que participou do conselho da companhia desde o início e já atuou nas áreas Industrial, Comercial e estava à frente da Diretoria de inovação.

Arlindo Curzi e Alessandro Rios

Para manter sua expansão, o desafio é aumentar o reconhecimento da Verde Campo em todo o Brasil em torno do tema 100% natural. 

“Queremos levar a alimentação leve e natural para todas as casas. Saúde e nutrição não interessam apenas para quem está de dieta ou adota um estilo de vida fitness. É para quem quer cuidar de seu bem-estar diariamente e levar saúde à mesa de seus filhos e em todas as etapas da sua vida”.

IPAAM E UFLA REALIZAM TREINAMENTO PARA MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL NO AMAZONAS


O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), esteve, durante esta quarta-feira, 4, no Centro Multifuncional do município de Humaitá, cidade distante 590 quilômetros de Manaus), realizando um treinamento sobre o uso dos novos sistemas adotados pelo órgão, para dar celeridade aos serviços prestados.

De acordo com o técnico de suporte da universidade de Lavras, Daniel Soares, o objetivo da capacitação é treinar os servidores do Ipaam, lotados em Humaitá, a usar os novos sistemas utilizados pelo Instituto. 

“Esse treinamento está sendo realizado diretamente para os colaboradores do Ipaam, para que possam executar suas atividades de forma mais célere e com mais autonomia, favorecendo assim o processo de agilidade e definição de prazos”, disse.

Sistemas

Entrada Única – O sistema de Entrada Única mantém informações de pessoas físicas e jurídicas de todo o Estado. Esses registros são obtidos através de uma integração com a Rede Simples e a Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea). É possível também que pessoas físicas realizem seus cadastros diretamente no sistema.

Sistema de Emissão da Carteira de Pesca Amadora – Habilita os pescadores a praticarem pesca amadora, esportiva ou recreativa, no estado do Amazonas. Por meio de um processo totalmente automatizado, qualquer cidadão pode cadastrar, baixar o documento de pagamento e emitir a carteira de pesca.

Gestão de Demandas – Priorizando o atendimento às demandas internas e externas do Instituto, o sistema atende as solicitações de outros órgãos ou pessoas que tratam sobre a apresentação de denúncias, solicitações de relatórios, dentre outras solicitações de alguma diretoria ou gerência do Instituto, que atualmente ocorrem por meios de ofícios, e-mails, ligações telefônicas, entre outros.

Declaração de inexigibilidade – A declaração de inexigibilidade (DI) permite ao empreendedor a dispensa da Licença Ambiental, dependendo da atividade desenvolvida no seu empreendimento.

Daniel Soares ressaltou ainda que também serão ministradas capacitações nos municípios de Apuí (distante 453 quilômetros de Manaus) e Boca do Acre (distante 1.028 quilômetros de Manaus).

com assessoria

TIRADENTES REALIZA A V SEMANA DO TURISMO

O evento é gratuito e acontecerá de 16 a 27 de setembro

Em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro, a Prefeitura Municipal de Tiradentes realizará a V Semana do Turismo na cidade. A programação conta com workshops, mesas redondas e palestras gratuitas. Esta é mais uma ação da Prefeitura Municipal de Tiradentes, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

De acordo com o secretário municipal de Turismo e Cultura, Henrique Rohrmann, o objetivo do evento é capacitar e conscientizar sobre a importância do turismo para a cidade de Tiradentes. “Este ano, os cursos são voltados para o marketing e a gestão. Com a realização do evento, pretendemos capacitar os profissionais e continuar crescendo e melhorando o turismo em nossa cidade”, afirma.

Os cursos oferecidos são: Elaboração de drinks e coquetéis; Gestão de pessoas para otimização de resultados; Técnicas de vendas e negociação; Técnicas de congelamento de alimentos; Estratégia de marketing e vendas; Gestão financeira estratégica; Tendência em gestão de bares e restaurantes.

Todos os cursos são gratuitos, abertos a toda população. As inscrições já foram iniciadas e podem ser realizadas até o dia 16 de setembro. Inscrições e mais informações disponíveis no site da prefeitura www.tiradentes.mg.gov.br ou por meio do e-mail cmunicipaldeturismo@gmail.com

PELO QUINTO MÊS CONSECUTIVO ÍNDICE DA CESTA BÁSICA EM VARGINHA TEM QUEDA


Na nona pesquisa de 2019 o Índice da Cesta Básica de Varginha, no Sul de Minas, calculado pelo Departamento de Pesquisa do Grupo Unis em parceria com a Associação Comercial, Industrial Agropecuária e Serviços de Varginha (ACIV) teve uma diminuição de 3,56% entre agosto e setembro, atingindo assim cinco meses consecutivos de queda no índice.

De acordo com o responsável pela pesquisa, professor Pedro dos Santos Portugal, em 12 meses a cesta básica em Varginha teve aumento de 9,55% e nesse ano de 2019 o acumulado desse índice apresenta deflação de 5,76%. A pesquisa abrange 13 produtos componentes da cesta básica nacional de alimentos e a pesquisa de preços é realizada nos principais supermercados da cidade.

“A pesquisa verificou que neste mês de setembro o valor médio da cesta básica nacional de alimentos para o sustento de uma pessoa adulta em Varginha é de R$355,86, correspondendo a 38,76% do salário mínimo líquido. Dessa forma, o trabalhador que recebe um salário mínimo mensal precisa trabalhar 78 horas e 27 minutos por mês para adquirir essa cesta de alimentos”, explicou o Prof. Pedro.

Entre os meses de agosto e setembro, dos 13 produtos componentes da cesta básica pesquisada em Varginha, 7 apresentaram alta dos preços médios, são eles: Banana, Leite integral, Óleo de soja, Feijão carioquinha, Farinha de trigo, Manteiga e Arroz. Seis produtos apresentaram queda em seus preços médios, são eles: Tomate, Batata, Carne bovina, Pão francês, Café em pó e Açúcar.

“Nesse mês ficou mais perceptível a influência da oferta dos produtos na composição dos seus preços médios. Em menor magnitude cabe salientar que a demanda enfraquecida também influenciou nesse comportamento, colaborando para mais uma queda no índice geral de preços da cesta básica”, concluiu o professor Pedro Portugal.

A pesquisa completa pode ser acessada clicando aqui.