sexta-feira, 6 de setembro de 2019

VERDE CAMPO CELEBRA 20 ANOS COMO REFERÊNCIA NACIONAL EM ALIMENTOS SAUDÁVEIS E NATURAIS

Empresa lavrense comemora sua trajetória de sucesso em festa no Gran Finalle
 Alessandro Rios se despede da presidência da empresa e segue no conselho

Há 20 anos, nascia em Lavras, no Sul de Minas, a Verde Campo. De lá pra cá, a empresa expandiu para todo País, produz mais de 60 produtos e processa 3,5 milhões de litros de leite por mês recebido de produtores da região. Para celebrar essa história, a empresa reuniu no último dia 31, os 650 responsáveis por esse sucesso: seus profissionais. 

A comemoração contou com muita música e um almoço especial no Espaço de Eventos Gran Finalle, em Lavras. Na ocasião, também foi feita uma homenagem a Alessandro Rios, um dos fundadores da empresa, que com emoção se despede da presidência. O engenheiro de alimentos segue no conselho da empresa.

História da companhia
Em 1999, empresa foi montada como consultoria para testar novas tecnologias na produção de alimentos, onde até então funcionava a fábrica de queijos Cobogó de Antonio de Carvalho, conhecido como seu Totonho. A tradição familiar foi combinada com tecnologia e pesquisa pelas mãos de Alessandro, primogênito de seu Totonho. 

Seu Totonho e Alessandro Rios

“Começamos pequenos e graças à paixão e comprometimento de todos os profissionais e de toda nossa cadeia de parceiros conseguimos oferecer produtos de altíssima qualidade, inovadores e que estão à mesa em todo País. Hoje, somos referência no setor de laticínios e em produtos saudáveis, só conseguimos isso porque nossas crenças sempre nos nortearam” – afirma Alessandro Rios.

A marca Verde Campo buscou um novo nicho para ingressar no mercado. Foi então, que a empresa levou às prateleiras os primeiros iogurtes diet e light do Brasil. Mas a virada de sua história se deu em 2011, com o lançamento da primeira linha sem lactose no Brasil – a LACFREE, que se tornou sinônimo de categoria. 

“Tínhamos uma linha de produtos únicos que nos abriu as portas nos varejos do País. E fizemos um planejamento estratégico para expandir nossa distribuição para o Brasil inteiro” – explica Rios.

Em 2016, com um faturamento cinco vezes maior em comparação ao ano de lançamento de LACFREE, a empresa inaugurou uma nova categoria: lácteos proteicos. A linha Natural Whey, que é hoje carro chefe da empresa, é composta por iogurtes e shakes com 60% a 70% de sua composição proteica vinda do whey, levando sabor e praticidade para quem busca uma dieta rica em proteína de rápida absorção.

Investimento em produtos naturais
Após ser referência entre os produtos funcionais, a Verde Campo pergunta-se como poderia fazer ainda melhor e manter sua perenidade. Decidiu revolucionar o mercado de lácteos e produzir apenas alimentos 100% naturais, retirando conservantes, corantes, aromas e espessantes artificiais. 

Mais do que um projeto, tratava-se de um compromisso com o consumidor, modificando todo o portfólio de iogurtes e queijos da Verde Campo e não apenas uma linha.

Em produtos perecíveis, como no caso de lácteos, o desafio de retirar conservantes é ainda maior. Foram cinco anos para a concretização do projeto, que envolveu toda a cadeia de produção, como pecuaristas e fornecedores de polpa e fermentos. 

Próximos desafios
A Verde Campo segue crescendo em um ritmo acelerado – de dois dígitos por ano. “O reconhecimento do propósito de nossa marca assegura que crises e diminuição de consumo da categoria não afetem nossas vendas” – conta Arlindo Curzi, novo CEO da Verde Campo, que participou do conselho da companhia desde o início e já atuou nas áreas Industrial, Comercial e estava à frente da Diretoria de inovação.

Arlindo Curzi e Alessandro Rios

Para manter sua expansão, o desafio é aumentar o reconhecimento da Verde Campo em todo o Brasil em torno do tema 100% natural. 

“Queremos levar a alimentação leve e natural para todas as casas. Saúde e nutrição não interessam apenas para quem está de dieta ou adota um estilo de vida fitness. É para quem quer cuidar de seu bem-estar diariamente e levar saúde à mesa de seus filhos e em todas as etapas da sua vida”.

Nenhum comentário: