Pular para o conteúdo principal

VERDE CAMPO CELEBRA 20 ANOS COMO REFERÊNCIA NACIONAL EM ALIMENTOS SAUDÁVEIS E NATURAIS

Empresa lavrense comemora sua trajetória de sucesso em festa no Gran Finalle
 Alessandro Rios se despede da presidência da empresa e segue no conselho

Há 20 anos, nascia em Lavras, no Sul de Minas, a Verde Campo. De lá pra cá, a empresa expandiu para todo País, produz mais de 60 produtos e processa 3,5 milhões de litros de leite por mês recebido de produtores da região. Para celebrar essa história, a empresa reuniu no último dia 31, os 650 responsáveis por esse sucesso: seus profissionais. 

A comemoração contou com muita música e um almoço especial no Espaço de Eventos Gran Finalle, em Lavras. Na ocasião, também foi feita uma homenagem a Alessandro Rios, um dos fundadores da empresa, que com emoção se despede da presidência. O engenheiro de alimentos segue no conselho da empresa.

História da companhia
Em 1999, empresa foi montada como consultoria para testar novas tecnologias na produção de alimentos, onde até então funcionava a fábrica de queijos Cobogó de Antonio de Carvalho, conhecido como seu Totonho. A tradição familiar foi combinada com tecnologia e pesquisa pelas mãos de Alessandro, primogênito de seu Totonho. 

Seu Totonho e Alessandro Rios

“Começamos pequenos e graças à paixão e comprometimento de todos os profissionais e de toda nossa cadeia de parceiros conseguimos oferecer produtos de altíssima qualidade, inovadores e que estão à mesa em todo País. Hoje, somos referência no setor de laticínios e em produtos saudáveis, só conseguimos isso porque nossas crenças sempre nos nortearam” – afirma Alessandro Rios.

A marca Verde Campo buscou um novo nicho para ingressar no mercado. Foi então, que a empresa levou às prateleiras os primeiros iogurtes diet e light do Brasil. Mas a virada de sua história se deu em 2011, com o lançamento da primeira linha sem lactose no Brasil – a LACFREE, que se tornou sinônimo de categoria. 

“Tínhamos uma linha de produtos únicos que nos abriu as portas nos varejos do País. E fizemos um planejamento estratégico para expandir nossa distribuição para o Brasil inteiro” – explica Rios.

Em 2016, com um faturamento cinco vezes maior em comparação ao ano de lançamento de LACFREE, a empresa inaugurou uma nova categoria: lácteos proteicos. A linha Natural Whey, que é hoje carro chefe da empresa, é composta por iogurtes e shakes com 60% a 70% de sua composição proteica vinda do whey, levando sabor e praticidade para quem busca uma dieta rica em proteína de rápida absorção.

Investimento em produtos naturais
Após ser referência entre os produtos funcionais, a Verde Campo pergunta-se como poderia fazer ainda melhor e manter sua perenidade. Decidiu revolucionar o mercado de lácteos e produzir apenas alimentos 100% naturais, retirando conservantes, corantes, aromas e espessantes artificiais. 

Mais do que um projeto, tratava-se de um compromisso com o consumidor, modificando todo o portfólio de iogurtes e queijos da Verde Campo e não apenas uma linha.

Em produtos perecíveis, como no caso de lácteos, o desafio de retirar conservantes é ainda maior. Foram cinco anos para a concretização do projeto, que envolveu toda a cadeia de produção, como pecuaristas e fornecedores de polpa e fermentos. 

Próximos desafios
A Verde Campo segue crescendo em um ritmo acelerado – de dois dígitos por ano. “O reconhecimento do propósito de nossa marca assegura que crises e diminuição de consumo da categoria não afetem nossas vendas” – conta Arlindo Curzi, novo CEO da Verde Campo, que participou do conselho da companhia desde o início e já atuou nas áreas Industrial, Comercial e estava à frente da Diretoria de inovação.

Arlindo Curzi e Alessandro Rios

Para manter sua expansão, o desafio é aumentar o reconhecimento da Verde Campo em todo o Brasil em torno do tema 100% natural. 

“Queremos levar a alimentação leve e natural para todas as casas. Saúde e nutrição não interessam apenas para quem está de dieta ou adota um estilo de vida fitness. É para quem quer cuidar de seu bem-estar diariamente e levar saúde à mesa de seus filhos e em todas as etapas da sua vida”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...